Conselho Municipal de Saúde de São Paulo

Conselho Municipal de Saúde de São Paulo O Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo na formulação e execução da politica municipal de saúde.

Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias, promoção e controle social.

O Conselho Municipal de Saúde de São Paulo se solidariza ao Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, por ocasião do fale...
12/03/2026

O Conselho Municipal de Saúde de São Paulo se solidariza ao Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, por ocasião do falecimento da Sra. Maria Palmira Moura Martins, assessora da Secretaria Executiva do CES-SP. Palmira, figura ímpar, profunda conhecedora e entusiasta do Sistema Único de Saúde e da Participação Social, foi referência para todos os conselhos de saúde do estado de São Paulo. Ficam as boas lembranças e os sinceros pesares à Secretaria Executiva do CES-SP, conselheiros estaduais de saúde, familiares e amigos.

Nota de Pesar

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo manifesta, com profunda tristeza, o seu pesar pelo falecimento de Maria Palmira/ dona Palms, Palmirinha, que por mais de 30 anos dedicou sua vida ao serviço público e à construção cotidiana deste Conselho.

Maria Palmira foi muito mais do que uma funcionária. Foi parte da história e da memória viva do Conselho Estadual de Saúde. Ao longo de três décadas, contribuiu com compromisso, responsabilidade e um carinho singular por tudo aquilo que fazia. Sua presença marcante, sua dedicação e seu espírito colaborativo fizeram dela um verdadeiro patrimônio humano desta instituição.

Hoje, não perdemos apenas uma colega de trabalho. Perdemos uma amiga querida, uma mulher generosa, uma mãe e uma avó, cuja trajetória foi construída com amor, dignidade e dedicação ao bem coletivo.

Seu legado permanecerá vivo nas lembranças de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela, aprender com sua experiência e compartilhar de sua generosidade. A história do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo carrega, de forma permanente, a marca de sua contribuição.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas, desejando que encontrem conforto nas memórias, no carinho e no exemplo de vida deixado por Maria Palmeira.

Maria Palmira será sempre lembrada com respeito, gratidão e saudade.

11/12/2025
11/12/2025

AÇÃO DE NATAL
A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) realizará neste sábado (13) o tradicional evento ‘Adote Um Bom Velhinho’, que incentiva a adoção responsável dos cães e gatos idosos, com idades acima de 8 anos, que aguardam por um lar no Centro Municipal de Adoção.
Adotantes que moram na capital, recebem o cartão Cuida Bem Idoso, que dá direito vitalício ao atendimento prioritário do pet idoso adotado, nos quatro hospitais veterinários públicos da capital.
É necessário levar caixa de transporte própria para animais, em caso de adoção de gatos, e coleira com guia para adoção de cães.
Taxa municipal referente à adoção:
R$ 34,20
SERVIÇO:
O que: Evento ‘Adote um bom velhinho’
Quando: sábado, 13 de dezembro,
das 9h às 17h
Local: Rua Santa Eulália, 86, Santana
Documentos necessários para adoção: CPF, RG e comprovante de residência.

10/11/2025
É com grande pesar que o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo comunica o falecimento da Sra. Maria do Carmo Sales Mo...
10/11/2025

É com grande pesar que o Conselho Municipal de Saúde de São Paulo comunica o falecimento da Sra. Maria do Carmo Sales Monteiro ou, para todos, simplesmente, Maria do Carmo.
Maria do Carmo, mulher negra, enfermeira, defensora irrestrita do SUS público, de qualidade, antirracista. Foi uma das Coordenadoras do Projeto Larga Escala na antiga Secretaria de Higiene e Saúde, da SES. Foi convidada para fazer parte da equipe da direção que fundou o Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde - CEFOR, em 1990 com o objetivo de implantar o Projeto Larga Escala no Município de SP. Fez parte do grupo que organizou o Seminário "Não deixe a sua cor passar em branco", que posteriormente levou à implantação do quesito Raça/Cor no município de São Paulo, o primeiro do país. Constituiu o primeiro Comitê Técnico de Saúde da População Negra junto ao Ministério da Saúde. Desempenhou a função de Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento, abraçou os projetos de formação dos Conselheiros Gestores e participação social junto à Escola Municipal de Saúde. Foi a representante do CEFOR na Comissão de Saúde da População Negra do Conselho Municipal de Saúde. Coordenou o Projeto de formação de Interlocutores da Saúde da População Negra, o Curso de formação e o Seminário da Saúde da População Negra e Direito à Saúde, que contou com a presença da ex Ministra da Igualdade Racial Profa.Dra. Luiza Bairros. Permaneceu na equipe da Escola Técnica do SUS, compôs a equipe que criou o material pedagógico do Curso de TÉcnico de Agente Comunitário de Saúde, dedicou-se à formação técnica do nível médio e da formação pedagógica dos profissionais das áreas da saúde.
Uma pessoa cheia de vida, alegre, sorridente, inteligente, generosa que se dedicou integralmente à Educação Permanente em Saúde dos trabalhadores do SUS/ SP até 2024, quando se aposentou da SMS.
Maria do Carmo, Presente!!

31/07/2024

Posse dos Conselheiros

Endereço

Rua Drive Siqueira Campos, 176
São Paulo, SP
01509-020

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Telefone

+551154618821

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Conselho Municipal de Saúde de São Paulo posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Conselho Municipal de Saúde de São Paulo:

Compartilhar