14/03/2019
Nota do Coletivo Na Escola e Na Luta sobre a tragédia em Suzano
O Coletivo na Escola e na Luta se solidariza com os familiares, amigos e toda a Comunidade Escolar envolvida na tragédia da EE Raul Brasil, em Suzano, na manhã de quarta-feira, 13 de março.
As escolas de São Paulo estão abandonadas a sorte e vulneráveis ao sucateamento cotidiano, com a ausência de políticas públicas efetivas de valorização dos profissionais e os espaços escolares. Muitas escolas estão longe de ser espaços saudáveis, ambientes de estímulo a aprendizagem, produção e troca de conhecimentos.
O ocorrido no Município de Suzano, SP, é mais uma tragédia que talvez não teríamos como evitar, uma vez que as motivações ainda são desconhecidas. Entretanto, o que estamos vivenciando na nossa sociedade, com o estímulo da cultura do ódio, da falta de respeito, da intolerância à diversidade, do preconceito, fortalece, em certo grau, as enfermidades de jovens e professores, levando a uma degradação social.
Além disso, nas últimas eleições ao governo federal, o discurso de ódio e o estímulo ao porte de arma foi um debate que ganhou espaço na sociedade, e conquistou, de forma peculiar, a comunidade mais jovem e periférica, sendo até mesmo um fator importante para a vitória de Jair Bolsonaro.
Diante desse cenário é fundamental que o sindicato aprofunde as reflexões em torno de ações efetivas contra a violência que acomete a juventude e os professores nas escolas, cobre das autoridades políticas e projetos que estimulem um ambiente saudável e de diálogo entre professores e alunos, valorize os profissionais e demais sujeitos da Comunidade Escolar, mas que, prioritariamente, repudiemos a política de armar a sociedade civil.
Por jovens que carreguem livros e não armas em suas mãos!!!!