Fórum Anarquista Especifista - FAE

Fórum Anarquista Especifista - FAE O Fórum Anarquista Especifista é um espaço de debate e articulação em torno da construção de uma organização política anarquista na Bahia.

Fórum Anarquista Especifista na Bahia.

Em um ato de violação ao direito à moradia, a UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA quer despejar ao menos 14 familias da comuni...
22/10/2025

Em um ato de violação ao direito à moradia, a UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA quer despejar ao menos 14 familias da comunidade de São Lázaro, com apoio da Advocacia Geral da União, da Polícia Militar e da Polícia Federal.

A ordem de reintegração de posse chegou na comunidade da forma mais aterrorizante. No dia 13 de outubro, a UFBA mobilizou as forças de repressão do estado para intimidar a comunidade, ato que vai de encontro com o rótulo dado pela universidade ao local como sendo ponto de tráfico. Você não leu errado! Uma instituição pública de ensino criminaliza uma comunidade de moradores para justificar sua expulsão do território.

34 instituições, entre moradores, comerciantes, associações, coletivos de mulheres, instituições religiosas e da sociedade civil de Salvador, mas também de outros estados, assinaram juntas uma Nota de Repúdio Coletiva denunciando o covarde ataque da UFBA à comunidade e se colocando em defesa da regularização fundiária e o direito à moradia.

A pressão dos moradores, instituições da sociedade civil e da comunidade estudantil obrigou a UFBA recuar na decisão da ordem de despejo das famílias. No entanto, não podemos nos deixar enganar com o jogo de palavras juridicas que busca ludibriar a comunidade e negar efetiva participação no processo de reconhecimento e regularização fundiária das famílias.

A UFBA tem histórico de relação de reciprocidade com a comunidade de São Lázaro, seja por meio da presença dos estudantes e professores nos espaços de lazer e nas festas populares ou mesmo através de ações extensionistas e pesquisas de impacto social. A história mostra que a relação da UFBA com os moradores de São Lázaro pode ser pautada no respeito e, sobretudo, como instituição pública, atuando no fortalecimento da comunidade.

A comunidade de São Lázaro é formada por trabalhadores, na sua maioria negras e negros. No entanto, a ocupação dessa terreno remonta o início do século XVIII, portanto ainda no Brasil colônia, com a formação de um pequeno vilarejo usado para isolar os escravizados que chegavam sequestrado de África e, devido as condições desumanas, contraiam enfermidades contagiosas. (texto continua nos comentários)

Manifesto do movimento estudantil Ocupa UFBA ✊🏴 assinado pela Coordenação Anarquista Brasileira, estudantes autônomos, C...
08/06/2025

Manifesto do movimento estudantil Ocupa UFBA ✊🏴 assinado pela Coordenação Anarquista Brasileira, estudantes autônomos, Centros e Diretórios acadêmicos e outras organizações políticas que, de forma auto organizada, lutam contra o sucateamento da Universidade Federal da Bahia. Para mais informações acesse:

Neste mesmo dia, há 139 anos, uma greve foi instaurada e ecoavam pelas ruas de várias cidades dos Estados Unidos as pala...
02/05/2025

Neste mesmo dia, há 139 anos, uma greve foi instaurada e ecoavam pelas ruas de várias cidades dos Estados Unidos as palavras de ordem pela
jornada de trabalho de 8 horas de trabalho. O Estado burgues, sempre a serviço dos interesses dos patrões, esteve em prontidão para
reprimir a organização da classe trabalhadora. Em Chicago, o dia de primeiro de maio foi marcado por um combate entre os grevistas que
reivindicavam o próprio direito de se viver e a polícia. Nisso, o resultado foram vários trabalhadores feridos e mortos. Em respostas, uma nova manifestação ocorreu em 4 de maio, na praça de Haymarket. Nesse dia, uma bomba plantada por polícias infiltrados explodiu, a resposta imediata foi abrir fogo contra os diversos trabalhadores que estavam ali pacificamente. Novamente, dezenas de feridos e 4 mortos, ainda, após isso, o Estado se utilizou dessa prerrogativa para perseguir ainda mais os trabalhadores, 8 anarquistas foram sentenciados para enforcamento. A ideia era utilizá-los como exemplos para sociedade, como o fim que teriam todos os que lutassem contra os interesses da burguesia. A notícia dos mártires de Chicago se espalhou por toda a consciência revolucionária ao redor do globo rapidamente. Aqui no Brasil, o acúmulo dessa data desemboca, por exemplo, na primeira greve geral de 1917 e na própria greve e insurreição anarquista de 1918 no Rio de Janeiro. Os anarquistas já estavam cientes que nenhuma mudança viria de dentro do Estado burgues, nenhuma mudança viria por reforma, apenas a luta combativa é o caminho. Ainda assim, o decorrer de 1 maio, foi mais uma evidência daquilo que é repetido tantas vezes pelos anarquistas.

🚨 CONTINUA NOS COMENTÁRIOS 🚨

É com muita felicidade que FAQUIR/Coordenação Anarquista Brasileira, participa da VIII edição da Jornada de Agroecologia...
11/02/2025

É com muita felicidade que FAQUIR/Coordenação Anarquista Brasileira, participa da VIII edição da Jornada de Agroecologia da Teia dos Povos da Bahia, ao longo dos últimos anos nossos e nossas militantes vem também contribuindo para a realização desse grande encontro que celebra e articula lutas de diferentes povos na Bahia.

Desde 2023 estivemos diretamente envolvidas e envolvidos na construção do Terreiro Lúdico, espaço que para nós é muito relevante dentro desse processo, no qual construímos coletivamente ações de acolhimento e formação para e com as crianças da Teia ao longo das Jornadas.

No Terreiro Lúdico prezamos por princípios libertários de educação e pela valorização da terra e território através do brincar. É também nesses espaços coletivos de cuidado das crianças que elas nos ensinam, provocando também nosso adultocentrismo e nos convidando a aprender através da potência das infâncias outros olhares para o mundo.

Viva as crianças , viva a luta dos povos 🤸🏿‍♂️🌱🎈🏴

Esse país foi construído por meio do trabalho escravizado e sobre as ruínas de centenas de povos originários. Essa estru...
20/11/2024

Esse país foi construído por meio do trabalho escravizado e sobre as ruínas de centenas de povos originários. Essa estrutura política chamada de Estado Brasileiro foi montada para garantir que a economia escravocrata e colonial permanecesse vigorando frente a resistência do povo preto e dos povos originários nesse território. A elite oligárquica, que segue mandando até hoje, nunca foi expropriada e é a herdeira da riqueza extraída do sangue de milhares de pessoas nesses cinco séculos de invasão e exploração. Desde o seu início o Estado brasileiro perpetra um genocídio contra o povo preto e essa tentativa de extermínio está intimamente ligada à manutenção dessa estrutura de poder que preserva a propriedade capitalista, a concentração de terras e a dominação branca.

Aquilombar o anarquismo é o foco da nossa luta na FAQUIR. Os quilombos na Bahia foram fundamentais para a resistência e preservação das culturas afro-brasileiras durante o período colonial e o Império. Os quilombos eram comunidades formadas por negros fugidos da escravidão, e a Bahia, sendo um dos maiores centros de escravização no Brasil, teve vários desses refúgios de resistência.

Os quilombos foram referência para o povo preto na Bahia, bem como para o povo indígena que também lá encontraram abrigo e resistência. Que a cada lugar onde haja violência e opressão nós levantemos um quilombo, uma RESISTÊNCIA, frente aos horrores da letalidade do ESTADO.

Sendo assim o dia 20 de novembro, mais do que a celebração da consciência negra, é para gente a rememoração da estratégia de luta que Zumbi dos Palmares representa, que compreende que a criação de espaços de liberdade, como os quilombos, é possível, não através de negociações com os racistas, mas em franca oposição a eles.
A criação dos quilombos aponta para a necessidade de fortalecimento de nossos territórios, e como é a partir deles que temos condições de fazermos enfrentamento aos racistas, assim como Palmares por décadas ameaçou a ordem colonial escravocrata.

Viva Zumbi!
Viva Quilombo dos Palmares!

Galera, infelizmente nossa III Feira Anarquista teve que ser temporariamente adiada, mas estamos resolvendo os imprevist...
19/10/2023

Galera, infelizmente nossa III Feira Anarquista teve que ser temporariamente adiada, mas estamos resolvendo os imprevistos e em breve tem data nova. Fiquem de olho 🚩🏳️‍🌈🏴

É com alergia que anunciamos mais uma edição da nossa Feira Anarquista, ano passado falamos sobre a "Letalidade do Estad...
16/10/2023

É com alergia que anunciamos mais uma edição da nossa Feira Anarquista, ano passado falamos sobre a "Letalidade do Estado contra o povo preto na Bahia", e nos encontramos em Salvador, esse ano debateremos sobre as "Lutas LGBTQIAPN+ e seus horizontes de combatividade" e vamos nos encontrar em Cachoeira.

Estaremos no que é um espaço de resistência preta e celebração da cultura hip-hop localizado na Rua do Brega, próxima a praça 25 em Cachoeira.

Venham trocar essa ideia com a gente a fim sobre caminhos de uma luta de gênero e sexualidade combativa e anticapitalista. Ao longo dessa semana divulgaremos a programação mais detalhada com as organizações convidadas para esse debate.

Teremos também nossa banquinha com livros, revistas e artes e o Sarau Vozes Afirmativas, com microfone aberto para intervenções artísticas.

Lutar e criar, poder popular em todas as bandeiras 🏳‍🌈🚩🏴

Hoje, data eleita pela narrativa hegemônica de independência do país nos da FAQUIR refletimos sobre as faces da necropol...
07/09/2023

Hoje, data eleita pela narrativa hegemônica de independência do país nos da FAQUIR refletimos sobre as faces da necropolítica baiana neste ultimo mês.

Para o povo de santo, Agosto é um mês sagrado. Para os terreiros keto, esse período tem Obaluaiê como um de seus regentes, é um período de comemoração e também muita cautela. Afinal, esse orixá está associado diretamente às doenças e à cura. Para o povo banto, é o período do nkisi Kaviungo que, ora é tido como representação do estado adoecido do indivíduo ora é visto como aquele que anuncia a proximidade da morte. Não à toa é no mês dessas sagradas entidades que se revela o avançado estado de adoecimento da Bahia que, através da política de extermínio encabeçada pela polícia militar, tornou-se zona de morte para a população negra, pobre e indígena.

A Bahia inicia o oitavo mês de 2023 com 31 mortes em oito dias causadas por ações policiais nas cidades de Salvador, Camaçari e Itatim. Sob pressão, o petista Jerônimo Rodrigues, fala em “excessos” e “equívocos” por parte da Polícia Militar e se reúne com seus pares no Farol da Barra para convocar militares da reserva e anunciar chegada de novas viaturas para reforçar seu esquadrão da morte.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública traz que, entre 2015 e 2022, o número de mortes resultantes de intervenção policial na Bahia aumentou em 313%, transformando a polícia baiana na mais letal do Brasil. Esse dado macabro soma-se às notas da Secretária de Segurança Pública que define às vítimas da PM como “Homicidas e estupradores”, e aos discursos de Jerônimo Rodrigues exaltando os “200 anos de história da Polícia Baiana” e acusando jornalistas de desmancharem a imagem da polícia militar.

➡️ CONTINUA [acesse o link do nosso blog na bio]

Vamos pra mais uma edição do nosso   Ciclos de Formações Libertárias  ❤️🖤Como da última vez, nossos encontros serão onli...
03/09/2023

Vamos pra mais uma edição do nosso Ciclos de Formações Libertárias ❤️🖤

Como da última vez, nossos encontros serão online, confirmem participação via chat que enviamos o link em breve.

No link do nosso site estão disponíveis as Revistas Socialismo Libertário da CAB

Até breve compas !

A Federação Anarquista Quilombo de Resistência saúda a 7 ª Jornada de Agroecologia. Saudamos todos os povos,  movimentos...
07/02/2023

A Federação Anarquista Quilombo de Resistência saúda a 7 ª Jornada de Agroecologia. Saudamos todos os povos, movimentos, territórios, mestras e mestres, a ancestralidade, espiritualidade e poder popular presentes nesse espaço.

Para nós é de um alegria imensa poder contribuir na construção desse encontro. Ao longo dos seus anos de existência a Teia dos Povos construiu um importante trabalho de articulação na Bahia, sendo a convergência de experiências de resistência ao ataque do capital contra os saberes e autonomias dos debaixo.

Para nós, anarquistas especifistas, a potência revolucionaria dessa construção coletiva é de grande valor e a Coordenação Anarquista Brasileira tem buscado construir e aprender também com essa articulação. Novas Teias tem sido costuradas do norte ao sul do país e a presença de anarquistas organizados nessa trajetória é notável.

Neste ano de 2023 militantes da FAQUIR e um companheiro da Federação Anarquista dos Palmares (FARPA- Alagoas) estiveram diretamente engajados na construção do Terreiro Lúdico, espaço de acolhimento e educação das crianças presentes na Jornada.

Pensar a infância e a coletividade no cuidado das crianças é também um compromisso político.

Com os debaixo, com os pequenos. Avançaremos ❤️🖤

A nossa Editora Ominira lançou a sua primeira publicação "Um hastear da Bandeira Negra", que é um livreto comemorativo d...
24/12/2021

A nossa Editora Ominira lançou a sua primeira publicação "Um hastear da Bandeira Negra", que é um livreto comemorativo dos 7 anos de FAE, lá contamos um pouco de nossa trajetória desde a criação do Fórum. Está lá no blog para download, link na bio

Dando as caras pelo facebook a Faquir Bahia lança uma nova etapa do anarquismo especifista na Bahia.No dia 18-12-2021 la...
21/12/2021

Dando as caras pelo facebook a Faquir Bahia lança uma nova etapa do anarquismo especifista na Bahia.

No dia 18-12-2021 lançamos nossa Federação, fruto do amadurecimento de anos do Fórum Anarquista Especifista - Bahia.

Quem acompanha nosso trabalho por aqui pode agora acompanhar pela nova página da federação: https://www.facebook.com/Faquir-BA-109047738305590
SEGUE LÁ!

O lançamento público aconteceu em forma de live no canal do youtube da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB), às 19h do último sábado. https://www.youtube.com/watch?v=8vp1VfQJHyQ...

🏴🚩É com muita felicidade que o Fórum Anarquista Especifista (FAE) convida a todos para nosso lançamento público enquanto Federação Anarquista da Bahia. A l...

Endereço

Salvador, BA

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fórum Anarquista Especifista - FAE posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Fórum Anarquista Especifista - FAE:

Compartilhar