Secretaria de Meio Ambiente de Salto de Pirapora

Secretaria de Meio Ambiente de Salto de Pirapora Perfil oficial da SEMA de Salto de Pirapora
PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É PRESERVAR A VIDA

No mês de combate ao abandono animal, convidamos você a conhecer os cães do Canil Municipal.Dezembro Verde é sobre amor,...
23/12/2025

No mês de combate ao abandono animal, convidamos você a conhecer os cães do Canil Municipal.

Dezembro Verde é sobre amor, consciência e responsabilidade.

Entre latidos, olhares curiosos e rabinhos abanando, existem histórias esperando por um final feliz.🐕

Dê uma chance ao amor.💚

Adoção responsável no Canil Municipal. 🐶💚

📞 15 3292-1782

No mês de combate ao abandono animal, convidamos você a conhecer os cães do Canil Municipal.Dezembro Verde é sobre amor,...
18/12/2025

No mês de combate ao abandono animal, convidamos você a conhecer os cães do Canil Municipal.

Dezembro Verde é sobre amor, consciência e responsabilidade.

Entre latidos, olhares curiosos e rabinhos abanando, existem histórias esperando por um final feliz. 🐕

Dê uma chance ao amor 💚

Adoção responsável no Canil Municipal. 🐶💚

📞 15 3292-1782

💚🐾 Dezembro Verde é o mês de conscientização contra o abandono e os maus-tratos aos animais.A data ganha força porque de...
15/12/2025

💚🐾 Dezembro Verde é o mês de conscientização contra o abandono e os maus-tratos aos animais.

A data ganha força porque dezembro marca o Dia Internacional dos Direitos dos Animais (10/12) e também o início do período com mais casos de abandono no Brasil: férias e festas fazem aumentar o número de cães e gatos deixados para trás. A OMS estima que mais de 30 milhões estejam em situação de abandono no país.

⛔ Abandonar é crime. O Art. 32 da Lei Federal 9.605/98, agravado pela Lei 14.064/2020, prevê reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda em casos de maus-tratos contra cães e gatos.

Quem ama, não abandona. Quem vê, denuncia.

❌ Diga não ao abandono. Proteja. Cuide. Denuncie.
📞 Denúncias: 199 ou 3292-2264

🌳✨Alunos da Escola Municipal João Fernandes receberam a visita da Secretaria de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Susten...
03/12/2025

🌳✨Alunos da Escola Municipal João Fernandes receberam a visita da Secretaria de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade (SEMA)!

A ação aconteceu após uma atividade na Praça Ademar de Barros, onde as crianças exploraram a natureza, observaram as árvores e levantaram perguntas curiosas: “Qual é o nome dessa árvore?”, “Por que ela existe?”, “As árvores morrem?” 🌱

Durante a visita, a equipe da SEMA respondeu às dúvidas, apresentou diferentes sementes e, com a ajuda de um microscópio, os alunos descobriram de pertinho as estruturas das flores de sibipiruna encontradas na praça. 🔍🌺

O resultado? Olhares curiosos, encantamento e muito aprendizado sobre o meio ambiente. 💚🌎
Educar é cultivar sementes de futuro! 🌱✨

Nos dias 12 e 13, a Escola Municipal Jana Marun recebeu a visita da Secretaria de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Sust...
14/11/2025

Nos dias 12 e 13, a Escola Municipal Jana Marun recebeu a visita da Secretaria de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade (SEMA)! 💚

Os alunos da 1ª fase estão desenvolvendo um projeto sobre alimentação saudável e construindo uma hortinha. Durante a visita, a equipe da SEMA conversou com as crianças sobre os alimentos que fazem bem para o corpo, apresentou diversos tipos de sementes de hortaliças (que foram doadas para a escola, contribuindo com a horta) e, com o uso do microscópio, eles puderam observar de pertinho a semente de alface e o pólen da flor do manjericão. 🥬🔍🌸

Já os alunos da 2ª fase estão estudando as profissões e a revitalização da área verde ao lado da escola. Eles participaram de uma palestra sobre a profissão de Biólogo e conheceram as ações realizadas pela SEMA. Aprenderam sobre a espécie tipuana (árvore da área verde), observaram suas folhas, flores e sementes, sementes de outras espécies, e viram no microscópio sementes de dente-de-leão (encontradas, também, na área verde) e o pólen da flor de tipuana. 🌳✨

A atividade foi um sucesso! As crianças ficaram encantadas e saíram cheias de novos aprendizados sobre o meio ambiente, alimentação saudável e a biologia. 💚🌎

Na última sexta-feira (31), a Escola Municipal Maria Rizzi Canalle recebeu a visita da Secretaria de Meio Ambiente, Bem-...
03/11/2025

Na última sexta-feira (31), a Escola Municipal Maria Rizzi Canalle recebeu a visita da Secretaria de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade (SEMA)!

A ação aconteceu após uma atividade dos alunos na Praça Francisco Pagliato, onde observaram curiosidades da natureza como cupinzeiros, casas de joão-de-barro, sementes e diferentes espécies de árvores. 🌳✨

Durante a visita, a equipe da SEMA respondeu às perguntas das crianças sobre as curiosidades levantadas, apresentou diferentes tipos de sementes e, com a ajuda de microscópio, os alunos puderam observar de pertinho as estruturas das flores de hibisco, encontradas na praça. 🔍🌺

A atividade foi um sucesso! As crianças ficaram encantadas e cheias de novos aprendizados sobre o meio ambiente. 💚🌎

Ontem, 15 de outubro, é o Dia Consumo Consciente. A data tem o objetivo de alertar sobre os impactos ambientais e sociai...
16/10/2025

Ontem, 15 de outubro, é o Dia Consumo Consciente. A data tem o objetivo de alertar sobre os impactos ambientais e sociais dos nossos hábitos de consumo e incentivar escolhas mais responsáveis. Ela reforça a importância de repensar o que compramos, reutilizar o que já temos e reduzir o desperdício, contribuindo para um planeta mais equilibrado e sustentável. 💚🌱

Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade organizou, na última segunda-feira (13), um Bazar de Troca Consciente entre os colaboradores da Prefeitura. Afinal, algo que não serve mais para você pode ser útil para outra pessoa! 👕♻️

Além das trocas que ocorreram, foram arrecadadas mais de 250 peças remanescentes, que serão doadas a entidades filantrópicas do município em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. 👕🤝

Pequenas atitudes fazem grande diferença para o planeta. Vamos juntos repensar, trocar e reduzir o consumo desnecessário, construindo um futuro mais sustentável! 🌎✨

🌱✨ A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente esteve presente na Escola Célia Dias, nessa sexta-feir...
03/10/2025

🌱✨ A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente esteve presente na Escola Célia Dias, nessa sexta-feira (03), para prestigiar a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, resultado do Projeto Desplastifique.

Um verdadeiro sucesso, com produções criativas e inspiradoras! 👏💚

Juntos, vamos cuidar do meio ambiente com menos plástico e mais atitude! ♻️🌍

🌱✨ 2º Fórum do Meio Ambiente ✨🌱Na sexta-feira (26/09), realizamos no auditório do Paço Municipal o 2º Fórum do Meio Ambi...
29/09/2025

🌱✨ 2º Fórum do Meio Ambiente ✨🌱

Na sexta-feira (26/09), realizamos no auditório do Paço Municipal o 2º Fórum do Meio Ambiente.
O encontro foi construído a partir das contribuições de munícipes, que apontaram problemas e possíveis soluções ambientais para o município, participando dos pré-fóruns.

Tivemos também uma enriquecedora palestra com Allas Henrique, diretor de departamento de Araçoiaba da Serra, que compartilhou experiências de seu município.

Ao final, os participantes elencaram os principais e mais urgentes tópicos para que a Secretaria estude e avance em ações voltadas ao meio ambiente. 🌍💚

🌱💡 Na sexta-feira (05/09), os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Célia Dias participaram da palestra “Desplastifique a Ter...
08/09/2025

🌱💡 Na sexta-feira (05/09), os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Célia Dias participaram da palestra “Desplastifique a Terra”.

Foram discutidas diversas problemáticas sobre os impactos do plástico no meio ambiente e lançada uma proposta desafiadora: criar materiais alternativos que possam substituir o plástico, além de materiais informativos sobre essa questão. 🚫🧴

No próximo mês, a escola realizará uma exposição desses trabalhos, estimulando o pensamento científico e a busca por soluções que promovam melhorias para a natureza e para o nosso futuro. 🌍✨

🌱✨ Ontem (28), realizamos o Pré-Fórum pelo Meio Ambiente na Escola Jardim Primavera com os alunos dos 1º e 2º anos do en...
29/08/2025

🌱✨ Ontem (28), realizamos o Pré-Fórum pelo Meio Ambiente na Escola Jardim Primavera com os alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio.
Durante o encontro, apresentamos o propósito e a importância do Fórum Municipal do Meio Ambiente, que acontecerá em setembro.

👩‍🏫👨‍🏫 Os estudantes foram divididos em grupos temáticos para refletir sobre os desafios ambientais do nosso município e propor soluções. Todas essas ideias serão consideradas na construção de planos, leis e projetos ambientais para a cidade, assim como as ideias apresentadas em outros pré-fóruns realizados até o momento com diversos atores da sociedade.

💬 O Fórum Municipal é um espaço de diálogo e participação social, onde todos podem contribuir para um futuro mais sustentável.

🌍✨ Participe você também!
➡️ Preencha nosso formulário (link na bio).

🌿 Hoje (19/08), realizamos a 109ª Reunião Ordinária do COMDEMA, no auditório do Paço Municipal.O encontro contou com a a...
19/08/2025

🌿 Hoje (19/08), realizamos a 109ª Reunião Ordinária do COMDEMA, no auditório do Paço Municipal.

O encontro contou com a apresentação dos conselheiros eleitos, esclarecimentos sobre a atuação do conselho e sua lei de criação, além da votação para composição da mesa diretora, elegendo presidente e vice-presidente.

Os integrantes participaram ativamente dos debates da pauta, trazendo contribuições importantes, inclusive para o Pré-Fórum do Meio Ambiente, fortalecendo o diálogo e a construção coletiva em prol do nosso município. 💚

Endereço

Avenida Lidya David Haddad, 150 – Bairro Campo Largo – CEP 18160/000
Salto De Pirapora, SP

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 17:00
Terça-feira 07:30 - 17:00
Quarta-feira 07:30 - 17:00
Quinta-feira 07:30 - 17:00
Sexta-feira 07:30 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria de Meio Ambiente de Salto de Pirapora posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria de Meio Ambiente de Salto de Pirapora:

Compartilhar