05/04/2023
Hoje ocorreu uma das reuniões em prol da reabertura da creche da UFBA!
Compartilhem o manifesto!!
"Você sabia que a UFBA tem uma creche que atende crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, filhos de estudantes, técnicos administrativos e docentes, que para fazer juz a vaga são selecionados por critérios socioeconômicos?
Agora você sabia que, ainda que educação seja um direito da criança, que a escola seja muitas vezes a única rede de apoio que essas famílias dispõem para poder fazer suas atividades de estudo e profissionais, a UFBA interrompeu, de um dia para o outro, as atividades da creche desde 28/03, por meio de um papel grampeado ao caderno de algumas da crianças (sim, porque outras sequer foram avisadas), sem qualquer aviso prévio e diálogo com os responsáveis?
E pra piorar, você sabia que a vice-reitoria, assumiu, diante da Reitoria e de todos os Conselheiros do Consuni um compromisso público de retorno das atividades no dia 03/04, o que não só não ocorreu, como não houve explicação para a quebra de compromisso nem tampouco há data efetiva para o início das atividades?
Sim, pode ser que você tenha ouvido explicações burocráticas para esses fatos, as quais não mudam o descaso e desamparo com que tem sido tratadas as crianças e responsáveis. Nem o fato de que há uma previsão legal de que as escolas tenham 200 dias letivos, que a creche nunca cumpriu e agora, após 3 meses parada, é que realmente não irá cumprir.
Achou um absurdo essa situação e quer ajudar? Amanhã às 8h na Creche-UFBA estaremos mobilizadas em busca do funcionamento efetivo deste espaço conquistado com muita luta!
Não tem como ir, mas quer ajudar? Compartilha essa mensagem em todas as suas redes, com todos os seus conhecidos e dê visibilidade a essa questão que por envolver majoritariamente mães e crianças, segue sem resolução efetiva.
Vamos juntes pelo direito das crianças à educação, assegurado na Constituição, no ECA e na LDB!
Comissão de mobilização de mães, pais e responsáveis por crianças da creche UFBA"