Sindicato dos Metalúrgicos e Mineradores da Bahia

Sindicato dos Metalúrgicos e Mineradores da Bahia STIMBAHIA - Sindicato Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Siderúrgicas, Mecânicas, Automobilísticas e de Auto Pecas, de Material Elétrico.

90 anos de história em defesa do trabalhador
A organização dos metalúrgicos da Bahia tem início em 1919, com a fundação da Associação União dos Artífices Metalúrgicos, que reunia funileiros, latoeiros e mecânicos. A maioria desses trabalhadores era ligada à Companhia de Navegação Bahiana. A primeira sede do Sindicato funcionou na Rua do Taboão, número 49, em Salvador. O primeiro presidente foi Jos

é Diogo dos Santos. Nos anos seguintes à fundação, a categoria luta para se estruturar. No entanto, na década de 1930, a Associação, assim como todo o sindicalismo brasileiro, sofreu em um período marcado por transição e reorganização da política sindical, com a ofensiva do então presidente Getúlio Vargas aos sindicatos. Em 1932, Vargas lança um plano de controle da classe operária, com o objetivo de criar sindicatos oficiais e atrelados aos interesses do governo. Em 1937, com o golpe e a instalação do chamado Estado Novo, as principais lideranças sindicais são perseguidas ainda de forma mais ferrenha. Na década de 1940, já com o nome Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, a entidade sofre intervenção. José Bastos, funcionário do Ministério da Fazenda, é designado interventor. Nessa época, o Sindicato já contava com cinco mil associados, mas, na prática, o movimento operário definhava. Com assembleias esvaziadas, pelo medo da violência policial, o Sindicato só existia formalmente. A intervenção perdurou por oito anos, terminando em dezembro de 1955. Durante o período nefasto de intervenção, que durou de 1947 a 1955, os trabalhadores se organizaram e tiveram como grande articulador o empregado das Oficinas de Navegação Baiana, João dos Passos. Um líder que comandou a oposição ao interventor com bravura e entrou para a história do Sindicato. Ele ficou na presidência até 1964, ano da Ditadura Militar, quando o Sindicato foi invadido, saqueado e teve boa parte da sua documentação destruída. Quem assumiu a direção da entidade foi Manoel dos Santos, nomeado pelos militares. Durante o período de intervenção, os trabalhadores foram duramente reprimidos. Somente na década no final dos anos 1970, a oposição consegue iniciar um movimento forte que deságua na vitória eleitoral de 1982. Manoel dos Santos tentou fraudar a eleição e teve a prisão decretada por um juiz e fugiu. Passou, assim, a ser conhecido na categoria como o “pelego fujão”. Ao serem abertas, as urnas confirmaram a vitória da chapa Oposição Sindical Metalúrgica João dos Passos, encabeçada por José Rodrigues da Costa. O movimento operário, combativo, estava de volta ao Sindicato. Era o fim da intervenção. Nos anos 90, o Sindicato manteve intensa luta em defesa dos metalúrgicos, mesmo com as desastrosas gestões de Fernando Collor (1992-1993) e Fernando Henrique Cardoso (1994-2001) para o país. Ao longo da década, o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia se tornou referência em defesa do trabalhador. A categoria teve ainda intensa participação para a eleição do presidente Lula em 2002 e 2006. Com a chegada do Complexo Ford em Camaçari, em 2001, a Força Sindical e o ex-governador Paulo Souto tentam criar ilegalmente um sindicato na cidade. Os metalúrgicos reagem e fundam o Sindicato de Camaçari, seguido por outras entidades de base em Candeias, Pojuca, Simões Filho e Dias D’Ávila, Vitória da Conquista e Ilhéus. Com o objetivo de assegurar a unidade da categoria, em 2003 é fundada a FETIM (Federação dos Metalúrgicos da Bahia), com sede em Salvador. Aos trabalhadores também é oferecida uma programação cultural e esportiva durante todo o ano, com destaque para o Campeonato de Futebol, que atrai dezenas de times e movimenta as fábricas, e o tradicional Forró dos Metalúrgicos. Para os sindicatos, a integração da categoria é fundamental.

Maragogipe: Trabalhadores da Enseada conquistam avanços.Os trabalhadores da Enseada Indústria Naval, em São Roque, mostr...
09/09/2014

Maragogipe: Trabalhadores da Enseada conquistam avanços.

Os trabalhadores da Enseada Indústria Naval, em São Roque, mostram que a mobilização já deu resultado. A união entre o chão de fábrica e o Sindicato dos Metalúrgicos de Maragogipe resulta em avanços. As negociações já garantiram quatro conquistas econômicas importantes: reajuste salarial de 9%; adiantamento de PLR de 200 horas; a cesta básica subiu de R$ 282,00 para R$ 350,00; além do cartão abono, com valor único de R$ 386,00. Esses itens foram aprovados em assembleia realizada nesta terça-feira (2), com presença em massa dos trabalhadores.

Segundo o Sindicato, apesar de a database da categoria ser em maio, o reajuste salarial será retroativo a março (a database continua sendo maio). Já o valor da cesta básica é retroativo a maio.
Agora, o Sindicato dos Metalúrgicos de Maragogipe intensifica as negociações sobre o valor total da PLR, o PCS (Plano de Cargos e Salários), em torno da construção da Convenção Coletiva do Setor Naval.

O Sindicato volta a negociar com a Enseada em reuniões agendadas para os dias 11, 12 e 15 deste mês.
“Com a união dos trabalhadores, fortalecendo a mobilização, vamos conseguir ainda mais avanços importantes, que refletem diretamente no bolso e na qualidade de vida do trabalhador”, diz Antônio Fragoso, presidente do Sindicato.

Trabalhadores participam do Grito dos Excluídos em Salvador. Debaixo de sol e chuva. Assim foi a 20ª edição do Grito dos...
09/09/2014

Trabalhadores participam do Grito dos Excluídos em Salvador.

Debaixo de sol e chuva. Assim foi a 20ª edição do Grito dos Excluídos, realizada na manhã deste domingo (7/9), em Salvador. A CTB Bahia participou do desfile puxado pela Igreja Católica e seguido com muito entusiasmo pelo movimento social organizado, que levou as suas principais bandeiras para as ruas do Centro, mesmo debaixo da chuva forte que caiu durante uma parte do percurso.

Das centrais sindicais ao movimento de luta pela moradia, diversas foram as entidades que responderam ao chamado de “Ocupar as ruas e praças por liberdade de direitos”, como apregoa a tema central do Grito dos Excluídos 2014. Mesmo sem o trio elétrico, que foi barrado pela Prefeitura de Salvador, a caminhada foi animada por bandas de percussão e o grito de guerra dos manifestantes.

Participando do Grito desde a sua fundação, a CTB Bahia defendeu este ano a necessidade de uma reforma política. “Nós consideramos a reforma política um passo fundamental para mudar a situação do nosso país. Precisamos de mecanismos que coíbam o financiamento privado das campanhas, fortaleçam os partidos e garantam maior participação popular, com mais mulheres, negros e jovens nos espaços políticos de poder. Nós defendemos mais povo no parlamento, para que ele seja uma representação da nossa sociedade, o que hoje não acontece”, afirmou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.

Plebiscito popular

O dirigente cetebista ressaltou também a importância da realização do plebiscito popular pela convocação da Assembleia Constituinte exclusiva para a reforma do Sistema Político do Brasil.

Na manhã do último sábado, 6 de setembro, a Central realizou uma panfletagem sobre o tema e recolheu votos para o plebiscito em uma das saídas da Lapa, a estação de transporte mais movimentada de Salvador. Durante a ação, muita gente parou para manifestar seu apoio à reforma, saber mais sobre o projeto de iniciativa popular pedindo a Constituinte e até mesmo para mostrar sua insatisfação com o atual sistema político.

O plebiscito se encerra neste domingo, mas a CTB vai continuar debatendo a necessidade de mudanças com a sociedade e recolhendo assinaturas para o projeto de iniciativa popular pela reforma.

Fonte: CTB Bahia

Mais uma vitória: reintegração na HS/LenoxxUma trabalhadora demitida injustamente foi reintegrada nesta sexta-feira (5),...
09/09/2014

Mais uma vitória: reintegração na HS/Lenoxx

Uma trabalhadora demitida injustamente foi reintegrada nesta sexta-feira (5), na HS, terceirizada da Lenoxx. Segundo o Sindicato, a funcionária está em período de estabilidade, após ficar afastada por causa de doença adquirida no ambiente de trabalho.

Após ação ingressada pelo Sindicato, a Justiça determinou a reintegração e o pagamento de salário retroativo, além dos demais direitos.

Mesmo apresentando atestados e exames médicos, que comprovam a doença, a trabalhadora foi demitida pela HS/Lenoxx, numa clara demonstração de falta de sensibilidade e desrespeito com os direitos garantidos pela Convenção Coletiva e pelas leis do trabalho.

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 20131ª FEIJOADA DA UNEGRO DE D.D’Ávila - BaData: 20/10/2013 ( Domingo)Horário: A partir das 10:...
09/09/2014

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO DE 2013
1ª FEIJOADA DA UNEGRO DE D.D’Ávila - Ba

Data: 20/10/2013 ( Domingo)
Horário: A partir das 10:00

Local: ESPAÇO BETO BALA SHOW (GARCIA D ÁVILA)
Ingresso:
R$ 15,00 Com a camisa
R$ 10,00 Sem a camisa
Contatos:
Aline Santos 8175-1933
Joana Cecilia 8724-7336
Proº Edmundo Buguelo 8309-9765
Beto Bala 8291-1280
Há mais de 25 anos na luta pelo combate o racismo, discriminação, intolerâncias, violências e por melhor qualidade de vida para o nosso POVO.
Coordenação geral no Município
Apoio:
Coordenação da Região Metropolitana de Salvador- Ba

Metalúrgicos unidos por um só ideal!
08/09/2014

Metalúrgicos unidos por um só ideal!

Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.
08/09/2014

Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.

Endereço

Rua Inácio Tosta, 15, 3º Andar, Nazaré
Salvador, BA
40484-605

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sindicato dos Metalúrgicos e Mineradores da Bahia posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Sindicato dos Metalúrgicos e Mineradores da Bahia:

Compartilhar