09/03/2026
O Arquivo Público da Câmara Municipal de São Sebastião presta homenagem à algumas mulheres que fizeram e fazem parte da história do Legislativo Sebastianense.
Ao longo das décadas, vereadoras contribuíram com dedicação, trabalho e compromisso com a população, participando da construção de políticas públicas e do desenvolvimento do município.
A primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara foi Halima El Ether, em 1948, conhecida como “Dona Turquinha” um marco histórico para a participação feminina na política local. Desde então, outras mulheres passaram a integrar o Legislativo, fortalecendo a representatividade feminina e ampliando a voz das mulheres nas decisões do município.
Atualmente, a Câmara Municipal continua contando com a atuação de vereadoras que seguem esse legado de trabalho e participação democrática.
Esta homenagem reconhece e valoriza todas as mulheres que, em diferentes períodos, contribuíram para a história política de São Sebastião e para o fortalecimento da democracia em nossa cidade.