03/06/2026
O Governo de São Paulo inaugurou, nesta terça-feira (2), o Centro Cultural e Turístico em Olímpia, nomeado “Espaço Ruy Ohtake”. A obra foi executada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens.
O convênio assinado foi no valor de R$ 6,3 milhões, sendo R$ 3,8 milhões em recursos estaduais e o restante como contrapartida municipal. O espaço foi criado para integrar arte, arquitetura e atividades turísticas um único ambiente, funcionando como um novo ponto de visitação dentro do município.
O Centro Cultural e Turístico tem origem em um projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake e conta com sala de exposições, auditório, sanitários internos e externos, acessibilidade e paisagismo externo.
O local também receberá uma extensão do Museu Catavento, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, ampliando a programação de atividades educativas e culturais para moradores e visitantes.