Sobre Anjos, Santos e Guerreiros

Sobre Anjos, Santos e Guerreiros CAIXA Cultural exibe a mostra “Sobre Anjos, Santos e Guerreiros” A exibição f**a aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada gratuita.

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 1° de setembro a 07 de outubro, a exposição “Sobre Anjos, Santos e Guerreiros”. O projeto reúne 35 obras, entre pinturas e objetos, do artista plástico Marcos de Oliveira, natural da Bahia e radicado em São Paulo há 10 anos. A exposição tem curadoria de Elvira Vernaschi e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Segundo a curadora Elvira Vernaschi

, a pintura de Marcos de Oliveira "revela uma religiosidade transcendente com imagens carregadas do sentido de sagrado”. Formada sobre tudo por santos e anjos, o panteão do artista é composto também por dragões e bestas feras, “símbolos do poder de deuses e humanos sobre tudo e todos, e sobre o mal, quem sabe na expectativa da salvação”. Segundo a curadora, “Marcos, um autodidata, foi obrigado a inventar, sozinho, os recursos com que passou a se expressar: o desenho, as formas, a aplicação e a distribuição da tinta, a composição e o espaço, em busca de uma ordem só sua. Outra característica marcante de sua obra são o colorido, que domina toda a composição e os grossos contornos”.

“O trabalho de Marcos aguça nosso olhar e nos faz perceber que tudo são perspectivas de um artista universalizante”, conclui Vernaschi. Sobre o artista

Nascido em Ibiaporã, distrito de Mundo Novo, interior da Bahia, em 1980, Marcos passou a infância e a adolescência entre o sítio e a cidade. Na biblioteca da escola, tem seu interesse pela arte despertado através da leitura de revistas especializadas. Encanta-se com obras de Tarsila, Di Cavalcanti, Portinari, Aldemir Martins e Arcangelo Ianelli. Autodidata seu interesse maior é a arte. No início, desenha a carvão, usando as paredes de sua casa, e guache para papéis e cartolina. Suas primeiras exposições acontecem ainda em Mundo Novo, em 2001 e 2002, quando passa a utilizar telas preparadas por ele mesmo. Nesse mesmo ano é convidado a participar do I Festival de Cultura do Interior da Bahia, realizado em Salvador e onde conhece Waldomiro de Deus, que o incentiva a continuar pintando. Vende suas primeiras obras. Após passar algum tempo em Goiânia, dedicando-se integralmente à pintura, em 2003 transfere-se para São Paulo. Desde então, tem realizado diversas exposições individuais na cidade, no interior, pelo Brasil e até no exterior. Também foi agraciado com prêmios e menções honrosas. Escreveram sobre sua obra os críticos, Oscar D´Ambrósio, Emanuel von Lauenstein Massarani, Lino Cavallari, Elvira Vernaschi, César Romero e Luiz Ernesto Kawall e os artistas Guilherme de Faria e Nonatto Coelho.

Endereço

São Paulo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sobre Anjos, Santos e Guerreiros posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar