Núcleo Helenira Resende - Marcha Mundial das Mulheres

Núcleo Helenira Resende - Marcha Mundial das Mulheres Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres que atua na Zona Oeste de São Paulo. Somos mulheres em marcha para mudar a universidade e o mundo!

Seguimos o lema de que é preciso mudar o mundo para mudar a vida das mulheres. Por isso a importância da luta feminista. A Marcha Mundial das Mulheres parte de uma trajetória feminista que pensa mudanças globais, e que a libertação das mulheres está intimamente aliada a uma mudança mais radical da sociedade. Levamos o nome de Helenira Resende, militante e estudante da USP assassinada pela ditadura

. Helenira Resende de Souza Nazareth (1944-1972) foi estudante de Letras na USP, localizada, naquele tempo, na rua Maria Antônia. Tornou-se importante liderança no movimento estudantil, sendo conhecida também pelo apelido de “Preta”. A primeira prisão de Helenira aconteceu em junho de 1967, quando escrevia nos muros da Universidade Mackenzie, na própria rua Maria Antônia, a frase “Abaixo as leis da ditadura”. Vice-presidenta da UNE, foi presa em 1968 no 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna. Helenira, já integrante do PCdoB, ingressou na guerrilha do Araguaia. Foi friamente assassinada pelos militares, depois de ser metralhada nas pernas e torturada. Helenira Resende: presente, presente, presente!

🥾 MMM na 24ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo ✂️🗓️ Sábado - 06 de junho📍 13 horas - Vão do MASPS...
02/06/2026

🥾 MMM na 24ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo ✂️

🗓️ Sábado - 06 de junho
📍 13 horas - Vão do MASP

Sábado é na rua! Neste ano a 24ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo marcha por Justiça por Luana Barbosa, mulher negra, lé***ca desfem, de 34 anos e mãe que há 10 anos foi vítima da violência policial em Ribeirão Preto (SP). Dez anos não apagam a dívida do estado com ela, sua família e todas as mulheres desse país. Dez anos após sua morte e o caso ainda não foi solucionado, os policiais militares envolvidos vão a júri popular.

Exigimos do Estado respostas concretas para a família de Luana, exigimos do Estado o fortalecimento e criação de políticas efetivas para as vivências das mulheres lé***cas e bissexuais.

Lutamos por um mundo sem racismo, machismo, lesbofobia e bifobia! Lutamos pela desmilitarização das nossas vidas e territórios!

Por Luana Barbosa e todas nós: queremos as mulheres lé***cas, bissexuais, trans e travestis, vivas e livres!

Sábado, dia 30/05, das 09h às 17h, teremos o 2º encontro do nosso Ciclo de Formação "Direito à cidade e a participação d...
27/05/2026

Sábado, dia 30/05, das 09h às 17h, teremos o 2º encontro do nosso Ciclo de Formação "Direito à cidade e a participação das mulheres"!

O tema desse encontro será "Organização das mulheres, trabalho e redução das desigualdades em São Paulo" e teremos a participação da economista Marilane Teixeira!

O encontro será na Casa do Professor, na Rua Bento Freitas, nº 71 - República, São Paulo.

Para participar, é muito importante se inscrever. Pra isso, vamos deixar o link nos stories! Se você já se inscreveu pro primeiro encontro, não precisa se inscrever de novo.

Bóra participar?

Mulheres em marcha pelo fim da escala 6x1!Ontem, 26, ocupamos as ruas de São Paulo para denunciar a exploração da vida d...
26/05/2026

Mulheres em marcha pelo fim da escala 6x1!

Ontem, 26, ocupamos as ruas de São Paulo para denunciar a exploração da vida da classe trabalhadora e reivindicar dignidade, tempo e direitos.

O ato pelo fim da escala 6x1 reuniu mulheres, trabalhadoras e movimentos populares que entendem que não existe justiça social enquanto o lucro continuar valendo mais que a vida.

A escala 6x1 aprofunda o adoecimento físico e mental da classe trabalhadora, retira o direito ao descanso, ao convívio familiar, ao lazer e à participação política.

