29/05/2026
Na tarde de ontem, 28 de maio, às 13h30, foi realizada na Câmara Municipal a Audiência Pública de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 1º Quadrimestre de 2026, compreendendo os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A audiência foi conduzida pela Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas, composta pelo presidente Elivelton Agazzi, vice-presidente Vilmar Glowacki e relator Leonir Pessini.
Compareceram perante a comissão a secretária municipal de Saúde, Simoni Dreher Pilz Spohr, membros do Conselho Municipal de Saúde e demais participantes. A abertura das falas foi realizada pelo senhor Walter Fulkz e, em seguida, a secretária apresentou os números, atendimentos e ações desenvolvidas pela saúde municipal durante o período.
Durante a apresentação, foi destacado que o município realizou 17.170 consultas médicas somando todas as unidades de saúde, além de 1.094 consultas em especialidades através de cota extra. Também foram realizados 32.615 exames laboratoriais, 1.862 radiografias, 719 eletrocardiogramas e 905 exames de ultrassom. A farmácia municipal atendeu 16.786 usuários e realizou a dispensação de mais de 1,3 milhão de medicamentos.
Outro dado apresentado foi o transporte de pacientes, que totalizou 849 viagens para diversos municípios da região e do estado, atendendo 4.963 passageiros. Na área hospitalar, a Casa de Saúde registrou 270 internamentos durante o quadrimestre, além de elevados índices de satisfação da população atendida.
Na parte financeira, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou um investimento total de R$ 8.013.488,04 aplicados na saúde durante o primeiro quadrimestre de 2026. Desse valor, R$ 6.302.310,87 foram de recursos próprios do município e R$ 1.711.177,17 de recursos vinculados. O índice constitucional aplicado em saúde pelo município atingiu 25,76%, percentual acima do mínimo exigido por lei.
A prestação de contas demonstrou o amplo volume de atendimentos, investimentos e serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde, reforçando o compromisso da administração municipal com a saúde pública e o atendimento à população.
Fonte
Assessoria de Impressa e Comunicação