05/06/2026
Município encaminha para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei que concede reajuste salarial aos servidores municipais
O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Vando Ribeiro, promoveu nesta sexta-feira, 5, uma reunião com representantes do Poder Executivo e das entidades que representam os servidores municipais para esclarecer pontos do projeto de lei encaminhado pelo Executivo, que prevê a revisão geral anual da remuneração do funcionalismo público municipal.
A proposta encaminhada pelo Executivo autoriza a concessão de reajuste de 4,26% aos servidores municipais e fixa o novo valor do Padrão de Referência Municipal (PRM) em R$ 443,84. O índice beneficia servidores do Quadro Geral, Técnico-Científico, Nível Superior, professores, inativos, pensionistas, cargos em comissão, contratos emergenciais e o quadro em extinção dos auxiliares de ensino.
Durante a reunião, Vando Ribeiro demonstrou preocupação em esclarecer todos os aspectos do projeto antes de sua votação em plenário. Entre os questionamentos apresentados pelo presidente do Legislativo esteve o impacto financeiro da medida sobre a folha de pagamento do município.
A secretária de Gestão de Recursos Humanos, Leandra Copetti, explicou que o índice de 4,26% reajusta o PRM, referência vinculadas ao padrão municipal, ampliando os efeitos da revisão para além do vencimento básico dos servidores.
Segundo Vando Ribeiro, o objetivo da reunião foi garantir transparência e proporcionar aos vereadores informações detalhadas sobre a proposta antes da análise e votação do projeto pela Câmara Municipal.
O projeto segue em tramitação no Legislativo e deverá ser apreciado pelos vereadores nas próximas sessões.
Participaram do encontro a secretária municipal de Gestão de Recursos Humanos, Leandra Coppetti Leal, o assessor jurídico Luiz Antonio, a vereadora Rosani Stocker, presidente do Sindicato dos Professores e a presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, Marisa Carvalho.