Polícia Militar Ambiental SP

Polícia Militar Ambiental SP Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
(530)

O Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel PM Leandro Carlos Navarro, assume a função de Coo...
25/03/2026

O Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel PM Leandro Carlos Navarro, assume a função de Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente das Polícias Militares do CNCGPM.

A nomeação integra a gestão 2026–2027 e reforça o protagonismo da Polícia Militar Ambiental paulista na construção de políticas, estudos e estratégias voltadas à proteção ambiental em âmbito nacional. 

A Câmara Técnica tem como missão assessorar o Conselho Deliberativo, promover a produção de conhecimento e fortalecer a integração entre as Polícias Militares de todo o país na temática ambiental.

A presença do Coronel Navarro à frente dessa coordenação representa o reconhecimento do trabalho sério, técnico e comprometido desenvolvido pela PM Ambiental, além de ampliar a contribuição do Estado de São Paulo nas discussões estratégicas sobre meio ambiente no Brasil.

Um passo importante para o fortalecimento da atuação ambiental em nível nacional.

Nesta terça-feira, 24 de março de 2026, o Comandante do Policiamento Ambiental, Coronel PM Leandro Carlos Navarro, repre...
25/03/2026

Nesta terça-feira, 24 de março de 2026, o Comandante do Policiamento Ambiental, Coronel PM Leandro Carlos Navarro, representou a Polícia Militar Ambiental no evento comemorativo pelos 40 anos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL).

A cerimônia reuniu autoridades e representantes de instituições que, ao longo das últimas décadas, vêm contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas ambientais no Estado. Entre os presentes, destacou-se a participação da Secretária Natália Resende, que tem conduzido importantes iniciativas voltadas à sustentabilidade, à gestão ambiental e à integração entre desenvolvimento e preservação.

Durante o evento, o Coronel Navarro foi agraciado com uma placa comemorativa alusiva aos 40 anos da SEMIL, simbolizando o reconhecimento à atuação da Polícia Militar Ambiental como parceira estratégica na proteção dos recursos naturais e no cumprimento das diretrizes ambientais do Estado.

A relação entre a Polícia Militar Ambiental e a SEMIL é marcada por uma cooperação sólida, contínua e essencial, que se traduz em ações conjuntas de fiscalização, educação ambiental, preservação da biodiversidade e resposta a ocorrências ambientais em todo o território paulista. Essa parceria reforça o compromisso institucional de ambas as organizações com a construção de um futuro mais equilibrado, sustentável e consciente.

Mais do que uma celebração, o evento reafirma o papel fundamental da integração entre órgãos públicos na promoção de políticas ambientais eficazes, evidenciando que a proteção do meio ambiente é uma missão coletiva — e permanente. 🌱🚔

19/03/2026

Um momento de continuidade, compromisso e renovação.

A Solenidade de Passagem de Comando do Grêmio de Policiamento Ambiental da Academia de Polícia Militar do Barro Branco reuniu autoridades, alunos e convidados em um ato que simboliza não apenas a transição de liderança, mas o fortalecimento dos valores que sustentam a formação policial.

O evento contou com a presença do Comandante da Polícia Militar Ambiental, o Leandro Carlos Navarro, que destacou a relevância do Grêmio como espaço de integração, liderança e desenvolvimento dos futuros oficiais, ressaltando seu papel na construção de uma consciência ambiental alinhada à missão institucional da Polícia Militar.

Mais do que uma cerimônia, um marco de responsabilidade e inspiração para os que seguem na jornada de servir e proteger.

14/03/2026

O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo inicia um novo serviço de monitoramento territorial contínuo, utilizando tecnologia de ponta para fortalecer a defesa do meio ambiente.

Equipes especializadas realizam levantamentos com aeronaves remotamente pilotadas (UAS), produzindo imagens de alta resolução. A partir dessas imagens, são gerados ortomosaicos por fotogrametria, que permitem uma análise detalhada do território.

Com apoio de inteligência artificial, o sistema identifica alterações na paisagem, como desmatamentos em andamento e construções irregulares em áreas protegidas, direcionando as equipes para uma atuação rápida e precisa.

Quando confirmadas irregularidades, a Polícia Militar Ambiental adota as medidas administrativas e legais cabíveis, garantindo a proteção das áreas ambientais e combatendo ocupações ilegais.

📍 O monitoramento será contínuo e aplicado em todo o Estado de São Paulo, ampliando a capacidade de prevenção e fiscalização ambiental.

Tecnologia, inteligência e presença em campo para proteger o que é de todos.





Policiais Militares Ambientais participaram de um treinamento voltado ao aperfeiçoamento das técnicas de comunicação ins...
05/03/2026

Policiais Militares Ambientais participaram de um treinamento voltado ao aperfeiçoamento das técnicas de comunicação institucional e operativa. A atividade foi promovida em parceria com o Centro de Comunicação da Polícia Militar e teve como objetivo fortalecer a preparação dos militares para situações que envolvem relacionamento com a imprensa, entrevistas e transmissão adequada de informações à sociedade.

Durante o treinamento, os participantes tiveram contato com conceitos e práticas de “Media Training”, abordando estratégias de comunicação, postura diante de entrevistas e simulações de atendimento à mídia. Também foram trabalhados aspectos da comunicação operativa, essenciais para a clareza e a eficiência na transmissão de informações durante ocorrências e operações policiais.

A iniciativa contribui para o aprimoramento profissional do efetivo, reforçando a importância de uma comunicação clara, responsável e alinhada aos princípios institucionais da Polícia Militar Ambiental.

*Controle de fauna exótica invasora e articulação institucional em pauta*Nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, o Comandant...
27/02/2026

*Controle de fauna exótica invasora e articulação institucional em pauta*

Nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, o Comandante do Policiamento Ambiental, Coronel PM Leandro Carlos Navarro, recebeu em visita institucional o Sr. Mardqueu Sílvio França Filho, que atualmente exerce a função de Chefe de Divisão Regional da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.

O encontro teve como tema central o manejo da espécie exótica invasora javali-europeu (Sus scrofa), reconhecida internacionalmente como uma das espécies invasoras de maior impacto ambiental, com registros de prejuízos significativos à agricultura, à biodiversidade e à segurança no meio rural.

Durante a reunião, foram debatidos aspectos técnicos, legais e operacionais relacionados ao controle populacional da espécie, atividade permitida exclusivamente em caráter de manejo autorizado pelos órgãos ambientais competentes, sob critérios rigorosos e permanente fiscalização.

A atuação do Policiamento Ambiental está fundamentada na legislação vigente, na ciência e na proteção do meio ambiente, mantendo diálogo institucional com representantes do Governo do Estado e lideranças municipais, no contexto da governança ambiental e da articulação regional.

A gestão de fauna exótica invasora é um desafio complexo que exige responsabilidade pública, equilíbrio técnico e observância estrita dos marcos legais.

Polícia Militar Ambiental
Preservar hoje para garantir o amanhã.

17/02/2026

Enquanto muitos comemoram o Carnaval, a Polícia Militar Ambiental intensifica o patrulhamento preventivo nas Unidades de Conservação em todo o Estado.

O objetivo é claro: proteger a biodiversidade, garantir a segurança dos visitantes e prevenir qualquer conduta que cause impacto ambiental.

No vídeo, mostramos a atuação no Parque Estadual do Juquery — uma das áreas estratégicas nesse período — onde a presença ostensiva reforça a preservação da fauna, da flora e do patrimônio natural paulista.

Carnaval também é responsabilidade.

Evite som alto, descarte irregular de resíduos, fogueiras, soltura de balões e qualquer prática que comprometa o meio ambiente.

🌿 A natureza é de todos.
🌿 O cuidado começa com cada um.

Polícia Militar Ambiental
Preservando hoje para garantir o amanhã.

MeioAmbiente Prevenção

14/02/2026

Tecnologia a serviço da proteção ambiental.

A parceria entre a equipe Olho de Águia e a Polícia Militar Ambiental marca um avanço importante no monitoramento de ocupações clandestinas.

Com o emprego de drones (UAS), ampliamos a consciência situacional, realizamos transmissão em tempo real ao COPOM e produzimos modelos digitais que auxiliam no planejamento de ações mais precisas e integradas.

Integração entre Unidades, uso inteligente de recursos e fortalecimento da doutrina operacional.

Proteção ambiental se faz com estratégia.

ICS PMESP

02/02/2026

🤝🌿 Integração que fortalece a proteção ambiental

No dia 22 de janeiro de 2026, no Iate Clube de Santos, o Comando de Policiamento Ambiental, por meio do Cel PM Leandro Carlos Navarro, deu as boas-vindas aos novos Promotores do Ministério Público do Estado de São Paulo, em encontro voltado ao estreitamento da parceria institucional.

A Polícia Militar Ambiental apresentou suas características operacionais, a Carta de Serviços e reforçou que a atuação integrada — alinhada ao nosso planejamento estratégico — potencializa resultados na ponta: mais eficiência, mais proteção ambiental e mais preservação dos recursos naturais.

190 Copom Ambiental ✅ Conte sempre com a Polícia Militar Ambiental.

05/01/2026

🌱 Começar um novo ano devolvendo vidas à natureza 🌱

Para marcar a virada do ano, vivemos um momento profundamente emocionante: a soltura de 66 animais silvestres que passaram por reabilitação no Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Silvestres (Cetras) do Bosque Fábio Barreto, em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

Cada ave que ganhou o céu e cada animal que voltou à mata representa cuidado, ciência, paciência e respeito à vida.

Que o novo ano comece assim: com esperança, responsabilidade e liberdade devolvida à natureza.

Endereço

Rua Do Horto, 931 Prédio 2 (Entrada Pela Avenida Luis Carlos Gentile De Laet, 553 Ou Avenida Santa Inês, 2814)
São Paulo, SP
02377000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Polícia Militar Ambiental SP posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Polícia Militar Ambiental SP:

Compartilhar