04/05/2026
Carta às Famílias!
A partir de hoje, 04/05, segunda-feira, parte da nossa equipe escolar aderiu ao Movimento de Greve organizado pelos sindicatos dos trabalhadores da educação. Nossa luta é por melhores condições de trabalho que assegurem uma educação pública com qualidade. Para tirar as dúvidas seguem alguns itens de nossa pauta de negociação com o Prefeito:
- Todo ano o trabalhador tem direito ao dissídio salarial conforme o índice da inflação. Nesse ano o Prefeito quer oferecer 3,5% (abaixo da inflação) parcelado em duas vezes. Sendo a segunda parcela para 2027. Vocês já viram isso? Reajuste parcelado em duas vezes?
- Você sabia que a cada ano estamos com menos recursos humanos? Na nossa escola mesmo o quadro segue incompleto, faltam professores, agentes escolares (cargo que não existe mais e não reorganizaram o módulo), estagiárias.
- Você sabia que na Educação Infantil, as crianças público-alvo da educação especial só entram na lista de atendimento se tiverem com laudo médico fechado (o que é bem difícil nessa faixa etária). E que a designação de Professor Colaborativo está sendo priorizada apenas nas EMEFs? E que faltam profissionais na rede para essa demanda?
- Você sabia que nesse ano os recursos municipais de verbas, o PTRF, tiveram, a princípio, o valor diminuído e que até o fim de abril muitas escolas não receberam o recurso. Sem recursos financeiros não é possível comprar uma agulha ou realizar um reparo simples no prédio escolar?
Esses são alguns itens da nossa pauta. Além de falar do alto volume de adoecimento de servidores devido a crescente desvalorização e violência no ambiente escolar.
Por tudo isso, é de extrema importância o apoio das famílias ao movimento. Sabemos das dificuldades que a greve traz no dia a dia. Mas nesse momento, a luta é necessária! Pela dignidade dos trabalhadores da educação pública e por uma educação pública de qualidade!
EMEI Padre Mauro Baptista