30/09/2024
ELEIÇÕES 2024: E AGORA, ITAPUÃ???
É A HORA DE DECISÃO!!!!
Por Carlinhos Santos da Silva em 29/09/2024
Após o tão esperado debate entre os candidatos a vereador de itapuã para o pleito de 2024, cercado de muitas expectativas quanto a possibilidade de obter mais esclarecimentos sobre as propostas e proposições destes para as demandas do bairro, agora as atenções se voltam para as campanhas “corpo a corpo” até o próximo dia 06 de outubro quando ocorrerá o sufrágio final de toda essa corrida até o termino do período de votação. “Quem viver, verá”!! A reflexão que faço agora é a mesma a qual acredito está sendo feita pela comunidade itapuãzeira e é, sem dúvida, sem dúvida, mesmo, em quem apostar para dar um seu voto em favor da causa. É sabido que só temos direito a um voto e este deverá ser antes de tudo pensado e escolhido com o maior de todos os critérios, pois não haverá volta. Retomo a provocação eleitoreira : Será que desta vez Itapuã vai ter seu/ sua Vereador/a eleito/a??? “Vamos pagar pra ver”…ou não!!??? A comunidade itapuãzeira é que deve responder…nas urnas. Particularmente, volto ao questionamento feito durante o debate quando desejei saber, mesmo não tendo tempo hábil para tal , se os/as candidatos/as abririam mão de um mandato particular em favor de um plebiscito por uma ou duas candidaturas para representar o bairro independente de partido politico e que, por fim, os outros/as possam acompanhar o que foi decidido apoiando o/a então vencedor/a. Foi possível perceber uma certa indiferença no posicionamento de alguns, uma vez que as candidaturas foram forjadas pelos partidos e lembro mais uma vez, as quais , por imposição, também para fortalecer ( ou enfraquecer ) as bases “eleitoreiras”, outras por “ amizades”, por “incentivar lideranças” e por ai se vai. Será possivel ocorrer esse evento caso , inicialmente, a comunidade itapuãzeira se “despir das vaidades” que ainda impera por aqui, isto é , que possa se unir em torno deste ideal, pensar que a causa e o bairro são maiores que qualquer coisa, ai as conquistas serão da coletividade. Neste contexto, é facil perceber, que em função do processo histórico da “solidariedade compartilhada” existente desde os tempos de aldeia, “em itapuã todo mundo é parente” e ai, como disse mais uma vez, estariamos disputando os mesmos votos. É também um forma de acabar definitivamente com a questão dos “forasteiros”, aqueles/as “candidatos/as de oportunidade” que só aparecem pra “roubar” votos depois desaparecem e, sequer dão importância para os problemas da comunidade.
Um fato novo, o qual ainda não foi introduzido nas discussões , é a formação de lideranças que a comunidade precisa atentar. Falamos sempre de incentivos para a juventude, porém, a comunidade precisa se preocupar, creio, com a formação de lideres dentro das salas de aulas, que é , na verdade, um processo natural. Afinal de contas, muitos de nossos politicos , grosso modo falando, frequentaram os bancos escolares. E nada mais justo, moral e legal, fomentar a formação politica em meio ao processo de educação formativa. Alguém discorda??? Que atire a primeira cartilha!.Feita a reflexão voltemos ao pleito.
O “debate itapuãzeiro” proporcionou um “botar a cara na tela” e dizer “para o que veio” e foi , no minimo um “ato de coragem” e ousadia. Todos os envolvidos estão de parabéns! Apesar do pouco tempo, valeu a pena, acredito. Já estamos amadurecendo para a causa e isso já um bom começo. Falta mesmo, união, reitero. O que posso assegurar, nesta reflexão é o que tenho intensificado nas minhas “resenhas”, que seja a possivel eleição de um/a representante de itapuã, nativo/a ou não, na Câmara de Vereadores de Salvador e posso garantir que meu voto vai ficar em itapuã. Acredito que já sabem quais as demandas a serem inseridas no processo, ou melhor, “a lição sabemos de cor, só nos resta aprender”. Precisamos ser “uma metamorfose ambulante”... o mundo está globalizado, precisamos viver no compasso dessa mudança e estar por vez a frente de tudo, de nosso tempo, de nós mesmos!!!
O voto é a nossa arma pra vencer essa luta e não podemos desperdiçar essa munição…