Para as mulheres, essa realidade é ainda mais cruel: além das jornadas exaustivas no trabalho formal, seguimos sustentando o trabalho doméstico e de cuidados, historicamente invisibilizado e não remunerado.

Afirmamos que a luta pelo fim da jornada exaustiva de trabalho é também uma luta feminista!

Queremos uma sociedade onde a vida esteja no centro e não a exploração dos corpos e do tempo das mulheres trabalhadoras.

Seguiremos nas ruas construindo solidariedade, organização popular e resistência contra todas as formas de exploração.

Resistimos para viver, marchamos para transformar!

📢 Alô, alô!! O Brechó da MMM-SP tá chegando!🛍️ Se você é uma adepta da moda de brechó, tendência que se consolidou como ...
15/05/2026

📢 Alô, alô!! O Brechó da MMM-SP tá chegando!

🛍️ Se você é uma adepta da moda de brechó, tendência que se consolidou como uma forte tendência baseada na sustentabilidade, exclusividade e economia, então você vai adorar o nosso brechó!

💜 Tem muitos achadinhos espetaculares, dá prá renovar o guarda-roupa e tudo a preço mais do que justo! Afinal, não é preciso se vestir de Prada para garantir o look baphônico =D

🥘 No dia também teremos comidinhas, bebidas e muita energia feminista!

➡️ Nos cards tem todas as informações ^^

💃🏼Vem com a gente =D

01/05/2026

Mulheres pelo fim da escala 6x1!!

Nossas companheiras mandaram o recado direto do ato do 1° de maio!!

A vida das mulheres é diretamente impactada por uma escala de trabalho exaustiva, precarizada e sem fim. Por isso, o fim...
30/04/2026

A vida das mulheres é diretamente impactada por uma escala de trabalho exaustiva, precarizada e sem fim. Por isso, o fim da escala 6x1 é uma luta feminista e é urgente!

Temos os empregos mais precários, com as jornadas mais longas jornadas e é justamente esse nosso trabalho que sustenta a economia.

Queremos diminuir a jornada de trabalho sem diminuir os salários. Queremos políticas públicas para dividir a responsabilidade do trabalho doméstico e de cuidados entre todas as pessoas e o Estado.

Assim, neste 1º de Maio, nos somamos às mobilizações em todo o país.

É com as mulheres e o povo nas ruas que vamos pressionar a Câmara para que o projeto de fim da escala 6x1 avance e seja aprovado já!

Venha com a gente prá rua lutar pelo fim da escala 6x1 sem redução de salário, pela implementação do Plano Nacional de Cuidados, pelo fim do patriarcado e da misoginia!

🗓️ Quando: 1º de maio, às 9h
📍Onde: Praça Roosevelt, São Paulo

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres.

O núcleo Osasco da Marcha Mundial das Mulheres se reuniu no Sindicato dos Empregados no Comércio (Secor), para uma roda ...
23/04/2026

O núcleo Osasco da Marcha Mundial das Mulheres se reuniu no Sindicato dos Empregados no Comércio (Secor), para uma roda de conversa sobre a importância de lutar pelo fim da escala 6x1 e pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

Compartilhamos sobre o que significou a escala 6x1 para a vida das várias trabalhadoras. Relataram momentos importantes perdidos, como casamentos, churrascos e o crescimento dos filhos e filhas, devido à obrigatoriedade de jornadas longuíssimas inclusive aos fins de semana. Ouvimos relatos de competições e humilhações públicas a quem não cumpre metas de venda.

Essa luta pela redução da jornada é uma luta por igualdade e também contra o racismo, já que são as mulheres, sobretudo as negras e periféricas, as mais impactadas pela escala 6x1 e pela jornada de cuidados. Destacamos a importância das políticas públicas de compartilhamento dos cuidados com a sociedade, o Estado e também com os homens.

Foi uma troca de experiências rica, cheia de aprendizado e fortalecimento. Saímos ainda mais unidas nessa luta por dignidade e direitos.
Seguimos na luta pelo fim da escala 6x1!

