Sindicato de Museólogxs e Trabalhadorxs em Museus da Bahia

Sindicato de Museólogxs e Trabalhadorxs em Museus da Bahia Movimento de construção do Sindicato dos Museólogxs e Trabalhadorxs em Museus do estado da Bahia.

23/05/2017

A Rede de Educadores em Museus da Bahia (REM-Ba) realiza um encontro na próxima sexta feira, 26 de maio, às 19h, na Sala Multiuso da Dimas (Biblioteca dos Barris) para promover a ampla discussão do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM).

O PNEM tem sido discutido pela sociedade civil organizada por meio das Redes de Educadores em Museus por todo o Brasil.
A REM Ba realizou durante os anos de 2013, 2014 e 2015 diversos encontros promovendo a discussão e uma construção participativa deste Programa junto aos profissionais e educadores em museus da Bahia.

Após um período de estagnação devido à conjuntura política do país, retomamos esta discussão num movimento geral das REM's nacionais, garantindo o II Encontro Nacional do PNEM no próximo Fórum Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) entre os próximos dias 30 de maio e 4 de junho na cidade de Porto Alegre (RS).

Este será o último encontro antes do Fórum onde será apresentada e discutida a proposta final do texto da Política Nacional de Educação Museal que será posta à votação no II Encontro Nacional do PNEM. Acompanhe o texto, compareça ao nosso encontro, oPiNEM!!!!

https://pnem.museus.gov.br/noticias/documento-final-da-pnem-sera-aprovado-no-forum-nacional-de-museus/

18/05/2015

Fala do companheiro Moari Castro na Abertura Oficial da 13 Semana de Museus na Bahia.

Hoje, no dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Mas, nós Museólogxs e Trabalhadorxs em museus nos p...
18/05/2015

Hoje, no dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Mas, nós Museólogxs e Trabalhadorxs em museus nos perguntamos: há mesmo o que comemorar?

A área de museus vem crescendo exponencialmente no Brasil desde 2009, ano da criação do Estatuto dos Museus, entretanto o mercado e as condições de trabalho para xs profissionais deste campo não têm acompanhado o mesmo ritmo. Na Bahia, temos a precarização do trabalho refletido em poucas vagas, baixas remunerações, equipes reduzidas, desvios de função, ausência de concurso para o predomínio de contratações temporárias (NÃO AO REDA), ausência de programas estruturados de estágios, bolsas com valores reduzidos, que são alguns dos inúmeros problemas enfrentados pelxs profissionais da categoria. Ao contrário do que se afirma, os museus da Bahia não estão bem, e não ficarão até o momento em que xs profissionais desses espaços sejam devidamente respeitados.

Reconhecendo que a única forma de realizar esse enfrentamento e garantir que os direitos e as condições de trabalho da nossa categoria sejam respeitados, é a auto organização, hoje demos um passo importante para o nosso movimento. Representadxs pelo companheiro Moari Castro, fizemos chegar às mãos do Secretário de Cultura, Jorge Portugal, a carta que juntxs redigimos para explicitar as nossas demandas.

Acreditando que a abertura desse diálogo é deveras importante seguiremos cobrando a construção de uma agenda de atividades no sentido de ampliar esse debate e definir os meios de viabilização das nossas reinvidicações.

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS É DIA DE LUTAR POR MUSEUS MELHORES!!

* Pela defesa de melhores condições de trabalho para todxs xs trabalhadorxs em museus;
* Pelo fortalecimento da institucionalidade da cultura. Por uma Museologia protagonista;
* Pela ampliação das verbas da cultura e dos museus;
* Pelo fortalecimento do IBRAM;
* Pela criação do IBAM;
* Pela defesa da gestão pública dos museus (Não às OS's!).

Trabalhadorxs em Museus, vamos juntos construir um novo campo pois sem organização não há luta e sem luta não há triunfo!!

Foto: Tacila Mendes

Encontro marcado!Dia 09 de maio, sábado, às 9h, no SINDPEC.Vamos juntxs construir uma nova realidade para o campodos mus...
06/05/2015

Encontro marcado!

Dia 09 de maio, sábado, às 9h, no SINDPEC.

Vamos juntxs construir uma nova realidade para o campo
dos museus baianos.

Primeiro de Maio de Luta!Fotos: Catia Braga
01/05/2015

Primeiro de Maio de Luta!
Fotos: Catia Braga

Hoje, primeiro de maio, dia dxs trabalhadorxs, Museólogxs foram às ruas para se fazerem ouvir sobre pautas históricas da...
01/05/2015

Hoje, primeiro de maio, dia dxs trabalhadorxs, Museólogxs foram às ruas para se fazerem ouvir sobre pautas históricas da categoria.
No Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, marchamos debaixo de chuva para demarcarmos nosso espaço e nos fazermos enxergar.
Pela valorização dx profissional Museólogx!
Contra a precarização do trabalho.
Museólogxs dentro dos museus.
Chega de REDA!
Museu para todxs!
Pela criação do IBAM!

No último sábado, 18/04, no auditório da Casa do Benin, aconteceu mais uma reunião do Movimento de Construção do Sindica...
20/04/2015

No último sábado, 18/04, no auditório da Casa do Benin, aconteceu mais uma reunião do Movimento de Construção do Sindicato de Museólogxs e Trabalhadorxs de Museus da Bahia.

Ainda hoje disponibilizaremos a relatoria da reunião.

Fiquem ligadxs no processo e se organizem para estarem nos próximos encontros.

Sem organização não há luta e sem luta não há triunfo!!
Juntxs somos mais!!

Endereço

Salvador, BA

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sindicato de Museólogxs e Trabalhadorxs em Museus da Bahia posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Sindicato de Museólogxs e Trabalhadorxs em Museus da Bahia:

Compartilhar