Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá O mais antigo sindicato do Grande ABC, com 92 anos, nosso Sindicato vem construindo sua história com muita luta e grandes conquistas! Os exemplos são muitos.

Mais antigo sindicato do Grande ABC, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá tem sua história inserida nas grandes questões nacionais, além de pioneirismo em lutas que depois se tornaram bandeiras do movimento sindical brasileiro, a exemplo da mobilização pela jornada de 40 horas, iniciada aqui ainda no início dos anos 80. Com 87 anos, o Sindicato sempre teve atuação ativa em movimentos

políticos e sociais que mudaram definitivamente os rumos do Brasil. Nos anos 40, foi a campanha “O petróleo é nosso”. Com a ditadura militar em 1964, a atuação de seus dirigentes e militantes pela redemocratização do país foi intensa. Não por acaso, o Sindicato sofreu várias intervenções e muitos de seus dirigentes foram presos e torturados. O saudoso Marcos Andreotti foi o primeiro presidente. Depois, ainda no período pré-ditadura militar, vieram lideranças como Philadelpho Braz, Antônio C. Lindolpho, Licinio Cabelo, Ernesto Corraini, Atílio Bertoqui, Antonio E. de Souza e Etore Cataruzzi. Da fase da luta contra a ditadura militar para cá, o Sindicato viu nascer lideranças como José Cicote, Miguel Rupp, João Avamileno, Cícero Martinha, o atual presidente, e outros tantos que fazem parte da diretoria. E é com a energia emanada dos 81 anos de luta do Sindicato que a nova diretoria assume com o compromisso de focar suas ações nos quatro itens apontados pela categoria como prioridade:
- Jornada de 40 horas sem redução salarial;
- Plano de cargos e salários;
- Fortalecimento das campanhas da PLR;
- Formação profissional e política dos trabalhadores

Santo André se prepara para celebrar a palavra, a imaginação e o conhecimento. Nos dias da Feira Literária de Santo Andr...
07/11/2025

Santo André se prepara para celebrar a palavra, a imaginação e o conhecimento.

Nos dias da Feira Literária de Santo André (FELISA), a nossa cidade abre as portas para autores e autoras da região, para a cultura popular, para a troca viva entre quem escreve e quem lê.

E o nosso Sindicato, aproveita a divulgação do evento, para reafirmar que fortalecer a cultura é fortalecer o trabalhador, a escola pública, a democracia e o amanhã que sonhamos coletivamente.

Anote aí!

FELISA — Feira Literária de Santo André
Rua Xavier de Toledo, 268 — Centro, Santo André
Entrada gratuita.

07/11/2025

💪 Em assembleia realizada hoje com os trabalhadores da Paranapanema, foi aprovado o Estado de Greve! A decisão reforça a união da categoria na luta pela Campanha Salarial e contra diversas situações que vêm ocorrendo dentro da empresa.

✊ Unidos somos mais fortes — nenhum direito a menos!

O nosso diretor tesoureiro Rafael Loyola comenta as notícias da categoria e da classe trabalhadora, no jornal da Eco TV,...
06/11/2025

O nosso diretor tesoureiro Rafael Loyola comenta as notícias da categoria e da classe trabalhadora, no jornal da Eco TV, nesta quinta-feira (6), às 18h30.

, canal 8 da Vivo (990 na Vivo para São Paulo); canal 9 da Claro/NET na região do ABC, além da transmissão pelo site e canal do youtube: ecotvabc.





Histórico! 🇧🇷 O Senado aprovou, por unanimidade, o projeto do presidente  que amplia a faixa de isenção do Imposto de Re...
06/11/2025

Histórico! 🇧🇷 O Senado aprovou, por unanimidade, o projeto do presidente que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. Uma conquista que vai fortalecer o poder de compra e garantir mais dignidade para trabalhadores e trabalhadoras em todo o país.

A partir de janeiro de 2026, milhões de brasileiros deixarão de pagar Imposto de Renda, enquanto quem ganha mais de R$ 600 mil por ano passará a contribuir de forma justa com uma alíquota progressiva.

É o Brasil voltando a olhar para o povo. É governo que cuida de gente. ✊🇧🇷

  Confira a mensagem do nosso presidente Adilson Sapão no jornal desta semana: HORA DA PRESSÃO NAS EMPRESAS QUE NÃO NEGO...
06/11/2025

Confira a mensagem do nosso presidente Adilson Sapão no jornal desta semana:

HORA DA PRESSÃO NAS EMPRESAS QUE NÃO NEGOCIAM

Mais uma vez, a Campanha Salarial mostrou a força que vem da nossa união e da nossa disposição de luta. Em assembleia realizada na sede do Sindicato, em Santo André, a categoria aprovou a proposta negociada entre a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e os grupos patronais, com participação firme dos sindicatos filiados à Federação.

Foi um acordo construído com diálogo, resistência e muito suor — e que garante aumento real de salário, reposição integral da inflação e a renovação da nossa Convenção Coletiva. Esse acordo não é só um papel assinado. É a prova viva de que a luta organizada dá resultado! Até o fechamento desta edição, além do SINDIPEÇAS — cujo acordo serve de referência para os demais grupos e para as negociações diretas por empresa — também já assinaram o SIMAFRE e o SINAFER.

Mas a luta não acaba aqui, companheiros e companheiras. Agora é hora de pressão nas empresas que ainda não negociaram! Tem patrão tentando enrolar, empurrar com a barriga o que já é direito. E pra esses, o recado é claro: ninguém f**a pra trás, o acordo tem que valer pra todos!

Por isso, é essencial que os trabalhadores e trabalhadoras dessas empresas procurem a diretoria e a assessoria do Sindicato. Vamos juntos fortalecer a mobilização no chão de fábrica, porque só com união, coragem e organização coletiva é que a gente transforma o que está no papel em realidade.

A história do nosso Sindicato é feita de lutas, conquistas e resistência. E a cada campanha, a categoria mostra que sabe o valor da união. Os aumentos e avanços que conquistamos nos últimos anos não foram vitória só dos metalúrgicos, mas de toda a região do ABC. Quando o trabalhador conquista, o comércio vende mais, a produção cresce e o país respira.

A nossa força está na mobilização. E quando Sindicato e trabalhadores caminham juntos, não tem patrão que segure. A mensagem está mais do que clara: quem não negocia, vai sentir a pressão.

Leia o nosso jornal na bio. Edição destaca a aprovação da Campanha Salarial em Assembleia Geral realizada na sede do Sin...
05/11/2025

Leia o nosso jornal na bio. Edição destaca a aprovação da Campanha Salarial em Assembleia Geral realizada na sede do Sindicato, em Santo André, na última sexta-feira.

E mais:

Adilson Sapão: “Hora da pressão nas empresas que não negociam por grupos”

Trabalhadores na Waltermic, Fauzi / Fidelis e 2AJ aprovaram propostas de PLR em Assembleias

Desemprego cai a 5,6%, mínima histórica, no trimesre até setembro

📲 Acesse agora o jornal pelo link na bio e compartilhe!

A nossa diretora Ilca Almeida comenta as notícias da categoria e da classe trabalhadora, no jornal da Eco TV, nesta quin...
30/10/2025

A nossa diretora Ilca Almeida comenta as notícias da categoria e da classe trabalhadora, no jornal da Eco TV, nesta quinta-feira (30), às 18h30.

, canal 8 da Vivo (990 na Vivo para São Paulo); canal 9 da Claro/NET na região do ABC, além da transmissão pelo site e canal do youtube: ecotvabc.





O momento é de lutar por aumento real, reposição das perdas salarias e pela renovação das cláusulas sociais da Convenção...
30/10/2025

O momento é de lutar por aumento real, reposição das perdas salarias e pela renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva.

Por isso, nesta sexta-feira, às 15h, a sede do Sindicato, em Santo, será o ponto de encontro de trabalhadores e trabalhadoras que, agora, se reúnem em Assembleia-Geral para decidir os próximos passos da Campanha Salarial 2025.

Não há atalhos. Sem lutas não há conquistas. Se queremos conquistar, precisamos participar. Se desejamos respeito, temos que mostrar força.

 Confira a mensagem do nosso presidente Adilson Sapão no editorial do jornal desta semana:CAMPANHA SALARIAL: LUTAR PARA ...
29/10/2025


Confira a mensagem do nosso presidente Adilson Sapão no editorial do jornal desta semana:

CAMPANHA SALARIAL: LUTAR PARA CONQUISTAR MELHORIAS

A Campanha Salarial entra em sua reta decisiva. Mais uma vez, os metalúrgicos e as metalúrgicas se levantam para exigir o que é de direito: uma parte justa da riqueza que ajudamos a produzir com nosso suor e dedicação. É agora que se prova a força da categoria, a união e a certeza de que nenhuma conquista cai do céu — todas são fruto da luta organizada.

A Campanha Salarial vai muito além dos números. É um ato político e coletivo, momento de reafirmar direitos e garantir avanços. Enquanto os patrões contam lucros, nós contamos o preço do arroz, do gás e da passagem. Cada reajuste, cláusula social e linha da Convenção Coletiva é resultado direto da mobilização e da força do Sindicato que nos representa.

