Coletivo Cultural Vianinha

Coletivo Cultural Vianinha O Coletivo Cultural Vianinha, é um coletivo de cultura classista que concentra trabalhadores da cu

🎬 *Encontro do Audiovisual Popular e Periférico* Exibição de curtas produzidos pelos nossos coletivos e debate sobre as ...
29/08/2025

🎬 *Encontro do Audiovisual Popular e Periférico*

Exibição de curtas produzidos pelos nossos coletivos e debate sobre as ações que mobilizam o audiovisual em nosso território.

Vamos construir juntos os caminhos do audiovisual!
Este é um espaço aberto para profissionais, cineclubistas, estudantes, realizadores e entusiastas do setor compartilharem ideias e propostas sobre produção, distribuição, exibição e debate.

Nosso objetivo é reunir coletivos, cineclubes, produtores e realizadores do audiovisual popular e periférico para fortalecer conexões, trocar experiências e pensar juntos em ações que impulsionem o audiovisual das nossas quebradas em todas as suas etapas.

Traga seu curta para exibição e discussão.

Organização: Frente de articulação do Audiovisual Popular Periférico.

📍 *Local:* Okupação Cultural C.O.R.A.G.E.M.
Rua Vicente Avelar, 31 - Cohab II - Prox. Estação José Bonifácio
📅 *Data:* Domingo - 31/08/2025
🕒 *Horário:* das 14h às 18h

Participe, traga suas ideias e faça parte dessa construção coletiva.

Fortaleça com o lanche coletivo trazendo algum prato e bebida.

Nota políticaPela defesa da Tv Cultura e da Jazz Sinfônica!Em mais um episódio desprezível de sua guerra contra a popula...
25/12/2024

Nota política
Pela defesa da Tv Cultura e da Jazz Sinfônica!

Em mais um episódio desprezível de sua guerra contra a população, a cultura e tudo que é de direito do povo trabalhador, o fascista Tarcísio Freitas, através de uma manobra contábil, pretende acabar de uma vez por todas com a TV Cultura bem como com a Jazz Sinfônica.

(...)

Caso esta estratégia de estrangulamento continue a ser implementada, veremos no futuro bem próximo o fim, talvez não jurídico, mas com certeza na prática, tanto da TV Cultura quanto da Jazz Sinfônica. Por esse motivo, devemos denunciar e nos somar a luta dos trabalhadores da Fundação Padre Anchieta contra mais este ataque deste governo que é inimigo declarado da classe trabalhadora!

EM DEFESA DA TV CULTURA E DA JAZZ SINFÔNICA!
POR UMA TELEVISÃO 100% PÚBLICA, INDEPENDENTE E POPULAR!
PELO ACESSO LIVRE À CULTURA

Assine a petição em apoio à Tv Cultura e à Jazz Sinfônica:
https://bit.ly/EmdefesadaTVCultura

18/11/2024
Ação de solidariedade as regiões de Jabaquara, favela do Vietinã e Beira Rio.Na última semana, a cidade de São Paulo pas...
07/11/2024

Ação de solidariedade as regiões de Jabaquara, favela do Vietinã e Beira Rio.

Na última semana, a cidade de São Paulo passou por fortes chuvas, o que levou algumas regiões que nunca foram afetadas pela chuva forte a f**arem embaixo d'água, vítimes de enchentes. Estamos acompanhando a situação por via do Vidal, um articulador da casa Hip Hop da zona Sul, pessoa de muitos corres e larga militância junto ao MTST.

Quando entramos em contato, soubemos que as pessoas estão f**ando doentes por conta da agua que estão tomando, sendo uma das demandas água potável, além de alimentos, fraudas e absorventes, prioritariamente. Também nos foi passado um PIX para doações.

Neste momento, a OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM será o ponto de coleta até segunda-feira.

Convite Cine-Debate pelo Poder PopularNo dia 25/08 o Coletivo Cultural Vianinha realizará, junto com a Marcha da Maconha...
13/08/2024

Convite Cine-Debate pelo Poder Popular

No dia 25/08 o Coletivo Cultural Vianinha realizará, junto com a Marcha da Maconha Zona Leste, na Okupação C.O.R.A.G.E.M., um Cine-Debate pelo Poder Popular.

O evento contará com o lançamento do curta-metragem “Despertador”, realizado pelo Coletivo Kino Trincheira, e a exibição dos curta-metragens “Iná”, de Lico Cardoso, do Núcleo Aota, e “Memórias da Luta”, realizado pelo Cine Campinho.

Após os filmes, teremos uma roda de conversa onde será debatido como as periferias sofrem da repressão policial e como, dentro da lógica burguesa, a guerra às dr**as serve de instrumento de controle social, onde as populações periféricas, em particular as afrodescendentes, são criminalizadas e massacradas.

Convidados confirmados, até o momento,para a roda:
Railda Silva Alves (AMPARAR)
Solange Oliveira (Mães em Luto Zona Leste)
Pedro Oliveira (Cine Campinho)
Lico Cardoso (Núcleo Aota)
Tatiane Damasceno (atriz do curta Despertador)

(...) Articulando a sua práxis cinematográf**a nestas duas camadas da luta socialista, o movimento de liberação a nível ...
17/07/2024

(...) Articulando a sua práxis cinematográf**a nestas duas camadas da luta socialista, o movimento de liberação a nível nacional e a luta anti-imperialista a nível continental, o Grupo Ukamau fará uma distinção entre dois momentos dentro do cinema revolucionário, um antes da liberação e outro depois da liberação, o primeiro correspondendo a um movimento de clarif**ação e desmistif**ação dos processos de exploração e repressão sob a ordem capitalista, e a segunda, ao processo de mobilização para a construção do socialismo (SANJINÉS, 1978). Em ambos os estágios, o cineasta não é mais que um instrumento do povo, sendo este, em sua coletividade, o verdadeiro agente do fazer cinematográfico, daí a ideia, absolutamente primordial dentro das concepções do Grupo Ukamau, de “cine junto al Pueblo”.

(...)

*Artigo completo no site link nos stories

Na última quarta-feira, dia 19/06, foi publicada a decisão do juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, autorizando a reintegraç...
23/06/2024

Na última quarta-feira, dia 19/06, foi publicada a decisão do juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, autorizando a reintegração de posse, pedida pela prefeitura, da Casa Amarela. A reintegração de posse está marcada para dia 24/06, esta segunda-feira(!).
​A dez anos, o Quilombo Afroguarany oferece na Casa Amarela uma série de atividades culturais e artísticas, democratizando o acesso a esses fazeres e saberes, com especial foco nas culturas afro-brasileiras e indígenas. Importante ressaltar, que também é feito um trabalho junto à comunidade, não só preservando a Casa Amarela em si, mas também colocando ela a serviço da preservação desses saberes, que são tão pouco incentivados e até atacados por esse governo. Como os próprios denunciam em um post no Instagram (), a prefeitura vem em um processo de sucateamento do espaço com, por exemplo, a suspenção dos vigilantes patrimoniais, criando uma situação bastante complicada para quem zela pelo espaço.
​De acordo com informação do site Metropoles, a prefeitura de Ricardo Nunes pretende, pasmem, transformar o espaço da Casa Amarela em nova sede do Departamento do Patrimônio Histórico, como se esse governo, que é inimigo patente da cultura e da história do povo brasileiro, tivesse qualquer interesse em preservar qualquer patrimônio que a cidade tenha. O que se pretende com a instauração de uma nova sede não é outra coisa que não a licença para sucatear ao máximo o espaço, para então entregá-lo à iniciativa privada a preço de banana, enchendo os bolsos da burguesia aliada deste governo ao mesmo tempo que se destrói o acesso da população à cultura. Não podemos f**ar parados e nos colocamos a disposição para lutar ombro a ombro em solidariedade diante deste ataque criminoso da prefeitura de Ricardo Nunes contra a Casa Amarela – Quilombo Afroguarany em particular, e a cultura de São Paulo em geral!

Todo apoio a Associação Casa Amarela – Quilombo Afroguarany!
NÃO a reintegração de posse CRIMINOSA pedida pela prefeitura de Ricardo Nunes!
Por uma cultura popular, acessível a todos e feita por todos!
Siga a Associação Casa Amarela – Quilombo Afroguarany e ajude a divulgar a situação:

No dia 05 de maio, o Coletivo Cultural Vianinha realizará, na Okupação C.O.R.A.G.E.M., uma conversa sobre os Pontos de C...
28/04/2024

No dia 05 de maio, o Coletivo Cultural Vianinha realizará, na Okupação C.O.R.A.G.E.M., uma conversa sobre os Pontos de Cultura, o programa Cultura Viva e sua importância .

O programa Cultura Viva, que inclui os Pontos de Cultura, foi, e é, uma das políticas públicas mais signif**ativas e diferenciadas para a cultura popular brasileira. Sua complexa estrutura de pontos, pontões, pontinhos, teias e redes que abarcam desde as expressões mais tradicionais até as mais tecnológicas, com uma perspectiva emancipatória e distributiva, tinha a função de fomentar a diversidade e o potencial cultural do povo brasileiro, além de criar laços por todo o território. Este instrumento foi tão potente que transcendeu as fronteiras nacionais e, mesmo nos tempos de destruição cultural que nosso país passou sob os governos de extrema direita, muitas redes foram capazes de se manter vivas graças à solidariedade popular.

Como é sabido por muitos, infelizmente, com o passar dos anos, o programa Cultura Viva foi sendo desmontado e sucateado, enquanto política pública nacional. Hoje se fala em uma retomada desta política pública.

Com a intenção de recordar e retomar este debate bem como fortalecer entre nós, fazedores culturais das periferias de São Paulo, o entendimento e importância que o programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura tiveram, e ainda têm, além de aquecer esta rede, convidamos todos para esta conversa com a intenção de estreitar nossos laços nesta direção.

Convidados confirmados até o momento:

Célio Turino (criador do programa Cultura Viva)

Eliana Maurelli (Ponto de Cultura COHABITARTE)

Tito Flavio (Ponto de Cultura Pedra no Sapato)

05/05/2024
Horário: 15h
Local: Okupação C.O.R.A.G.E.M.
R. Vicente Avelar, 31 - Conj. Res. José Bonifácio, ZL - São Paulo

No dia 05 de maio, o Coletivo Cultural Vianinha realizará, na Okupação C.O.R.A.G.E.M., uma conversa sobre os Pontos de C...
08/04/2024

No dia 05 de maio, o Coletivo Cultural Vianinha realizará, na Okupação C.O.R.A.G.E.M., uma conversa sobre os Pontos de Cultura, o programa Cultura Viva e sua importância .

O programa Cultura Viva, que inclui os Pontos de Cultura, foi, e é, uma das políticas públicas mais signif**ativas e diferenciadas para a cultura popular brasileira. Sua complexa estrutura de pontos, pontões, pontinhos, teias e redes que abarcam desde as expressões mais tradicionais até as mais tecnológicas, com uma perspectiva emancipatória e distributiva, tinha a função de fomentar a diversidade e o potencial cultural do povo brasileiro, além de criar laços por todo o território. Este instrumento foi tão potente que transcendeu as fronteiras nacionais e, mesmo nos tempos de destruição cultural que nosso país passou sob os governos de extrema direita, muitas redes foram capazes de se manter vivas graças à solidariedade popular.

Como é sabido por muitos, infelizmente, com o passar dos anos, o programa Cultura Viva foi sendo desmontado e sucateado, enquanto política pública nacional. Hoje se fala em uma retomada desta política pública.

Com a intenção de recordar e retomar este debate bem como fortalecer entre nós, fazedores culturais das periferias de São Paulo, o entendimento e importância que o programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura tiveram, e ainda têm, além de aquecer esta rede, convidamos todos para esta conversa com a intenção de estreitar nossos laços nesta direção.

Convidados confirmados até o momento:

Célio Turino (criador do programa Cultura Viva)

Eliana Maurelli (Ponto de Cultura COHABITARTE)

Tito Flavio (Ponto de Cultura Pedra no Sapato)

05/05/2024
Horário: 15h
Local: Okupação C.O.R.A.G.E.M.
R. Vicente Avelar, 53 - Conj. Res. José Bonifácio, ZL - São Paulo

O desmonte cultural se aprofunda e dessa vez atinge o Museu da Diversidade Sexual. Mais uma prova do desastre que é a te...
02/03/2024

O desmonte cultural se aprofunda e dessa vez atinge o Museu da Diversidade Sexual. Mais uma prova do desastre que é a terceirização dos instrumentos culturais! CULTURA NÃO É MERCADORIA!!
Na última quinta-feira, dia 29 de fevereiro, nada menos que 12 dos 29 funcionários do Museu da Diversidade Sexual, que é vinculado à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foram sumariamente demitidos. O museu é gerido pelo Instituto Odeon, e, de acordo com relatos dos funcionários, o motivo oficial da demissão é o reduzido orçamento previsto para 2024, mas que além disso, existe uma política LGBTfóbica e higienista sendo aplicada pela gestão do museu.
O Museu da Diversidade vem estando sob ataque direto desde pelo menos 2022, quando parlamentares da extrema direita, com o desprezível Gil Diniz (PL) à frente, questionaram a destinação de R$30.000.000,00 à sua administração. Desde então, o Museu da Diversidade ficou um longo período fechado e, mesmo voltando a abrir, não funciona plenamente até hoje.
Com as demissões recentes, dois setores inteiros do museu, o de museologia e o de educação, exatamente os dois setores mais importantes do nosso ponto de vista, f**aram sem absolutamente nenhum funcionário!

(Continua nos comentários)

Sobre a situação do PIA, PIAPI e do programa Vocacional. Após quase dois meses de atraso, a prefeitura de São Paulo, com...
18/01/2024

Sobre a situação do PIA, PIAPI e do programa Vocacional.

Após quase dois meses de atraso, a prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes, e que tem a lamentável Aline Torres como secretária de cultura, publicou no último dia 09 de janeiro os editais para os programas PIA, PIAPI e o Vocacional. Todos esses programas de formação cultural deveriam ter sido publicados em dezembro, porém, só agora vem a público. Se a primeira vista, aos olhos mais desatentos, esse atraso parece pouca coisa, na prática, ele acarreta um sério vácuo para os trabalhadores da cultura, bem como todos aqueles para os quais esses programas de formação são direcionados, em particular as periferias da cidade.
O último dia de inscrição para o edital é 01 de março, o que signif**a que as orientações terão início, muito provavelmente, só em junho. Ou seja, haverá pouquíssimo tempo para a efetuação dessas orientações. Além disso, a diminuição de 75 para 70 horas prejudica o processo formativo. Isso não é tudo, se antes a sociedade civil participava da escolha da comissão avaliadora dos artistas-educadores, nomeando parte desta comissão e a secretaria nomeando a outra parte, agora as regras mudaram! Limou-se a participação popular, a comissão avaliadora dos programas agora f**a totalmente a critério da prefeitura, sem que a população participe, mais uma vez nos afastando da possibilidade de participar da decisão daquilo que queremos para nossas crianças e jovens. Já está patente, diálogo não é o forte desta prefeitura, que ainda tem coragem de falar em democracia!

(Continua nos comentários)

Endereço

Rua Francisca Miquelina, 118
São Paulo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Coletivo Cultural Vianinha posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Coletivo Cultural Vianinha:

Compartilhar