16/06/2026
FORTALECENDO A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO E QUILOMBOLAS
No dia 12 de junho, a Secretaria Municipal de Educação de Salvaterra realizou uma agenda integrada de acompanhamento técnico do Programa Alfabetiza Salvaterra junto às escolas do campo e quilombolas da rede municipal.
As atividades contaram com a participação da secretária municipal de educação, Graça Castro, da Diretora de Ensino e Articuladora Municipal RENALFA, da Coordenação de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, da Coordenação de Avaliação, da Coordenação de Educação Escolar Quilombola e da Coordenação de Educação Especial e Inclusiva.
A programação iniciou com uma reunião técnica envolvendo gestores escolares, técnicos educacionais e professores responsáveis, para análise e apropriação dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora de Entrada 2026. O momento possibilitou o planejamento de estratégias e a organização do acompanhamento das escolas por grupos de atendimento.
Dando continuidade à agenda, a equipe técnica realizou visita de acompanhamento à EMEIFQ Maria Lúcia Ledo de Carvalho e às escolas anexas, fortalecendo o diálogo com gestores, técnicos educacionais e professores sobre as ações pedagógicas desenvolvidas nas turmas de alfabetização.
A iniciativa reafirma o compromisso da SEMED Salvaterra com a alfabetização na idade certa, a recomposição das aprendizagens e o fortalecimento das escolas do campo e quilombolas, por meio de um acompanhamento próximo e comprometido com a aprendizagem dos estudantes.
Agradecemos às equipes gestoras, aos profissionais da educação e às comunidades escolares pela acolhida, pelo diálogo e pela parceria na construção de uma educação pública cada vez mais inclusiva, equitativa e comprometida com o direito à aprendizagem de todas as crianças.
SEMED Salvaterra, presente nas escolas, acompanhando, orientando e fortalecendo a alfabetização em todo o município.