Projeto Em Ação Hora de Brincar

Projeto Em Ação Hora de Brincar Projeto que surgiu da necessidade de resgatar nas crianças da comunidade de Itapuã os brinquedos e brincadeiras tradicionais.

Projeto Em Ação Hora de Brincar tem uma proposta educacional sob a coordenação de Jovelina Bispo, Iraildes Bispo e Antonio Carlos, o objetivo de resgatar as brincadeiras infantis promovendo interação entre crianças.

ELEIÇÕES 2024:  E AGORA, ITAPUÃ??? É  A  HORA DE DECISÃO!!!!                           Por Carlinhos Santos da Silva   e...
30/09/2024

ELEIÇÕES 2024: E AGORA, ITAPUÃ???
É A HORA DE DECISÃO!!!!
Por Carlinhos Santos da Silva em 29/09/2024

Após o tão esperado debate entre os candidatos a vereador de itapuã para o pleito de 2024, cercado de muitas expectativas quanto a possibilidade de obter mais esclarecimentos sobre as propostas e proposições destes para as demandas do bairro, agora as atenções se voltam para as campanhas “corpo a corpo” até o próximo dia 06 de outubro quando ocorrerá o sufrágio final de toda essa corrida até o termino do período de votação. “Quem viver, verá”!! A reflexão que faço agora é a mesma a qual acredito está sendo feita pela comunidade itapuãzeira e é, sem dúvida, sem dúvida, mesmo, em quem apostar para dar um seu voto em favor da causa. É sabido que só temos direito a um voto e este deverá ser antes de tudo pensado e escolhido com o maior de todos os critérios, pois não haverá volta. Retomo a provocação eleitoreira : Será que desta vez Itapuã vai ter seu/ sua Vereador/a eleito/a??? “Vamos pagar pra ver”…ou não!!??? A comunidade itapuãzeira é que deve responder…nas urnas. Particularmente, volto ao questionamento feito durante o debate quando desejei saber, mesmo não tendo tempo hábil para tal , se os/as candidatos/as abririam mão de um mandato particular em favor de um plebiscito por uma ou duas candidaturas para representar o bairro independente de partido politico e que, por fim, os outros/as possam acompanhar o que foi decidido apoiando o/a então vencedor/a. Foi possível perceber uma certa indiferença no posicionamento de alguns, uma vez que as candidaturas foram forjadas pelos partidos e lembro mais uma vez, as quais , por imposição, também para fortalecer ( ou enfraquecer ) as bases “eleitoreiras”, outras por “ amizades”, por “incentivar lideranças” e por ai se vai. Será possivel ocorrer esse evento caso , inicialmente, a comunidade itapuãzeira se “despir das vaidades” que ainda impera por aqui, isto é , que possa se unir em torno deste ideal, pensar que a causa e o bairro são maiores que qualquer coisa, ai as conquistas serão da coletividade. Neste contexto, é facil perceber, que em função do processo histórico da “solidariedade compartilhada” existente desde os tempos de aldeia, “em itapuã todo mundo é parente” e ai, como disse mais uma vez, estariamos disputando os mesmos votos. É também um forma de acabar definitivamente com a questão dos “forasteiros”, aqueles/as “candidatos/as de oportunidade” que só aparecem pra “roubar” votos depois desaparecem e, sequer dão importância para os problemas da comunidade.
Um fato novo, o qual ainda não foi introduzido nas discussões , é a formação de lideranças que a comunidade precisa atentar. Falamos sempre de incentivos para a juventude, porém, a comunidade precisa se preocupar, creio, com a formação de lideres dentro das salas de aulas, que é , na verdade, um processo natural. Afinal de contas, muitos de nossos politicos , grosso modo falando, frequentaram os bancos escolares. E nada mais justo, moral e legal, fomentar a formação politica em meio ao processo de educação formativa. Alguém discorda??? Que atire a primeira cartilha!.Feita a reflexão voltemos ao pleito.
O “debate itapuãzeiro” proporcionou um “botar a cara na tela” e dizer “para o que veio” e foi , no minimo um “ato de coragem” e ousadia. Todos os envolvidos estão de parabéns! Apesar do pouco tempo, valeu a pena, acredito. Já estamos amadurecendo para a causa e isso já um bom começo. Falta mesmo, união, reitero. O que posso assegurar, nesta reflexão é o que tenho intensificado nas minhas “resenhas”, que seja a possivel eleição de um/a representante de itapuã, nativo/a ou não, na Câmara de Vereadores de Salvador e posso garantir que meu voto vai ficar em itapuã. Acredito que já sabem quais as demandas a serem inseridas no processo, ou melhor, “a lição sabemos de cor, só nos resta aprender”. Precisamos ser “uma metamorfose ambulante”... o mundo está globalizado, precisamos viver no compasso dessa mudança e estar por vez a frente de tudo, de nosso tempo, de nós mesmos!!!
O voto é a nossa arma pra vencer essa luta e não podemos desperdiçar essa munição…

