Secretaria da Educação de São Sebastião

Secretaria da Educação de São Sebastião 📚 Perfil oficial da Secretaria Municipal da Educação de São Sebastião

🎤✨ Já temos os finalistas do Festival Estudantil da Voz (FestVoz) 2026! ✨🎤Parabéns a todos os estudantes classificados p...
08/06/2026

🎤✨ Já temos os finalistas do Festival Estudantil da Voz (FestVoz) 2026! ✨🎤

Parabéns a todos os estudantes classificados para a grande final! 👏🎶

Cada apresentação foi marcada por talento, dedicação, coragem e amor pela música, tornando esta edição ainda mais especial.

📅 A final do FestVoz será realizada no dia 24 de junho, no Teatro Municipal de São Sebastião, reunindo os alunos selecionados em uma celebração da arte, da cultura e do protagonismo estudantil.

A Comissão de Apreciação do FestVoz parabeniza todos os participantes e destaca que, mais do que uma competição, o festival é uma oportunidade de aprendizado, crescimento e compartilhamento de experiências que fortalecem a confiança e a expressão artística dos estudantes.



: artes nas cores roxo, azul, amarelo, rosa e laranja, com a chamada “FestVoz 2026 – Festival Estudantil da Voz de São Sebastião”, seguida da foto, nome e da escola dos alunos classificados para a final do FestVoz. Rodapé com logos institucionais da Seduc e do Governo Municipal. Fim da descrição. Fim da descrição.

08/06/2026

🎙️ A professora e escritora Regina Xavier fala sobre a importância da leitura na formação das crianças e como os livros, as histórias e a oralidade estão presentes no cotidiano dos estudantes desde os primeiros anos de vida.

Quer saber mais? Assista ao episódio 12 do Fala, Estudante! ✏️
▶️ Confira completo em: youtube.com/

LiteraturaInfantil

PraTodosVerem: vídeo mostra trecho da fala de Regina Xavier sobre a presença da leitura na vida das crianças e sua importância para o desenvolvimento, a imaginação e a construção de aprendizagens, durante participação no podcast da Educação de São Sebastião, “Fala, Estudante!”. Fim da descrição.

🚑📚 Estudantes da rede municipal aprendem saúde e primeiros socorros com o Projeto SamuzinhoIniciamos mais uma edição do ...
08/06/2026

🚑📚 Estudantes da rede municipal aprendem saúde e primeiros socorros com o Projeto Samuzinho

Iniciamos mais uma edição do Projeto Samuzinho, iniciativa realizada juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que leva orientações sobre saúde, prevenção de acidentes e primeiros socorros aos estudantes da rede municipal de ensino.

Voltado aos alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental, o projeto aproxima as crianças dos serviços de urgência e emergência, promovendo conhecimento, prevenção de riscos e cidadania.

Até o mês de agosto, todas as unidades municipais que atendem essas turmas receberão as atividades, conduzidas por profissionais do SAMU por meio de ações lúdicas, educativas e adequadas à faixa etária dos estudantes.

Durante os encontros, os alunos aprendem sobre o funcionamento do SAMU, quando acionar o serviço, a importância do trote zero, além de noções de prevenção de acidentes, segurança e primeiros socorros.

A ação é realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau), juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fortalecendo a formação cidadã e a cultura da prevenção entre as crianças. 💙



: sequência de imagens mostram estudantes dos 4º anos do Ensino Fundamental participando das atividades do Projeto Samuzinho em ambiente escolar. As crianças acompanham apresentações realizadas por profissionais do SAMU, participam de dinâmicas educativas e aprendem sobre prevenção de acidentes, primeiros socorros, funcionamento dos serviços de emergência e a importância do uso consciente do telefone 192. Fim da descrição.

🚺📚 Violentômetro chega à rede municipal e promove reflexão sobre violência contra a mulher entre adolescentesIniciamos u...
03/06/2026

🚺📚 Violentômetro chega à rede municipal e promove reflexão sobre violência contra a mulher entre adolescentes

Iniciamos uma parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo para o desenvolvimento do projeto piloto ‘Prevenção da Violência contra a Mulher no Município de São Sebastião’, voltado aos estudantes do 9º ano da EM Mathew Lucca Carmo Damasceno, em Cambury.

A iniciativa busca conscientizar os adolescentes sobre diferentes formas de violência que podem estar presentes nas relações afetivas, como controle excessivo, ciúme possessivo, manipulação emocional, violência psicológica e outros comportamentos abusivos que muitas vezes são naturalizados no cotidiano.

Com duração prevista de 24 meses, o projeto utilizará atividades participativas, dinâmicas e o Violentômetro, ferramenta educativa que auxilia na identificação de sinais de violência e estimula reflexões sobre relacionamentos saudáveis, respeito mútuo e igualdade de gênero.

A ação fortalece a formação cidadã dos estudantes e contribui para a construção de uma cultura de respeito, diálogo e não violência, ampliando o conhecimento dos jovens sobre direitos e redes de proteção existentes no município.



: imagens mostram estudantes reunidos em ambiente escolar participando de atividades formativas conduzidas por profissionais da Defensoria Pública. Os jovens aparecem atentos a apresentações, dinâmicas e momentos de diálogo sobre respeito, igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e prevenção da violência contra a mulher. Fim da descrição.

🎙️ Amanhã (4/6), às 19h, tem episódio novo do podcast da Educação de São Sebastião, Fala, Estudante! ✏️Nossa convidada e...
03/06/2026

🎙️ Amanhã (4/6), às 19h, tem episódio novo do podcast da Educação de São Sebastião, Fala, Estudante! ✏️

Nossa convidada especial é a professora e escritora, Regina Xavier, para uma bate-papo sobre sua recente obra literária “Tenras Lembranças de uma Infância Preta”, além de compartilhar reflexões sobre sua trajetória na Educação Infantil e o trabalho desenvolvido em prol da educação antirracista, da valorização das infâncias e da construção de uma escola mais inclusiva e representativa.

Quem comanda a apresentação deste episódio é a aluna Laura Thayara! 😉

▶️ Assista em: http://youtube.com/



: arte em formato vertical com fundo claro em grade e elementos gráficos coloridos em azul, verde e amarelo. No topo, o logotipo do podcast “Fala, Estudante!” com ícones de microfone, livro e lápis. Ao lado, a informação “EP. 12”. Em destaque, o texto “Convidada do Episódio”. Na sequência, aparece o nome “Regina Xavier – Professora e escritora”. Abaixo, a data e horário: “Quinta-feira, 4 de junho, às 19h”. Em seguida, a orientação “Assista ao vivo: youtube.com/. Na parte inferior, há a imagem de uma estudante, identificada como “Laura Thayara – aluna e apresentadora”. Rodapé com logos institucionais da Seduc e do Governo Municipal. Fim da descrição.

🌎🤝 Projeto internacional de intercâmbio socioambiental encerra primeira etapa com participação de estudantes de São Seba...
02/06/2026

🌎🤝 Projeto internacional de intercâmbio socioambiental encerra primeira etapa com participação de estudantes de São Sebastião

Estudantes da EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro participaram do encerramento da primeira etapa do Projeto Pegadas Exchange 2026, iniciativa internacional promovida pelo Instituto Supereco em parceria com o Laboratório da Paisagem de Guimarães, em Portugal.

Ao longo de três meses, os jovens participaram de encontros online com estudantes portugueses, compartilhando experiências e construindo propostas relacionadas à sustentabilidade, preservação ambiental e qualidade de vida em seus territórios. 🌿💙

Durante o intercâmbio, foram debatidos temas como poluição marinha, gestão de resíduos, conservação ambiental, cultura caiçara e prevenção de riscos climáticos. Como resultado, os estudantes desenvolveram planos de ação com soluções voltadas à realidade local, fortalecendo o protagonismo juvenil e a educação socioambiental.

Todos os participantes receberam certificados de conclusão, celebrando uma experiência marcada pela cooperação internacional, troca de conhecimentos e construção coletiva de soluções para um futuro mais sustentável.

Fotos: Bruno Vicente | PMSS



: sequência de fotos mostra estudantes participando de atividade formativa em uma sala de informática. As imagens registram momentos de leitura de materiais, apresentações realizadas durante o encontro e uma foto coletiva ao final da atividade, com alunos e educadores exibindo certificados de participação. Fim da descrição.

02/06/2026

🎙️ Priscila Magalhães fala sobre sua participação no Fórum Mundial sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância, realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, e destaca a importância de representar São Sebastião em um dos principais eventos internacionais voltados à primeira infância.

Quer saber mais? Assista ao episódio 11 do Fala, Estudante! ✏️

▶️ Confira completo em: youtube.com/



: vídeo mostra trecho da fala de Priscila Magalhães sobre sua participação no Fórum Mundial sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância, durante participação no podcast da Educação de São Sebastião, “Fala, Estudante!”. Fim da descrição.

🥗📚 Eleição do Conselho de Alimentação Escolar define novos representantes para 2026/2027 em São SebastiãoRealizamos a el...
02/06/2026

🥗📚 Eleição do Conselho de Alimentação Escolar define novos representantes para 2026/2027 em São Sebastião

Realizamos a eleição do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), fortalecendo a participação da comunidade no acompanhamento e fiscalização da alimentação oferecida aos estudantes da rede pública municipal.

O processo contou com representantes de diferentes segmentos da comunidade escolar, garantindo diversidade, transparência e controle social nas ações relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). ✨

O CAE exerce papel fundamental no acompanhamento da qualidade dos alimentos, na fiscalização da aplicação dos recursos e na promoção de uma alimentação adequada e saudável para os estudantes.

A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal com a participação social, a segurança alimentar e a qualidade da alimentação escolar oferecida às crianças e adolescentes de São Sebastião. 💙

Representantes do Poder Executivo
Ananda Leandro de Souza Silva Farias (titular)
Aline Aires Cruz (suplente)

Representantes da Sociedade Civil
Josiel Ribeiro dos Santos e Lourival Siqueira dos Santos (titulares)
Jefferson Alves dos Santos e Maisa Maes Baesse (suplentes)

Representantes de Discentes, Docentes e Profissionais da Educação
Guilherme Acien Ruiz e Thais Mazo Freitas Hunt (titulares)
Camila de Souza Sampaio e Roberta Carneiro Borba (suplentes)

Representantes de Pais ou Responsáveis
Dirce dos Santos Diogo Souza e Elbânia Maria Oliveira (titulares)
Camila Maia D’Aloisio e Jaqueline Lara Pereira de Souza (suplentes)

Fotos: Bruno Vicente | PMSS



: sequência de fotos mostra reunião realizada em auditório da Secretaria da Educação durante a eleição do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). As imagens registram palestra, participantes acompanhando a atividade e foto coletiva dos representantes eleitos e participantes ao final do encontro. Fim da descrição.

⚖️📚 As formações do projeto ‘OAB Vai à Escola’ seguem acontecendo nas unidades escolares de São Sebastião!A iniciativa, ...
02/06/2026

⚖️📚 As formações do projeto ‘OAB Vai à Escola’ seguem acontecendo nas unidades escolares de São Sebastião!

A iniciativa, que nasceu em 2022, alcança em 2026 sua maior abrangência, reunindo estudantes das redes pública e privada do município. As ações contemplam alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com temas conectados à realidade dos jovens e aos desafios da sociedade atual, as palestras abordam assuntos como combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, bullying, igualdade racial, violência doméstica, direito do trabalho, direitos e garantias individuais, direito do consumidor, direito portuário e mudanças climáticas.

O projeto fortalece a formação cidadã dos estudantes, ampliando conhecimentos sobre direitos, deveres e participação social. ✨



: imagens mostram estudantes reunidos em ambiente escolar acompanhando palestras e atividades formativas do projeto “OAB Vai à Escola”. Os participantes aparecem sentados em auditório ou sala de aula, atentos às apresentações realizadas por profissionais convidados, em momentos de aprendizado, diálogo e reflexão sobre cidadania, direitos e temas sociais contemporâneos. Fim da descrição.

Endereço

Rua Amazonas, Nº 13 – Industrial
São Sebastião, SP
11609-509

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria da Educação de São Sebastião posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar