Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu

Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu Fan Page Oficial do município de São Pedro do Iguaçu. Para dar início aos trabalhos com a terra, a mata foi derrubada para dar lugar ás lavouras.

No ano de 1963, iniciou-se a colonização do atual Município de São Pedro do Iguaçu, onde foram derrubados seis alqueires para sua construção. Não foram nada pacíficos os primeiros momentos de colonização, a distribuição e a posse de algumas propriedades gerou alguns conflitos, a destruição de algumas residências e até mortes. O município teve na Agropecuária o motivo principal da vinda dos primeir

os colonizadores, desde o começo, com a falta de tecnologia, utilizavam instrumentos como foice, facão e machado para que pudessem avançar mata adentro. De início, foi plantado arroz devido ao seu alto custo no mercado. A colheita era feita manualmente e os trabalhadores usavam enxadas e arados de tração animal. Como a madeira de lei era abundante nesse período, surgiram várias serrarias. A comunicação com o mundo exterior era precária, pois o único meio de informação era o rádio e era um luxo para poucos. Não havia postos de saúde, farmácias e nem hospitais. As poucas estradas que existiam naquela época, encontravam-se em situação precária e era impossível transitar em dias chuvosos. Santa Tereza e Toledo eram as cidades utilizadas pelos colonizadores para fazer compras, ambas encontram-se aproximadamente a 33 km de distância de São Pedro e na maioria das vezes tinham que trazer nas costas a mercadoria adquirida. A primeira escola foi construída com a ajuda de moradores locais e da Prefeitura Municipal de Toledo em 29 de Maio de 1967 e recebeu inicialmente o nome de Escola Isolada São Pedro. A primeira professora foi a Sra. Clenilce Telles Lichtenthaler. Em 1970 passou a ser distrito de Toledo, onde permaneceu até 1990, quando foi elevado á município. São Pedro foi o nome dado ao município pelo seu primeiro morador que construiu a primeira casa no dia 29 de Junho de 1963. O segundo nome, São Pedro do Iguaçu está devidamente comprovado em documentos oficiais, que na época passaram por debates onde haviam sido sugeridos três nomes: São Pedro do Oeste, São Pedro do Paraná e São Pedro do Iguaçu. O nome foi decidido devido aos movimentos que na época se encontrava muito forte, em prol da criação do Estado do Iguaçu. O nome foi oficializado em 16 de Julho de 1990 pela lei nº 9.336.

Realização Secretaria de Assistência Social de São Pedro do Iguaçu.
16/05/2016

Realização Secretaria de Assistência Social de São Pedro do Iguaçu.

A prefeitura Municipal convida a todos para este mega evento já tradição em nosso município.
29/01/2016

A prefeitura Municipal convida a todos para este mega evento já tradição em nosso município.

A administração Municipal deseja a todos Boas Festas de Fim de Ano.
29/12/2015

A administração Municipal deseja a todos Boas Festas de Fim de Ano.

Em encontro com Governador do Estado do Parana Beto Richa, o prefeito municipal Natal Nunes Maciel estendeu seu convite ...
01/12/2015

Em encontro com Governador do Estado do Parana Beto Richa, o prefeito municipal Natal Nunes Maciel estendeu seu convite para a participação do 1° Evento resgate das brincadeiras antigas que acontecera no próximo dia 05 de dezembro das 13:00hrs as 18:00hrs no Centro de Eventos do Município de São Pedro do Iguaçu.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte acompanhou e supervisionou no último dia 18 o processo de escolha ...
24/11/2015

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte acompanhou e supervisionou no último dia 18 o processo de escolha de diretores das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, para o exercício 2016/2017.
O processo eleitoral para o cargo de diretor é um dos mecanismos de gestão democrática, que visa à participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar na construção de um ensino de qualidade, vinculado à realidade de cada comunidade e articulado com a Proposta Pedagógica Curricular dos estabelecimentos. A eleição foi realizada pelo voto secreto de professores, funcionários e pais.
Os diretores eleitores serão empossados na última semana se janeiro de 2016.

Preocupada com o desempenho profissional e integração dos funcionários que atuam diretamente na Secretaria Municipal de ...
24/11/2015

Preocupada com o desempenho profissional e integração dos funcionários que atuam diretamente na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Marisa Wehrmann Zorzi, realizou no dia 10/11 um encontro com toda a equipe.

O encontro teve como principal objetivo propiciar um momento de avaliação, socialização e reflexão acerca da prática profissional de todos os envolvidos na secretaria.

Durante o encontro, foram realizadas dinâmicas de socialização, apresentação de vídeo motivacional, dinâmica sobre a importância do trabalho em equipe e desempenho profissional, culminando com um lanche partilhado.

A Secretaria de Educação promoveu no último dia 12 de novembro, em parceria com o SESC, um momento recreativo com os alu...
24/11/2015

A Secretaria de Educação promoveu no último dia 12 de novembro, em parceria com o SESC, um momento recreativo com os alunos da Rede Municipal de Ensino, onde os alunos puderam participar de diversas atividades. Toda a equipe da Secretaria esteve mobilizada na organização, contando com o apoio dos professores e demais servidores da Escola Municipal Presidente Costa e Silva e Escola Rural Municipal São Judas. A recreação faz parte do aprendizado da criança e promove a socialização.

A Arte de DeclamarOs professores da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, do município de São Pedro do Iguaçu, pela...
24/11/2015

A Arte de Declamar
Os professores da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, do município de São Pedro do Iguaçu, pela primeira vez estão desenvolvendo o projeto “Recital de Poesias”. Participam do mesmo, alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Na referida atividade, os estudantes têm a oportunidade de se exercitarem na arte de declamar, sendo um exercício importante no processo de aprendizagem, porém um tanto relegado em muitas escolas.
O projeto visa alcançar determinados objetivos: contribuir na expressão oral, aprimorar a arte de declamar, conhecer e valorizar a cultura local, despertar e fortalecer o gosto pela leitura e o interesse pela apreciação poética.
Numa das etapas, os alunos tiveram um espaço para entrevistar o autor local, Luiz Carlos Salamí, professor e escritor com uma vasta produção literária no campo da poesia.
A coordenação da escola juntamente com o corpo docente acredita que através dessa iniciativa, torna-se possível construir e sedimentar um ambiente escolar que traga à tona o potencial poético latente em cada criança, pois declamar uma poesia é ter o dom de transcender a realidade, onde o aluno acrescenta o seu sentimento, ao sentimento do autor.
Segundo a diretora da escola, a professora Helena Barichello Locatelli, tais atividades auxiliam no fortalecimento da dignidade e da cidadania, porque a cultura é parte integrante na formação da personalidade.

São Pedro do Iguaçu realiza Simulado para Monitoramento da Aprendizagem na Rede Municipal de EnsinoDesde a implantação d...
26/10/2015

São Pedro do Iguaçu realiza Simulado para Monitoramento da Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino

Desde a implantação do Plano Municipal de Educação (PME), a Secretaria Municipal de educação, Cultura e Esporte de São Pedro do Iguaçu, vem planejando para a aplicação de simulados em Língua Portuguesa e Matemática em sua rede de ensino.
Na última semana do mês de outubro, a secretaria estará realizando a aplicação de te**es “simulados” nas turmas de 4º e 5º anos para acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
Segundo a Secretária de Educação Marisa Wehrmann Zorzi, no município já acontece o acompanhamento constante da aprendizagem nas turmas de 1º, 2º e 3º anos com intuito de realizar o diagnóstico dos níveis de alfabetização, e agora vamos alargar para as turmas de 4º e 5º anos. Segundo ela, esse acompanhamento gera alguns benefícios: o corpo docente recebe diagnósticos constantes da aprendizagem dos alunos, podendo fazer intervenções mais rápidas e assertivas; a equipe de gestão pode comparar o desenvolvimento dos alunos no decorrer do ano letivo; os alunos se familiarizam com a dinâmica das avaliações para se sentirem mais confiantes e preparados no dia das avaliações oficiais do MEC, explica.

A Secretaria Municipal de Saúde convida todas as MULHERES a participar do "Outubro Rosa", que se realizara dia 23 de out...
19/10/2015

A Secretaria Municipal de Saúde convida todas as MULHERES a participar do "Outubro Rosa", que se realizara dia 23 de outubro de 2015, ás 08H00 hrs, na Casa da Cultura em São Pedro do Iguaçu.



A Administração Municipal deseja a todos os professores parabéns pelo seu dia!
15/10/2015

A Administração Municipal deseja a todos os professores parabéns pelo seu dia!

Reunião sobre a Eleição do Conselho Tutelar 2015 - Mandato 2016/2019 - Foi realizado em 01 de outubro de 2015 - CMDCA, C...
02/10/2015

Reunião sobre a Eleição do Conselho Tutelar 2015 - Mandato 2016/2019 - Foi realizado em 01 de outubro de 2015 - CMDCA, Comissão Especial, Ministério Público, Candidatos para Conselheiro Tutelar, o objetivo da reunião foi para fazer as últimas recomendações antes da Eleição que acontecerá no dia 04 de Outubro de 2015.

Endereço

Rua Niteroi, 121
São Pedro Do Iguaçu, PR
85929-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura Municipal de São Pedro do Iguaçu posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar