28/05/2022
Aqueles que consagram suas horas, com infatigável empenho, a nobres objetivos, instauram luminosamente o seu sucesso!”
A Administração Municipal, com muito empenho, persistência e comprometimento, conseguiu do SESC, unidade de Grussaí, em São João da Barra no Rio de Janeiro, a bela locomotiva 230 ou 62.017, construída em 1930, pela Baldwuin Locomotive Works, da Filadélfia- USA.
A locomotiva chegou ontem, 27 de maio de 2022, em São Sebastião do Rio Verde, escoltada pelo Prefeito Sandro, vice Cacau e equipe municipal. Montaram uma grande logística, para a retirada da locomotiva do estado do RJ até chegar em São Sebastião do Rio Verde, MG. Foram utilizadas duas carretas - uma para a locomotiva e outra para o tender de abastecimento.
Após a calorosa recepção dos rioverdenses, houve outra operação, com dois potentes guindastes, para a retirada e colocação da locomotiva nos trilhos.
A Maria Fumaça ficará um tempo na estação ferroviária e depois partirá para os te**es e adaptações.
O trecho da linha férrea também passará por alguns poucos ajustes e restaurações, antes do início das viagens turísticas.
Nossos sinceros agradecimentos ao SESC - RJ, e ao povo de Grussaí e de São João da Barra. Aqui a Maria Fumaça também será amada e aguardará, junto conosco, a honrosa visita de vocês.