Lutar é um verbo que carrega dignidade. Quando o Sindicato se senta à mesa, leva as histórias de quem acorda cedo, enfrenta metas e transforma esforço em produção. Leva a voz de quem resiste ao arrocho, defende o emprego e sonha com um país mais justo. Essa é a essência da Campanha Salarial: valorização do trabalho e justiça social.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Nenhum patrão teme um trabalhador isolado, mas todos recuam diante de uma categoria unida. A união entre Sindicato e trabalhadores é o que move as engrenagens da mudança. É essa força coletiva que garante aumento de salário, manutenção de direitos e condições mais dignas.

Uma Campanha vitoriosa nasce das ruas, assembleias e da participação ativa de cada companheiro e companheira. Cada gesto de apoio fortalece nossa luta.

Não há atalhos: se queremos conquistar, precisamos participar. Se desejamos respeito, temos que mostrar força. É na unidade que mora a esperança — e é nela que a classe trabalhadora reencontra seu poder.

Leia o nosso jornal na bio. Edição destaca a disposição de luta dos trabalhadores na Campanha Salarial, com Assembleia m...
29/10/2025

Leia o nosso jornal na bio. Edição destaca a disposição de luta dos trabalhadores na Campanha Salarial, com Assembleia marcada nesta sexta-feira, às 15h na sede do Sindicato, em Santo André.

E mais:

Sindicato nas fábricas: trabalhadores aprovando PLRs em assembleias

Colônia de Férias: sorteio para o final de ano.

Encontro de Lula e Trump marca início de acordos para tratar de tarifas

📲 Acesse agora o jornal pelo link na bio e compartilhe!

  Confira a mensagem do nosso presidente, Adilson Sapão, no editorial do jornal desta semana.O REAJUSTE NÃO CAI DO CÉU —...
24/10/2025

Confira a mensagem do nosso presidente, Adilson Sapão, no editorial do jornal desta semana.

O REAJUSTE NÃO CAI DO CÉU — ELE NASCE DA LUTA

Todo ano, quando chega o período da Campanha Salarial, é momento oportuno de rebater mentiras como: “O aumento vem de qualquer jeito”, “o patrão vai dar o reajuste”, “o Sindicato não faz diferença”. Ora, a realidade — essa que se sente no bolso e no dia a dia — é outra: nenhum direito, nenhum aumento salarial cai do céu. Tudo é conquista. Tudo é fruto de luta.

Por trás de cada reajuste conquistado, há um processo que começa muito antes da assinatura de um acordo. São dias de reunião, de negociação tensa, de estudo de índices, de assembleias nas portas de fábrica. É o Sindicato na mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras que se organizam, que pressionam, que exigem respeito. É essa força coletiva que obriga o patrão a sentar à mesa e negociar

O Sindicato é a voz da categoria. É quem leva a reivindicação de cada um para o centro da disputa. E quando essa voz é forte ela incomoda e conquista. Assim é feita a história da classe trabalhadora: de avanços que nasceram da união, e de direitos que se mantiveram graças à resistência.

Não há reajuste automático

Sem o Sindicato, não há negociação. E sem negociação, o patrão fala sozinho — e decide sozinho o quanto vale o nosso trabalho. É por isso que a Campanha Salarial não é um simples ritual anual. É o momento em que a categoria mostra que está viva, consciente e disposta a defender o que é seu
Neste ano, mais uma vez, estamos diante do mesmo desafio: garantir valorização, recuperar perdas e manter direitos. O cenário pode mudar, o discurso do patrão pode variar, mas o princípio é o mesmo de sempre: só a luta coletiva faz o reajuste salarial acontecer

E enquanto houver trabalhadores dispostos a lutar, haverá Sindicato forte — e haverá futuro com dignidade. Como diz o lema: juntos somos mais fortes!

Leia o nosso jornal na bio. Edição destaca a luta e o papel do Sindicato na Campanha Salarial.Assembleia de Campanha Sal...
24/10/2025

Leia o nosso jornal na bio. Edição destaca a luta e o papel do Sindicato na Campanha Salarial.

Assembleia de Campanha Salarial na Jardim Sistemas marca disposição de luta dos trabalhadores.

Ferkoda: assembleia reforça importância da mobilização na Campanha Salarial; compensação de final de ano é aprovada

Lula em São Bernardo, governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares.

Sorteio: final de ano na Colônia de Férias na Praia Grande

Fique por dentro das lutas e de tudo que movimenta a categoria metalúrgica e a classe trabalhadora.

📲 Acesse agora o jornal pelo link na bio e compartilhe!

Endereço

Rua Gertrudes De Lima, 202, Centro
Santo André, SP
09020-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar