No ano de 1963, iniciou-se a colonização do atual Município de São Pedro do Iguaçu, onde foram derrubados seis alqueires para sua construção. Não foram nada pacíficos os primeiros momentos de colonização, a distribuição e a posse de algumas propriedades gerou alguns conflitos, a destruição de algumas residências e até mortes. O município teve na Agropecuária o motivo principal da vinda dos primeir
os colonizadores, desde o começo, com a falta de tecnologia, utilizavam instrumentos como foice, facão e machado para que pudessem avançar mata adentro. De início, foi plantado arroz devido ao seu alto custo no mercado. A colheita era feita manualmente e os trabalhadores usavam enxadas e arados de tração animal. Como a madeira de lei era abundante nesse período, surgiram várias serrarias. A comunicação com o mundo exterior era precária, pois o único meio de informação era o rádio e era um luxo para poucos. Não havia postos de saúde, farmácias e nem hospitais. As poucas estradas que existiam naquela época, encontravam-se em situação precária e era impossível transitar em dias chuvosos. Santa Tereza e Toledo eram as cidades utilizadas pelos colonizadores para fazer compras, ambas encontram-se aproximadamente a 33 km de distância de São Pedro e na maioria das vezes tinham que trazer nas costas a mercadoria adquirida. A primeira escola foi construída com a ajuda de moradores locais e da Prefeitura Municipal de Toledo em 29 de Maio de 1967 e recebeu inicialmente o nome de Escola Isolada São Pedro. A primeira professora foi a Sra. Clenilce Telles Lichtenthaler. Em 1970 passou a ser distrito de Toledo, onde permaneceu até 1990, quando foi elevado á município. São Pedro foi o nome dado ao município pelo seu primeiro morador que construiu a primeira casa no dia 29 de Junho de 1963. O segundo nome, São Pedro do Iguaçu está devidamente comprovado em documentos oficiais, que na época passaram por debates onde haviam sido sugeridos três nomes: São Pedro do Oeste, São Pedro do Paraná e São Pedro do Iguaçu. O nome foi decidido devido aos movimentos que na época se encontrava muito forte, em prol da criação do Estado do Iguaçu. O nome foi oficializado em 16 de Julho de 1990 pela lei nº 9.336.