10/05/2023
No dia 27 de Abril de 2023, a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Santarém, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representados pelo Dr. Samir Lauande, esteve presente no auditório Central da Unama Santarém para participar de uma mesa Redonda que debateu sobre o tema:*TEAs, Diagnóstico à Prevenção.
O evento, de inciativa da Casa Azul, foi elaborado em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo/Abril Azul e objetivou levar informações pontuais tendentes à promoção social das pessoas com TEA, além de discutir ferramentas para suplantar barreiras no tocante ao preconceito, discriminação e negativa de direitos.
A ONU estabeleceu o dia 2 de Abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, pontuando que, cada pessoa Autista deverá ser tratada com primazia de direitos dado ao padrão de restrições do viver social, sem interrupção das outras garantias como direito à cidadania, tratamento, trabalho e educação.
Na oportunidade, houve a exibição pela primeira vez do Hino Oficial da Casa Azul que eleva em estrofes inspirativas o trabalho da Casa Azul pela causa Autista.
Digno de nota foi o discurso do Mateus, autista, de 21 anos que, representando seus colegas, esclareceu pontos importantes sobre o autismo na visão de um autista, reclamando visibilidade, atenção, empatia, responsabilidade social e sobretudo respeito.