Em março, o Senado aprovou por unanimidade o PL 896/23, que criminaliza a misoginia, colocando-a entre os crimes de prec...
23/04/2026

Em março, o Senado aprovou por unanimidade o PL 896/23, que criminaliza a misoginia, colocando-a entre os crimes de preconceito e discriminação. Essa conquista é resultado direto da mobilização dos movimentos de mulheres frente aos crescentes casos de violência contra as mulheres.

Agora precisamos continuar nos mobilizando para que o PL avance!

Hugo Motta, presidente da Câmara, mesmo sendo signatário do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio, se recusa a pautar o projeto de criminalização da misoginia além de travar o avanço do PLP 41/26, que destinaria bilhões para ações emergenciais de combate ao feminicídio.

O feminicídio é o último estágio de uma violência cotidiana que começa no discurso de ódio, na "piadinha", sendo alimentado todos os dias nas redes e na vida real por grupos misóginos. Combater as "piadinhas" é passo fundamental na luta contra a violência contra as mulheres, na luta contra o feminicídio! É na naturalização da "piada" que a violência cresce!

Por isso, vamos às ruas no dia 25 de abril para exigir a aprovação do PL 896/2003, para exigir a criminalização da misoginia!

🚨 A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer! É urgente criminalizar a misoginia!

✊🏽Vem prá rua com a gente!

Em São Paulo, o ato será no MASP!

🗓️ Quando: 25/04 às 14h
📍 Onde: MASP - São Paulo

Hoje a realidade de muitas mulheres é marcada por agressões, controle e abusos e muito se tem falado sobre os desafios q...
18/04/2026

Hoje a realidade de muitas mulheres é marcada por agressões, controle e abusos e muito se tem falado sobre os desafios que as mulheres enfrentam para poder viver num mundo sem violência.

Como nós mulheres podemos romper com essas situações e ter autonomia? Temos o direito a uma vida livre de violências e as alternativas para isso a gente constrói juntas, em diálogo e apoio entre todas.

Venha fazer parte dessa roda de conversa e fortalecer outras mulheres! ✊🏽

🗓 Quando: 24 de Abril, às 18h
📍 Onde: Biblioteca do CEU Carrão - R. Monte Serrat, 380.

Esperamos todas!

🚨 URGENTE: NOSSAS CRIANÇAS E A ESCOLA PÚBLICA ESTÃO SOB ATAQUE! 🚨Você sabia que a educação infantil e nossos professores...
17/04/2026

🚨 URGENTE: NOSSAS CRIANÇAS E A ESCOLA PÚBLICA ESTÃO SOB ATAQUE! 🚨

Você sabia que a educação infantil e nossos professores estão sendo alvo de uma estratégia criminosa de desinformação?

A organização "Brasil Paralelo" iniciou uma ofensiva pesada contra a Educação Infantil. Eles não querem apenas disputar ideias, eles querem destruir a confiança nas escolas públicas e nos profissionais que cuidam dos nossos pequenos.

Por que isso é grave? (Resumo do ataque):
⚠️ Deslegitimação: Estão pintando a escola como um lugar de "doutrinação" para afastar as famílias dos professores.
⚠️ Ataque aos Profissionais: Educadores estão sendo colocados como "inimigos", gerando um clima de perseguição e medo dentro das salas de aula.
⚠️ Risco às Crianças: Ao atacar a base pedagógica da educação infantil, eles colocam em risco o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, promovendo o isolamento e o desmonte do direito à educação gratuita e de qualidade.

NÃO PODEMOS FICAR CALADOS! ✊🏽

Amanhã é o dia de ocuparmos as ruas para dizer que a nossa educação não é mercadoria e que nossos professores e crianças exigem RESPEITO!

📍 ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
🗓 Amanhã
⏰ 10h
📍 EMEI Pagu

Leve seu cartaz, sua bandeira, sua indignação e sua esperança. Pela valorização dos profissionais da educação e pelo futuro de nossas crianças!

Repasse essa mensagem em seus grupos! A mobilização começa agora. 📢📲

Endereço

Avenida Paulista, 100
São Paulo, SP
01310-920

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Núcleo Helenira Resende - Marcha Mundial das Mulheres posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Núcleo Helenira Resende - Marcha Mundial das Mulheres:

Compartilhar