Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Atuamos em Santo Ângelo, RS, promovendo desenvolvimento urbano, sustentabilidade e qualidade de vida.

Um diálogo sobre o presente e o futuro do meio ambiente.No Dia Internacional do Meio Ambiente, Santo Ângelo promove um e...
01/06/2026

Um diálogo sobre o presente e o futuro do meio ambiente.

No Dia Internacional do Meio Ambiente, Santo Ângelo promove um encontro especial para debater os desafios ambientais e climáticos que impactam os municípios gaúchos e a vida de todos nós.

A programação contará com a palestra do geólogo Pablo Palma, que abordará o tema “A emergência climática e os desafios ambientais dos municípios gaúchos”, além da participação da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, trazendo experiências e orientações sobre prevenção, gestão de riscos e adaptação aos eventos climáticos extremos.

📝 Inscrições gratuitas até 04 de junho pelo QR Code.

Participe desse momento de reflexão, aprendizado e construção de soluções para um futuro mais sustentável. 🌱♻️

A Prefeitura de Santo Ângelo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, informa o novo...
29/05/2026

A Prefeitura de Santo Ângelo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, informa o novo cronograma de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos nas comunidades do interior, com datas remanejadas em razão das condições climáticas. 🌱

A ação busca garantir o descarte correto das embalagens, contribuindo para a preservação ambiental e para o cuidado com a saúde no meio rural.

♻️ A participação dos produtores é fundamental para fortalecer essa iniciativa.

Teve início nesta quinta-feira (28) a campanha Dia do Campo Limpo, promovida pela Prefeitura de Santo Ângelo, por meio d...
28/05/2026

Teve início nesta quinta-feira (28) a campanha Dia do Campo Limpo, promovida pela Prefeitura de Santo Ângelo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. 🌱🚜

🤝 A ação percorre comunidades do interior do município para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, com apoio do Ministério Público, Emater/RS-Ascar, Preservar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

No primeiro dia de campanha, as equipes passaram pela Atafona e Buriti. Já nesta sexta-feira (29), o recolhimento será realizado pela manhã na comunidade Três Sinos e à tarde na São Pedro.

Na próxima semana, serão feitas as coletas que foram transferidas em razão das condições climáticas:
📆 Segunda-feira (01/06)
8h30 às 10h: Cristo Rei
14h às 15h30: Restinga Seca

📆 Terça-feira (02/06)
8h30 às 10h: Rincão dos Mendes
14h às 15h30: Rincão dos Meotti

📆 Quarta-feira (03/06)
8h30 às 10h: Distrito Sossego
14h às 15h30: Santa Rita

A participação dos produtores rurais é fundamental para garantir o destino adequado das embalagens, proteger o meio ambiente e fortalecer o cuidado com a nossa comunidade. ♻️🌾

Realizamos nesta terça-feira (19) mais um mutirão entre a Semmadu, a RGE e empresas de telefonia, que resultou na retira...
21/05/2026

Realizamos nesta terça-feira (19) mais um mutirão entre a Semmadu, a RGE e empresas de telefonia, que resultou na retirada de mais 1m³ de cabos ociosos das nossas vias.

A ação segue com o objetivo de reduzir a poluição visual e garantir mais segurança para a população! ✅💪

📞 Para solicitar a retirada de cabos, entre em contato pela Ouvidoria Municipal ou pelo telefone da SEMMADU: (55) 3312-0129.

08/05/2026

Água na to****ra, mais dignidade para o interior! 💧
A Prefeitura de Santo Ângelo, através da Semmadu, concluiu a execução de uma nova rede de abastecimento de água entre a Colônia Municipal e o Distrito União.

Com cerca de 7km de extensão, a obra beneficia aproximadamente 50 moradores que enfrentavam problemas frequentes de desabastecimento e baixa pressão na rede.

🚰 A nova tubulação representa mais dignidade e melhores condições de vida às famílias da região! 🙌

As obras de pavimentação estão sendo concluídas na Rodovia Ângelo Dalla Piccola, no bairro Haller.Estão sendo asfaltados...
29/04/2026

As obras de pavimentação estão sendo concluídas na Rodovia Ângelo Dalla Piccola, no bairro Haller.

