Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz

Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz A nova escola, mais tarde teria seu nome alterado para Ginásio Estadual Prof. Antonio Alves Cruz, recebeu a primeira turma em 1959. Antonio Alves Cruz. p. 25/60.

m dezembro de 1957, foi criado o Ginásio Estadual Cerqueira César, uma secção do Instituto de Educação Fernão Dias Paes que, ainda sem sede funcionava no prédio do Grupo Escolar Godofredo Furtado. O nome do patrono foi escolhido pelo então governador Carvalho Pinto para homenagear seu professor de matemática que lecionara na Escola Estadual Franklin Delano Roosevelt. Em 1960 o Ginásio Estadual Cer

queira César começa a funcionar em prédio próprio, na Rua Capote Valente. No ano seguinte passa a se chamar Ginásio Estadual Prof. A escola, naquela época, vivia dinâmicas democráticas, nas quais as decisões pareciam estar nas mãos de atores da unidade escolar. Nessa época de efervescência cultural, ocorriam inúmeras atividades paralelas às aulas, dentro e fora do espaço escolar. Segundo as matérias veiculadas na mídia local, o diretor responsável pela escola até meados dos anos 60 já organizava um grande número de ações, como apresentação teatrais, campeonatos e festivais de música, criando uma espécie de rede de escolas da Zona Oeste que favorecia o entrosamento entre alunos de diversas escolas. O Alves Cruz também era palco de diversos encontros da comunidade escolar, como as reuniões para discutir as relações escola-comunidade com mais oito escolas de Pinheiros e arredores. Em todos estes anos de sua existência, a escola vivenciou dois momentos críticos: o primeiro, no inicio da década de 70 quando a prefeitura de São Paulo desapropriou o prédio para a construção da avenida Henrique Shaummann. A influencia política de alunos e a mobilização de membros da APM capitaneada pelo diretor professor Ary de Rezende foi decisiva para evitar o fechamento da escola e, assim, conseguir um novo imóvel do poder público. O prédio em que atualmente funciona a Escola Estadual Professor Antonio Alves Cruz é o fruto daquela luta. O segundo momento ocorre após a saída da diretora professora Maria Yvonne e culmina em 1999 quando a escola estava ameaçada de fechamento por falta de alunos, naquele ano estudavam cerca de 380 alunos. Foi ai que surgiu uma Associação fundada por ex-alunos e professores que lutou juntamente com os pais, alunos e alguns professores para evitar seu fechamento e contribuir para a melhoria da escola como um todo. A Associação, conhecida como Projeto Fênix é atualmente dirigida pelo professor Ary de Rezende que a escola retorna após 25 anos. Nos últimos 10 anos a Alves Cruz vem recebendo intenso apoio da sociedade civil, da mídia e sobre tudo do governo do Estado de São Paulo. Foi a partir de 2006 com a vinda da diretora Solange Duquesi é que a escola adquire estabilidade do ponto de vista da gestão escolar, continuidade e aprimoramento do projeto pedagógico, apoio a atividades complementares e estreitamento das relações da escola com a comunidade.*

Hoje presenciamos uma transformação na educação a Escola Alves Cruz passa a ser de período integral e convido a todos para acompanhar essa aventura continuando assim a história desta escola que é de todos e para todos... continua...

*Fonte de consulta:
Vasconcellos, Patrícia Meira de. Projetos na Escola: novas trilhas para o ensino médio. Dissertação de mestrado apresentada à Pontifica Universidade Católica de São Paulo. 2004. O Alves cruz é uma Escola Estadual com aproximadamente 50 anos. Foi palco de várias situações importantes da história recente do país, como encontros do movimento estudantil contra a ditadura nos anos 70, além de diversos shows e eventos. Esteve a beira do fechamento nos anos 90 quando um grupo de alunos, ex alunos, ex professores e ex diretores se reuniu para ajudar a escola a não morrer. Atualmente atende alunos do ensino médio e EJA (o antigo supletivo), além de abrir aos finais de semana e abrigar diversos projetos como o Programa Escola da Família do Governo do Estado ( http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/destaques.html ), a orquestra do projeto Guri ( http://www.projetoguri.com.br/site/index.php ) e o Projeto Calo na Mão de construção de tambores, oficina de percussão e estudo da Cultura do Maracatu de Baque Virado (www.blocodepedra.com.br ou www.calonamao.com.br ) Autor:Marcio

23/02/2023

Prova de adaptação de nível e início das aulas!

Início das aulas dia 04/03

Para entrar em turmas vigentes realizaremos uma prova dia 25/02

Das 10h às 12h de forma remota (seu aparelho deve ter app Zoom)

Interessados em fazer a prova devem se inscrever via QR Code ou no link https://forms.gle/SWWxnTrp4a31r6hBA

*Para alunos iniciantes veja nosso post anterior.

23/02/2023

Para quem quer aprender desde o início, abrimos uma turma de básico 1.

Lembrando que nosso curso é completamente gratuito.

Para se inscrever basta preencher uma ficha via Google formulários na imagem, ou QR code.

link disponível em: https://forms.gle/nADUbTUqrU3vrX5u6

24/01/2022

Para quem nunca estudou japonês ou já, mas quer aprender desde o início, estamos abrindo uma turma de básico 1. Lembrando que nosso curso é completamente gratuito.

Para se inscrever basta preencher a ficha via Google formulários abaixo.

https://forms.gle/1HihZrDQEhPK9RAF8

15/07/2021

Lembramos que nosso curso é completamente gratuito.

Caso tenham dúvidas estamos a disposição.

Equipe Projeto Fênix.

Projeto Calo na Mão

23/03/2021

Tem alguma criança na sua casa cheia de tédio? Conhece alguma adolescente que poderia se interessar pelo Curso online de Introdução ao Maracatu para Crianças e Adolescentes?

Então venham!!! Serão 12 encontros às sextas feiras das 14h às 15h por meio de plataforma digital. Todas as atividades serão gratuitas!

As inscrições serão feitas por meio deste link aqui: https://forms.gle/tc3JTPQjkswpH6Z86

São vinte vagas e iremos privilegiar crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino.

Essa é uma iniciativa do Grupo Maracatu Bloco de Pedra, com apoio do BNDES, co-idealização da Benfeitoria e SITAWI e de uma rede enorme de doadoras e doadores!!! Venham o projeto Meu Baque é Semeador voltou!!!!!

Prezados alunos e familiares, bom dia!Em virtude do crescente número de casos de COVID-19, as decisões da Secretaria da ...
27/01/2021

Prezados alunos e familiares, bom dia!

Em virtude do crescente número de casos de COVID-19, as decisões da Secretaria da Educação sobre o início do ano letivo estão sendo tomadas de forma cautelosa e atenta às recomendações do Comitê Estadual de Saúde.

A escola depende dessas decisões para organizar seu trabalho e tem evitado enviar orientações que podem ser mudadas em seguida.

Até o momento, o que temos de concreto é:

- O início das aulas será em 08/02/2021;

- A cidade de São Paulo está na fase laranja e nesse caso a participação dos alunos nas aulas presenciais não é obrigatória.

- *As orientações sobre aulas presenciais, aulas remotas, aplicativo que será utilizado para as aulas remotas, reuniões com pais, acolhimento e entrega de materiais serão divulgadas a partir de 01/02*, no Facebook da escola e nos grupos de whatsapp.

Para mais informações, entrar em contato com a secretaria da escola.

Atendimento por telefone: das 8h às 15h -
3862-0618.

Atendimento presencial: das 10h às 15h.

Caros Alunos,A professora Ursula Steffany  do curso de japonês (aos sábados) está fazendo uma pesquisa para sua segunda ...
04/12/2020

Caros Alunos,

A professora Ursula Steffany do curso de japonês (aos sábados) está fazendo uma pesquisa para sua segunda graduação em artes e gostaria da contribuição de vocês para responder essa brevíssima pesquisa sobre a oferta de atividades extracurriculares na escola.

Lembrando que a pesquisa é direcionada para os alunos que estudaram nos últimos 3 anos (de 2017 a 2020) tanto no ensino regular quanto nas atividades extracurriculares.

Desde já agradecemos muito.

O link para a pesquisa é:

Esse primeiro questionário é direcionado aos atuais alunos da EE Antônio Alves Cruz tanto do curso regular quanto das oficinas, ou seja, pessoa que estão estudando nesse último ciclo (2017-2020). Esse questionário foi criado elaborado pela Prof.ª Ursula Steffany do curso de japonês e por sua...

Endereço

R. Alves Guimarães, 1511
São Paulo, SP
05410-002

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:00
Terça-feira 08:00 - 16:00
Quarta-feira 08:00 - 16:00
Quinta-feira 08:00 - 16:00
Sexta-feira 08:00 - 16:00

Telefone

+551138620618

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Escola Estadual Professor Antônio Alves Cruz posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar