12/03/2026
O Conselho Municipal de Saúde de São Paulo se solidariza ao Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, por ocasião do falecimento da Sra. Maria Palmira Moura Martins, assessora da Secretaria Executiva do CES-SP. Palmira, figura ímpar, profunda conhecedora e entusiasta do Sistema Único de Saúde e da Participação Social, foi referência para todos os conselhos de saúde do estado de São Paulo. Ficam as boas lembranças e os sinceros pesares à Secretaria Executiva do CES-SP, conselheiros estaduais de saúde, familiares e amigos.
Nota de Pesar
O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo manifesta, com profunda tristeza, o seu pesar pelo falecimento de Maria Palmira/ dona Palms, Palmirinha, que por mais de 30 anos dedicou sua vida ao serviço público e à construção cotidiana deste Conselho.
Maria Palmira foi muito mais do que uma funcionária. Foi parte da história e da memória viva do Conselho Estadual de Saúde. Ao longo de três décadas, contribuiu com compromisso, responsabilidade e um carinho singular por tudo aquilo que fazia. Sua presença marcante, sua dedicação e seu espírito colaborativo fizeram dela um verdadeiro patrimônio humano desta instituição.
Hoje, não perdemos apenas uma colega de trabalho. Perdemos uma amiga querida, uma mulher generosa, uma mãe e uma avó, cuja trajetória foi construída com amor, dignidade e dedicação ao bem coletivo.
Seu legado permanecerá vivo nas lembranças de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela, aprender com sua experiência e compartilhar de sua generosidade. A história do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo carrega, de forma permanente, a marca de sua contribuição.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas, desejando que encontrem conforto nas memórias, no carinho e no exemplo de vida deixado por Maria Palmeira.
Maria Palmira será sempre lembrada com respeito, gratidão e saudade.