17/09/2024

Ferreira Costa oferece 100 novas vagas de emprego em Salvador; confira

9o DESFILE DA PRIMAVERA EM ITAPUÃ - 2024"As Ronildas que desfilam no coração da gente de Itapuã"                        ...
17/09/2024

9o DESFILE DA PRIMAVERA EM ITAPUÃ - 2024

"As Ronildas que desfilam no coração da gente de Itapuã"
Por Carlinhos Santos da Silva 10/09/2024

No proximo dia 20 de setembro, no Circuito das Águas, será realizado mais um Desfile da Primavera, na sua 9a edição. O tema / titulo homenageia o legado da Pró Ronilda Araújo( a pró Nini) uma moradora nativa que muito ajudou e incentivou a manutenção de várias tradições culturais no bairro, falecida recentemente. Sua rotina de trabalho era muito intensa, além de professora, exercia as mais variadas posições e funções na vida, sendo uma “resgateira”, por excelência, na antiga aldeia de pescadores.
O desfile, por sua vez, ao que se sabe, nasceu de um velho costume de promover festas na comunidade então pesqueira, Inciativa de muitas mulheres, “ que se uniam em torno da alegria” como Dona Francisquinha e Dona Niçú, e permanecem até hoje, mesmo de forma tímida, sem muitos incentivos, recursos e patrocínios, para muitas das manifestações que constituem um vasto e rico calendário de manifestações culturais ocorridas mês a mês. Neste movimento as entidades culturais, instituições de ensino, os grupos de samba, de capoeira, os terreiros de candomblé, os blocos afros, entre outros, são convidados a participar de forma espontânea, momento em que mostram seus projetos, seus temas, suas músicas, para todo mundo ver.
Como tem um caráter de agregar e “juntar e misturar” todas as agremiações, pode ( e eu gostaria de votar nisso) ser reconhecido como a Abertura “oficial” das manifestações culturais do bairro, um Carnaval particular, podemos assim chamar, pois a partir daí , vão ocorrer outras tantas ao longo dos meses que é impossivel determinar quando começam ou terminam os festejos, algo que é “só itapuã tem”, mas que pode ser um verdadeiro “desfile”, um ponto alto nas festividades locais.
Itapuã ja possui um Circuito de Carnaval, reconhecido e outorgado pelos órgãos públicos, além de belezas , monumentos naturais , todos os segmentos turísticos, tradições e a memória étnica do pais, contudo não tem a devida valorização , reconhecimento patrimonial e social da comunidade política e governamental.
E o desfile vai mesmo acontecer…pois a motivação é forte e os laços que nos ligam a ancestralidade estão firmes por mais que uma causa justa, mas sim nobre, pelo “resgate cultural” promovido oportunamente pela comunidade itapuãzeira que mais uma vez se une, em torno da alegria, pra não ver morrer mais uma entre muitas tradições mantidas por estas mulheres , as quais desfilam no dia a dia da gente na então
aldeia de pescadores em itapuã.

13/09/2024
ITAPUÃ, CADÊ MEU/MINHA  VEREADOR/A?  ou O  VELHO DIARIO DE UM FRANCO ATIRADOR                                           ...
11/09/2024

ITAPUÃ, CADÊ MEU/MINHA VEREADOR/A?
ou O VELHO DIARIO DE UM FRANCO ATIRADOR
Prof Carlinhos 05/09/2024

Em mais um ano/período de disputas eleitorais, nós, o povo, estamos às voltas por uma “onda de abordagens ” por parte de uns entre tantos politicos e ou cabos “eleitoreiros” em busca de adesão, associação ou mesmo adoção de candidatos ao cargo de Prefeito e mais especificamente de Vereadores. Sabe que, num caso mais particular, o vereador é o politico mais próximo do povo, máxima que o torna cada vez mais capaz de promover peripécias no sentido de angariar a simpatia do eleitor, capitaneando assim seu voto para sufragar suas acepções politicas .Entre estas e outras ações, eles inventam e implementam tantos ardis, os quais vão de colar cartazes, oferecer santinhos, placas até se lançar no corpo a corpo na acirrada conquista de uma votação expressiva para vaga no referido pleito. E é dai pra pior. Quem viver, verá.
Agora, mais especificamente, falo de uma disputa mais “local” envolvendo os personagens da nossa querida “aldeia”: Itapuã. Ao que se sabe, não é novidade o periodo eleitoral é mais ou menos comparada a uma disputa de torcidas em campeonato . Ao invés de times de futebol, partidos ou candidatos o que torna a “briga” cada vez mais intensa . O sentido é o mesmo, mais ainda , uma infinidade de candidatos disputando o mesmo tempo e espaço e diga-se de passagem, “os mesmos eleitores”, os quais , por vezes os sufoca , literalmente e ainda causa um terrível mal : a divisão, para o bem ou para o mal. E se divide familias, amigos, ruas, escritórios, salas de aulas, de tal forma que surge a polarização bem como as quebras de laços, desarmonias, entre tantas outras mazelas.
Ao que se sabe, Itapuã, não sei como são as outras comunidades, é habitada, na sua maioria, por uma leva de parentes, remanescentes da fraternidade constituida , historicamente, a partir da formação dos povos identitários , os indigenas, e posteriormente os portugueses e africanos e tem mantido esta tradição ao longo dos anos. Imagine a situação. Por outro lado, com uma população de mais de 80 mil moradores,( segundo o Censo de 2020) itapuã pode eleger 2 até 3 candidatos. Estes ingredientes por sua vez vão provocar, mais uma vez além das demandas naturais em torno do processo de votação, ainda as contendas de costume que ocorrem no periodo. No entanto o que mais me chama atenção e é motivo desta reflexão é mostrar o quanto cada candidato/a torna-se egoista no sentido de obtenção do voto, uma disputa por vezes movida pela ambição, mais também fomentada por candidatos “ forasteiros” os quais, com expressiva notoriedade, não se furtam a exercer pressão para o esvaziamento de outras campanhas locais, manipulando a população local em torno do seu candidato, algo comum no período. Oportunamente, e sei de outros que também pensam assim , trago a sugestão de estabelecer um PLEBISCITO em favor da aprovação de dois ou no maximo 03 candidatos mais “fortes” , independente de partido politico, os quais, acima de tudo, na condição de nativos , irão alavancar o nome do bairro no pleito para finalmente itapuã ter a sua representatividade “de fato e de direito” na Câmara Municipal. . No entanto, essa ideia mais uma vez vai “cair por terra”. No final disso tudo ja sabemos, é publico e notório: não haverá candidato/a local conquistando a vaga , mais sim, candidatos que se dizem “representar a comunidade”,lembrando “os forasteiros” , que chegam pra “roubar” os votos da comunidade e depois, literalmente, somem. No fundo e no final das contas em nada irão acrescentar ao futuro politico e os interesses do bairro..
Tenho sido abordado por vários candidatos e seus representantes, querendo “conversar”, no entanto “ja adianto o expediente” dizendo que nada quero pra mim, mais sim para minha comunidade e mais especificamente para rua onde moro. Fazendo assim, pra mim ja tá bom. Quanto à filiação partidária ou apoio moral e politico, nem contem comigo. Hoje “sou pedra” e posso atirar pra qualquer lugar sem me preocupar onde vai cair ou o que vai quebrar. O recado tá dado. Estou tranquilo pra fazer o que faço, abrir a boca pra refletir sobre a situação politica local sem me preocupar em estar “na boca de Matilde”. E tenho dito!

“É SÓ FÉ…MAS, FÉ EM QUÊ?Por Carlinhos Santos da Silva   em 05/09/2024Não há duvidas de que a  música SÓ FE, como é comum...
06/09/2024

“É SÓ FÉ…MAS, FÉ EM QUÊ?
Por Carlinhos Santos da Silva em 05/09/2024

Não há duvidas de que a música SÓ FE, como é comumente chamada ja virou fenômeno , nas redes sociais, nas play list e no dia a dia da população. Seu alcance vai para além disso, pelo fato de ser uma letra simples , seu ritmo “gostoso de dançar”, de fácil assimilação( que chega a virar um “mantra”), mas que carrega , de forma subliminar, algo que o “povo” mais deseja: estar de bem com a vida. Nada mais e melhor pra uma gente que vive da famosa “correria” . Até ai, tudo bem. É preciso, inicialmente, respeitar o momento do autor, sua disposição e vontade de se expressar, contudo, acredito que para um mundo globalizado, o assunto provoca uma reflexão maior, ,afinal de contas, estamos passado por um momento politico , partidário para uns e cívico, por natureza, e uma letra como tal não se pode deixar “passar em branco”. Vamos ao que interessa.
Diz-se que “ dinheiro não traz felicidade”, mas contribui sobremaneira para que ela aconteça. O autor reforça a ideia e pensa que SO isso resolve. Existem outras necessidades “básicas” que o “dinheiro não compra”, mas podem ajudar a construir e realizar, como o sonhos e desejos pessoais. Saúde, Educação, Transporte, Moradia, dependem de um conjunto de coisas, inclusive de politicos e é “ai que mora o perigo”. Acredito que muitos deles estão se aproveitando dessa letra e sua “essência”, saindo por ai montando suas campanhas, falando nos palanques, fazendo mais e mais promessas”, “pensando que SÒ isso é importante para o povo” , “o pão e o circo”, para enfim angariar simpatia e a conquista dos votos. Já sabemos o final disso tudo: “as promessas vão por água abaixo”. Por outro lado ´lembro que “Nem só de pão vive o homem”, é preciso ter uma boa estrutura formada por garantia de emprego, condições de trabalho, possibilidades de crescimento, por fim, um melhor salário, proporcionando ao cidadão condições de
ter o “pão de cada dia” garantido. Além disso, é preciso promover o futuro “das crianças” ( não se sabe quantas ele tem em casa), pois “ a gente não quer só comida”. É possivel perceber também que a mulher não trabalha e depende da renda do marido e ai não se sabe por quanto tempo “ o dinheiro dele” pode sustentar o orçamento mensal da familia, ainda mais por conta do pagamento dos impostos, sempre necessários.
Pois é. Se fizermos uma reflexão mais profunda, vamos entender a musica como um alerta , um pedido ou uma súplica do cidadão para obter do “sistema bruto” um olhar mais atento para as suas demandas.”É preciso saber viver”, “viver na fé, na fé viver”... SÒ FÉ, SÓ, SÓ FÉ… …”só não se sabe fé em quê”. Ainda assim “Fé na vida, fé no homem, fé no que virá”, é a crença, segundo o cancioneiro popular. Todavia, não temos em quem acreditar , ou temos?? (alguém apresente uma ideia, uma saída, uma solução ) “Vamos lá fazer o que será” acrescenta, pois não se pode viver “esperando dias melhores pra sempre ” é preciso fazer acontecer, criar alternativas para fazer a vida, o bairro, a cidade e por consequinte o país crescer e mais realizar-se por si
Há muito a ser feito, construído, organizado, numa sociedade na qual muitos dos valores essenciais se fazem esquecidos e um futuro nos espera em cada manhã. É a quimera. “É, a gente não tem cara de babaca[...] a gente quer viver todo direito, a gente quer viver todo respeito, a gente quer viver uma nação, a gente quer é ser um cidadão” ,”é o que temos pra hoje”. Acreditar, por fim, que “”nós podemos muito, nós podemos mais , pois “ser feliz é tudo que ser quer, todavia “ a felicidade é uma arma quente”,e o que nos sobra??
“A gente quer bebida, diversão e arte” e a saída ( “para qualquer parte” ) é o “mé”, que pode ser tudo isso ou mais, uma valvula de escape para todos os problemas , uma fuga ou terapia a qual possa nos fazer esquecer as agruras, desventuras e desajustes pelos quais passamos no cotidiano e custa tão pouco ou nada. Em cada esquina, cada ponto de ônibus, no caminho de casa, você pára e ai “já foi” . Só “conversa fiada, que não leva a nada, só pra distrair”, E as outras coisas? ficam pra depois, a vida da gente se resume a isso mesmo , e o resto?
SO FÉ, SÓ, FÉ, SÓ FÉ

…“Fé em Deus, fé em Deus, fé em Deus”!!!

23/05/2022

Endereço

Rua Alto Da Bela Vista De Itapuã
Salvador, BA
41630360

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Projeto Em Ação Hora de Brincar posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar