Coletivo Baobá - Movimento de Cursinho Popular

Coletivo Baobá - Movimento de Cursinho Popular O Coletivo Baobá de Cursinho Popular é um movimento social que luta pela educação pública, gratuita e de qualidade para as trabalhadoras e os trabalhadores

O Coletivo Baobá de Cursinho Popular é um movimento social que luta pela educação pública, gratuita e de qualidade para as trabalhadoras e os trabalhadores da periferia da Zona Leste de São Paulo. Nosso objetivo político não é apenas que a juventude trabalhadora ingresse na universidade, mas que possa, por meio das experiências de debate, formação política e produção coletiva de conhecimento popul

ar, se identif**ar como sujeito oprimido pela sua condição de classe, de raça, de gênero etc., ao mesmo tempo, como sujeito potencial de mudanças radicais dessa condição de classe. O Cursinho Popular sai da sala de aula para caminhar nesse rumo: estamos ao lado das lutadoras e dos lutadores da quebrada, movimentos sociais e coletivos que não se amarram a governos, empresas e partidos da ordem, e que lutam por justiça e igualdade para os nossos.

A pandemia do novo coronavírus, que teve seu início no Brasil no fim de fevereiro, deixou um rastro de mais de 40 mil mo...
12/06/2020

A pandemia do novo coronavírus, que teve seu início no Brasil no fim de fevereiro, deixou um rastro de mais de 40 mil mortos nos últimos três meses de transmissão da doença. Já foram mais de 800 mil casos confirmados, sendo incerto o quanto esses números poderão aumentar.

Em muitas cidades, os hospitais públicos estão lotados e, a medida de distanciamento social, indicada pelos órgãos de saúde e ciência como ef**az na redução do contágio, não pode ser adotada por milhares de brasileiros que não tiveram o suporte econômico e social do Estado para ter a quarentena como direito.

Há ainda outro elemento importante: dados do Ministério da Saúde apontam que a letalidade da Covid-19 é maior entre negros e negras, e, em São Paulo, são os bairros periféricos que registram mais mortes por coronavírus, o que revela que as desigualdades sociais e o racismo estrutural são agravantes da pandemia no país.

Em tempos de pandemia, a desigualdade social se alastra a diversos setores da sociedade, como na educação, em que milhares de estudantes vêm sendo afetados. Desde que o coronavírus se alojou no Brasil, ele trouxe muitas mudanças na vida dos estudantes, que precisaram se adaptar ao novo cenário de aulas online, o que traz muitas dificuldades. Algumas são:

• Aulas online (EaD) - Cerca de 38% das casas não têm acesso a internet / 58% das casas não têm computador (exclusão digital);

• Ensino básico - Pouco mais de 80% dos estudantes estudam na rede pública, onde o ensino é desigual e precário;

• Estrutura - Muitos jovens não têm lugar apropriado para se dedicarem aos estudos. Muitas casas possuem cômodos apertados, onde se divide o espaço com toda a família, com barulho, etc., dificultando a concentração;

• Saúde mental - No período da pandemia, transtornos mentais comuns (ansiedade, depressão, etc.) aumentaram drasticamente, devido a preocupações e incertezas desse período;

O modelo de ensino à distância que vem sendo adotado não é inclusivo, pois não considera todas as dificuldades dos estudantes. Sua eficácia f**a prejudicada, pois o governo fornece ensino a distância, mas não fornece meios de acesso.

Vimos também que houve resistência à alteração das datas do ENEM pelo Ministério da Educação, o que iria signif**ar o aumento ainda maior da desigualdade: estudantes de baixa renda não dispõem das mesmas ferramentas que os estudantes da rede privada, dificultando ainda mais atingir bons resultados.

Além disso, essa situação agrava a precarização do trabalho dos professores e professoras. Não foi passada nenhuma orientação, nem se garantiram ferramentas para que possam fazer seu trabalho da melhor forma possível, fazendo com que eles se desdobrem diante de toda essa sobrecarga.

E o que ainda pode ser feito?

• Enem - a suspensão do Enem até o fim da quarentena, para que os estudantes tenham um melhor preparo, que seja menos desigual;

• Reformulação da grade escolar – Reduzir o número de conteúdos da grade escolar e, assim, reduzir o numero de conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);

• Suporte para os professores - enquanto provisoriamente o EAD é utilizado, que ele seja respeitando os professores e professoras, garantindo o suporte necessário e levando em conta as limitações de acesso e estudo nesse período.

• Mudança do método de ensino, extinção do método tradicional – Fortalecimento do ensino presencial, com a valorização e melhor preparo dos professores; garantia de estrutura para as atividades na escola; criação de outros métodos de ensino, onde os alunos realmente aprendam;

• Adiamento dos vestibulares – O adiamento de vestibulares, até que medidas sejam adotadas, o que é fundamental para garantir um preparo dos alunos igualmente, independente da renda, assim todos podem realizar a prova partindo do mesmo princípio;

A elaboração deste texto surge com o objetivo de atingir ao máximo a camada de estudantes de classes baixas e periféricos, que estão historicamente em posição de desvantagem em relação a outros grupos sociais na tentativa de ingressar em uma universidade. O intuito principal é fazer com que estes estudantes, que sofrem diariamente com as desigualdades sociais, se posicionem contra este sistema opressor e excludente. E as melhores ferramentas para isto é o conhecimento e a união, pois o momento histórico em que estamos vivendo com a pandemia e a crise do capitalismo, se torna um momento perfeito para que os estudantes se mobilizem para lutar pela democratização do ensino.

01/06/2020
20/05/2020


Nós do coletivo Baobá estamos na luta pelo adiamento do ENEM, que se aplicado no cenário atual de pandemia vai aprofunda...
20/05/2020

Nós do coletivo Baobá estamos na luta pelo adiamento do ENEM, que se aplicado no cenário atual de pandemia vai aprofundar a desigualdade e colocar em risco a saúde de milhares de jovens e seus familiares!

Fala pessoal! vai rolar uma roda de conversa importantíssima sore o ENEM e o cenário de pandemia nesse ano!Não percam!
16/05/2020

Fala pessoal! vai rolar uma roda de conversa importantíssima sore o ENEM e o cenário de pandemia nesse ano!
Não percam!

Atenção, atenção: temos uma nova convidada!!!!

ENEM 2020, O QUE ESTÁ EM JOGO?
Bolsonaro e Weintraub seguem promovendo retrocessos na Educação, apesar da crise instalada pelo coronavírus. O foco atual das disputas é o calendário do Enem. Diversas entidades e movimentos sociais tem apontado a necessidade de alteração do calendário da prova, mas esbarram na insistência do ministro da Educação.

A Frente de Cursinhos Populares convida representantes das redes Emancipa, Uneafro, Cursinho Alternativo da UNESP de Marília (CAUM) e Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet) para discutir os impactos desta crise para estudantes, universidades e cursinhos, e construir caminhos conjuntos na luta pelo acesso à Educação em tempos de coronavírus e governo Bolsonaro.

DOMINGO, 17/05, às 15h00, transmissão via YouTube - bit.ly/YOUTUBEFCP

Atividade especial do dia dos trabalhadores hoje às 19hs!!!Frente de Cursinhos Populares
01/05/2020

Atividade especial do dia dos trabalhadores hoje às 19hs!!!
Frente de Cursinhos Populares

🅷🅾🅹🅴! 🅰🆃🅸🆅🅸🅳🅰🅳🅴 🅴🆂🅿🅴🅲🅸🅰🅻 🅳🅾 🅳🅸🅰 🅳🅾🆂 🆃🆁🅰🅱🅰🅻🅷🅰🅳🅾🆁🅴🆂!

O 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐏𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫 𝐕𝐢𝐭𝐨 𝐆𝐢𝐚𝐧𝐧𝐨𝐭𝐭𝐢, em conjunto com outros cursinhos que compõe a 𝐅𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐞 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐢𝐧𝐡𝐨𝐬 𝐏𝐨𝐩𝐮𝐥𝐚𝐫𝐞𝐬, convida a tod@s para atividade sobre o 1º de Maio e a história das lutas.

Nesta atividade, professores de diversos cursinhos populares vão colocar em retrospectiva da luta dos trabalhadores desde o surgimento do capitalismo, passando pela 𝐑𝐞𝐯𝐨𝐥𝐮çã𝐨 𝐈𝐧𝐝𝐮𝐬𝐭𝐫𝐢𝐚𝐥, a 𝐜𝐨𝐧𝐝𝐢çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐧𝐚𝐬 𝐟á𝐛𝐫𝐢𝐜𝐚𝐬, a primeira 𝐠𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐠𝐫𝐞𝐯𝐞 𝐠𝐞𝐫𝐚𝐥, a 𝐏𝐫𝐢𝐦𝐚𝐯𝐞𝐫𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐨𝐯𝐨𝐬, a 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐀 𝐃𝐄 𝐏𝐀𝐑𝐈𝐒, a 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚çã𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐓𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬, a luta pela 𝐫𝐞𝐝𝐮çã𝐨 𝐧𝐚 𝐣𝐨𝐫𝐧𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐨 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡o, a influência e importância do 𝐚𝐧𝐚𝐫𝐪𝐮𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐧𝐚 𝐨𝐫𝐢𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐨 𝐬𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚𝐥𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐛𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥𝐞𝐢𝐫𝐨, a 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐆𝐫𝐞𝐯𝐞 𝐝𝐞 𝟏𝟗𝟏𝟕, o 𝐦𝐨𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐬𝐭𝐚, a 𝐥𝐮𝐭𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐚 𝐝𝐢𝐭𝐚𝐝𝐮𝐫𝐚 𝐜𝐢𝐯𝐢𝐥-𝐦𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫 e as 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚çõ𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐬𝐭ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐡𝐨𝐣𝐞!

𝐒𝐞 𝐚𝐬 𝐢𝐧𝐣𝐮𝐬𝐭𝐢ç𝐚𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐮𝐭𝐮𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐬ã𝐨 𝐮𝐦𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐧𝐨𝐬 ú𝐥𝐭𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐬é𝐜𝐮𝐥𝐨𝐬, ao que parece a 𝐜𝐥𝐚𝐬𝐬𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚 𝐧ã𝐨 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐨𝐮 𝐭𝐚𝐦𝐛é𝐦 𝐝𝐞 𝐬𝐞 𝐨𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐞 𝐫𝐞𝐚𝐠𝐢𝐫 𝐜𝐨𝐥𝐞𝐭𝐢𝐯𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞, lutando pelas suas pautas. A atividade de hoje vai ser um passeio pela História recente da classe trabalhadora, quais foram suas pautas e formas organizativas nos últimos séculos e décadas. 𝐁𝐨𝐫𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞?

A transmissão ocorrerá no Facebook, às 19hs, nos seguintes endereços:

Frente de Cursinhos Populares: https://www.facebook.com/frentedecursinhos

Cursinho Popular Vito Giannotti: https://www.facebook.com/cursinhodovito

Hoje é 1º de Maio, Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores!No século XIX e início do XX, mulheres e homens trabalhad...
01/05/2020

Hoje é 1º de Maio, Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores!

No século XIX e início do XX, mulheres e homens trabalhadores não tinham direito ao descanso remunerado, férias, nem à aposentadoria, ao seguro acidente ou seguro doença.

Por isso, entre 1° e 4 de maio de 1886, operários em Chicago, nos EUA, realizaram uma greve geral, reivindicando a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Os grevistas foram brutalmente atacados pela polícia, dois deles foram condenados à prisão perpétua e cinco deles foram mortos enforcados.

Em 1889, o Congresso Operário Socialista da Segunda Internacional estabeleceu a data do 1º de Maio para lembrar a luta desses trabalhadores e para manter viva a luta por direitos.

É bom lembrarmos que são os trabalhadores, nas diferentes formas de mobilização, os responsáveis por todas as conquistas de seus direitos.

Hoje no Brasil o ministro Paulo Guedes atua para proteger os interesses dos patrões e seus lucros e, para tanto, defende que o trabalho seja em condições precárias e cada vez mais sem direitos trabalhistas.

Por isso, precisamos defender os direitos dos trabalhadores, a Previdência Social, o Sistema Único de Saúde/SUS e a democracia em nosso país!

O Coletivo Baobá manifesta seu pesar pelo falecimento do Seu Germano, presidente da Associação de Moradores do Jardim He...
27/04/2020

O Coletivo Baobá manifesta seu pesar pelo falecimento do Seu Germano, presidente da Associação de Moradores do Jardim Helian. Nos anos em que as atividades do cursinho Baobá aconteceram no Jardim Helian, seu Germano sempre abriu suas portas e também seus braços para nos acolher e, juntos, semearmos os sonhos de um mundo mais justo. A marca de seu afeto, da sua sabedoria e da sua força acompanhará a memória de todos os lutadores do Jardim Helian, da Gleba do Pêssego, do Itaquera Sem Medo e de nós do Baobá.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Seu Germano presente, hoje e sempre!

[ZONA NORTE]Sabendo que só quem faz mesmo pela comunidade é a própria comunidade, que das instituições públicas só o que...
07/04/2020

[ZONA NORTE]

Sabendo que só quem faz mesmo pela comunidade é a própria comunidade, que das instituições públicas só o que a periferia pode esperar é o abandono, o descaso, compartilhamos aqui um apelo de máxima relevância.

O projeto De Olho na Periferia está fazendo uma campanha de arrecadação de materiais de limpeza, higiene e alimentos não perecíveis!

* Posto de coleta de Doações: Av. Antônio Cardoso de Nogueira, n° 1190, Jaraguá.

** Para mais informações entrar em contato pelo número (11) 9.9196-9944.

Endereço

Avenida Jacu-Pêssego, 2630
São Paulo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Coletivo Baobá - Movimento de Cursinho Popular posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Coletivo Baobá - Movimento de Cursinho Popular:

Compartilhar