EMEI Antonio Figueiredo Amaral

EMEI Antonio Figueiredo Amaral Página dedicada a compartilhar ações pedagógicas, culturais e sociais promovidas nesta Unidade Escol

Nossa proposta pedagógica se embasa na teoria construtivista e procura garantir a criança o direito de viver a infância e se desenvolver, buscando organizar situações agradáveis e estimulantes que ampliem as possibilidades infantis de cuidar-se e ser cuidada, de se expressar, criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar, trabalhar em grupo, buscar soluções para problemas e conflitos. A

sseguramos às crianças acesso as informações que lhe possibilitem construir significações pessoais, sobre o mundo e si mesma; podendo com isso, compreender aspectos básicos que regem as relações entre as pessoas, a diversidade étnica e cultural.

Criamos um novo Instagram para nossa escola 👏🏾😻Convidamos vocês a nos seguir e acompanhar de perto informações important...
06/05/2025

Criamos um novo Instagram para nossa escola 👏🏾😻
Convidamos vocês a nos seguir e acompanhar de perto informações importantes da nossa EMEI ❤️❤️

FESTA DOS ANIVERSARIANTES DE ABRILTEMA: FESTA DAS CORES (Tema escolhido pelas crianças em assembleia)Durante o mês de ab...
30/04/2025

FESTA DOS ANIVERSARIANTES DE ABRIL
TEMA: FESTA DAS CORES (Tema escolhido pelas crianças em assembleia)
Durante o mês de abril, as crianças ouviram histórias de origem indígena e africana; algumas turmas produziram tintas naturais e as bandeirinhas pintadas com essas tintas foram utilizadas na decoração da festa.
Mais que festejar as cores do "arco-íris", celebramos as nossas lindas e múltiplas cores.

FESTA DOS ANIVERSARIANTES DE MARÇOTEMA: PRAIAEste dia foi pra lá de divertido porque além do piquenique e bolo, as crian...
30/04/2025

FESTA DOS ANIVERSARIANTES DE MARÇO
TEMA: PRAIA
Este dia foi pra lá de divertido porque além do piquenique e bolo, as crianças se esbaldaram com brincadeiras com água.
Vocês gostariam de ver mais fotos deste dia? Comente aqui embaixo

FESTA DOS ANIVERSARIANTES DE JANEIRO E FEVEREIROTEMA: CARNAVALToda última sexta-feira de cada mês, organizamos uma festa...
30/04/2025

FESTA DOS ANIVERSARIANTES DE JANEIRO E FEVEREIRO
TEMA: CARNAVAL
Toda última sexta-feira de cada mês, organizamos uma festa para os aniversariantes daquele mês com piquenique, brincadeiras, "balada" e a esperada hora do "Parabéns"

As assembleias de crianças na Educação Infantil são momentos essenciais para promover a participação ativa dos pequenos ...
28/04/2025

As assembleias de crianças na Educação Infantil são momentos essenciais para promover a participação ativa dos pequenos no ambiente escolar. Elas incentivam o diálogo, o respeito às opiniões dos colegas e o desenvolvimento da escuta atenta. Durante esses encontros, as crianças têm a oportunidade de expressar sentimentos, resolver conflitos de maneira coletiva e construir regras de convivência, fortalecendo seu senso de responsabilidade e pertencimento. Além disso, as assembleias contribuem para a formação de cidadãos críticos e colaborativos desde os primeiros anos de vida, valorizando a autonomia e o protagonismo infantil.
Neste ano, nossa Emei começou a organizar assembleias com nossas crianças.
Cada turma escolheu representantes que participaram da reunião geral e uma das primeiras decisões do grupo foi a escolha do tema da festa nos aniversariantes.

A partir do mês de abril, estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo receberão atendimento odontológi...
23/04/2025

A partir do mês de abril, estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo receberão atendimento odontológico dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, que é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e visa promover à redução do número de cavidades de cárie e focos de infecção em crianças e jovens das escolas municipais.
Os profissionais irão até as Unidades Educacionais e utilizarão uma técnica conhecida como Tratamento Restaurador Atraumático (ART) – um método de tratamento da cárie que dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais, que é aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI).
O atendimento será feito mediante autorização dos responsáveis e os estudantes que necessitarem de tratamento mais invasivo como canais, extração e demais complexidades, deverão ser atendidos nas UBS.
Nossa EMEI já recebeu a primeira ação dos profissionais do Centro Escola Barra Funda e em maio teremos uma atividade coletiva com a equipe de Saúde Bucal.

Em breve faremos mais publicações de nossas atividades do primeiro trimestre.Quem está ansioso para ver e comentar?
16/04/2025

Em breve faremos mais publicações de nossas atividades do primeiro trimestre.
Quem está ansioso para ver e comentar?

Está sabendo? 📢"Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo".
05/04/2025

Está sabendo? 📢

"Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo".

Endereço

Rua Leonardo Jones Junior, 34, Barra Funda
São Paulo, SP
01138050

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 19:00
Terça-feira 07:00 - 19:00
Quarta-feira 07:00 - 19:00
Quinta-feira 07:00 - 19:00
Sexta-feira 07:00 - 19:00

Telefone

+551133921591

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando EMEI Antonio Figueiredo Amaral posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Our Story

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa EMEI opta por uma ação pedagógica que parte das vivências das crianças, oferecendo-lhes possibilidades de enriquecer suas aprendizagens, interagir com o objetivo de agirem sobre seu ambiente. Desenvolveremos situações agradáveis e estimulantes que ampliem as possibilidades infantis de cuidar-se e ser cuidada, de se expressar, criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar, trabalhar em grupo, buscar soluções para problemas e conflitos. Buscamos assegurar a criança o direito de viver a infância, considerando suas características identitárias, possibilitando a construção de uma imagem positiva de si. Trabalhamos com as marcas da diferença, consideramos que, “a identidade elabora-se em oposição ao que não se é, constrói-se por meio da diferença, não fora dela” (Moreira e Cunha, 2011, p. 264). Proporcionamos às crianças o acesso às informações que lhe possibilitem a observar e a construir significações pessoais, sobre o mundo e sobre si mesma; podendo com isso compreender, respeitar e combater o preconceito em relação à diversidade étnica, de gênero e cultural, assim como, incluir todas as crianças em suas especificidades para que haja participação nas atividades escolares, contribuindo para formação cidadã.

Sobre as “Datas a comemorar...”

A Proposta Pedagógica da nossa escola, não trabalha com um currículo baseado em datas comemorativas comerciais, como Páscoa, dia das mães, dia dos pais, Natal, dia das crianças, etc., pois sabemos o quanto essas datas são movidas pelo comércio e a indústria que se aproveitam das vendas. Entendemos que a marca do trabalho, meramente voltado às datas comemorativas, é fragmentado de conhecimentos. Nossa proposta tem como eixo, o respeito, seja ele, com relação: a diversidade das famílias e suas diferentes constituições, as etnias, a pluralidade de religiões, considerando que a escola pública é laica. Temos como intenção o acesso às informações que lhe possibilitem a observar e a construir significações pessoais, sobre o mundo e sobre si mesmo; podendo com isso compreender, respeitar e combater o preconceito em relação a diversidade étnica, de gênero e cultural. O que queremos celebrar? Aniversários - confraternizando com todas as crianças mensalmente Famílias – Dias da Família. Considerando sua diversidade nos pontos de vista, em seus estilos de vida, de cultura, de configurações, enfim, teremos dois encontros. Oficinas com participação de todos. Também teremos nossa Mostra Cultural que será um momento de compartilhar com todos o trabalho que vem sendo desenvolvido com as crianças. Brincaremos de dançar e cantar e algumas apresentações podem ocorrer de acordo com o projeto de cada turma Rito de passagem do Infantil II para o ensino Fundamental A infância a cada dia, a cada olhar, a cada escuta, a cada encontro, a cada diálogo, a cada movimento, a cada abraço... Não vemos sentido em comemorar na escola o Dia da criança em outubro, que associa a infância ao consumo. Enfim, algumas ações estão previstas em nosso currículo, não para comemorarmos, mas para contribuir com o reconhecimento, a valorização e a interação das crianças e ao combate ao racismo, à discriminação e o sexismo. São elas: Dia Internacional da Mulher; Agosto Indígena, Novembro Negro e Dezembro Imigrante. Ações que são incorporadas na rotina da Escola, como práticas inclusivas e que promovam a igualdade racial e de gênero.