23/09/2019
A Escola Estadual Padre José de Anchieta realizou neste dia 20 de setembro do corrente ano com as turmas dos anos iniciais, anos finais do Ensino fundamental e Ensino Médio atividades relacionadas ao dia da árvore e preservação do meio ambiente. No primeiro momento os alunos do período matutino realizaram uma caminhada pelas principais ruas da cidade com faixas, cartazes e distribuição de sementes. Na sequência houve uma gincana relâmpago envolvendo todas as turmas onde produziram poema sobre a árvore, apresentaram seus gritos de guerra, e realizaram desfile com roupas feitas de material reciclado. Continuando com as atividades no período vespertino os alunos apresentaram poesia, músicas e diversos trabalhos realizados com material reciclado.
As atividades tiveram como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira. Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade. No término das atividades realizamos o plantio de algumas árvores típica da região no pátio da escola.