Estão sendo asfaltados cerca de 800 metros, garantindo mais segurança e melhor trafegabilidade para quem circula pela região.

O investimento total é de R$ 613.984,00 — sendo R$ 495 mil de emenda do deputado federal Ubiratan Sanderson e R$ 118.984,00 de contrapartida do Município.

A etapa de drenagem já foi concluída pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, garantindo durabilidade à obra.

Após o asfalto, será feita a sinalização viária do trecho. 🚦

10/04/2026

Mais uma ação conjunta entre as secretarias em prol da comunidade! 💪

Nessa sexta-feira (10), estivemos no Distrito da Buriti realizando um grande mutirão de limpeza, além de serviços de sinalização e troca de lâmpadas.

🤝 A iniciativa foi realizada pela Semmadu, com apoio da Secretaria de Saúde através da Vigilância Ambiental.

Mensalmente realizaremos essa ação em diferentes comunidades do interior, levando mais qualidade de vida e melhorias pra comunidade rural! 🌾🚜

01/04/2026

Realizamos, nesta quarta-feira (1º), a entrega do primeiro lote do projeto Cavalo de Lata aos catadores que aderiram à iniciativa.

Com capacidade de 1.500 litros, o equipamento foi pensado para atender às necessidades de quem depende da coleta de materiais recicláveis como fonte de renda, aliando inovação, sustentabilidade e respeito aos animais!

A ação integra a implementação da Lei Municipal nº 4.393/2021, que proibiu a circulação de veículos de tração animal, marcando um novo capítulo para o município! 👏

Além do Cavalo de Lata, as famílias contempladas receberam um aporte nutricional reforçado e passarão a ser acompanhadas mensalmente por assistentes sociais do Município.

Nosso agradecimento especial à Fasa, Escola Getúlio Vargas, Senasa e Lions Clube pela parceria no projeto! 🤝

A primeira edição de 2026 da campanha de coleta de lixo eletrônico resultou no recolhimento de 11.780 kg de equipamentos...
16/03/2026

A primeira edição de 2026 da campanha de coleta de lixo eletrônico resultou no recolhimento de 11.780 kg de equipamentos eletrônicos! 🔌♻️

A ação foi realizada em conjunto com a Natusomos, com apoio de diversas entidades locais: Fasa, URI, CDL, Acisa, Sindilojas, Senasa, Unimed, Corsan, Patram, Lions Club, 1º BCOM, Agir, IFFar, CNEC, Emater e Sindicato Rural.

O nosso muito obrigado a todos que participaram e contribuíram para um meio ambiente mais limpo e sustentável! 👏

📅 Outras edições da coleta já estão programadas para este ano: 13 de junho, 10 de outubro e 12 de dezembro, também na Praça Leônidas Ribas.

12/03/2026

Neste sábado, 14 de março, a comunidade terá mais uma oportunidade de dar o destino adequado a equipamentos eletrônicos que já não têm utilidade. 🔌♻️

📌 A Coleta de Lixo Eletrônico será realizada na Praça Leônidas Ribas, das 8h às 17h, incentivando práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

Vale lembrar que o descarte de eletrônicos também pode ser feito durante todo o ano na sede da Semmadu, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 270, que mantém um ponto permanente de recebimento desses materiais.

🤝 A ação é realizada em parceria com a empresa Natusomos e conta com o apoio de diversas entidades locais: Fasa, Uri, CDL, Acisa, Sindilojas, Senasa, Unimed, Corsan, Patram, Lions Club, 1º BCOM, Agir, IFFAR, CNEC, Emater e Sindicato Rural.

Participe e ajude a construir uma cidade mais consciente e sustentável! 🌱

Endereço

Avenida Getúlio Vargas, 270
Santo Ângelo, RS
98801-012

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:30 - 11:30
13:30 - 16:30
Terça-feira 08:30 - 11:30
13:30 - 16:30
Quarta-feira 08:30 - 11:30
13:30 - 16:30
Quinta-feira 08:30 - 11:30
13:30 - 16:30
Sexta-feira 08:30 - 11:30
13:30 - 16:30

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar