07/12/2017
Amaxofobia ou medo de dirigir pode afetar a vida diária, especialmente desde que muita gente depende dessa atividade para sobreviver. Pode afetar a tal ponto em que a pessoa se recusa a ir às compras, visitar um médico ou mesmo dirigir para o trabalho. Indivíduos com extremo medo de dirigir preferem o transporte público ou pedir carona à amigos ou membros da família. Isso é bom, desde que estas opções estejam disponíveis. No entanto, isso pode não ser o caso, o que afeta a educação do indivíduo, trabalho e outras atividades negativamente.
Existem vários graus de amaxofobia. Alguns indivíduos apenas tem medo de dirigir sobre pontes e estradas, ou determinadas rotas temidas. Alguns são incapazes de passar nos seus exames de direção ou de adquirir uma carteira de habilitação. Alguns até mesmo podem conseguir tirar a habilitação, mas representam um perigo para si, bem como para os outros condutores. Eles podem ter um ataque de pânico enquanto dirigem o carro e congelar a tal ponto em que eles são incapazes de pisar nos freios ou mudar as marchas. Em casos extremos, uma pessoa pode até ter pavor de ser um passageiro no veículo.
Causas do medo de dirigir
Um indivíduo com fobia de dirigir provavelmente teve uma experiência negativa no passado.
Ele pode ter sido envolvido em um acidente ou ter testemunhado um particularmente ruim.
Ter rigorosos instrutores de direção no momento da aprendizagem também pode levar a amaxofobia.
Ter experimentado uma jornada particularmente perigosa ou assustadora através de neblina, chuva, neve, ou outras condições adversa. Até o susto extremo causado pela aparição de um animal de grande porte na frente do veículo de repente pode causar essa fobia.
Ver pais ansiosos e em pânico enquanto dirigem o carro pode levar uma criança a ter amaxofobia.
Brigas de trânsito.
Estresse devido a congestionamentos de trânsito; estes podem levar o cérebro a desenvolver pânico / resposta de ansiedade cada vez que um f**a atrás do volante.
As pessoas propensas a ataques de ansiedade ou distúrbios nervosos, ou com deficiências renais são propensas a desenvolver o medo de dirigir.
Ouvir ou ler notícias sobre acidentes de trânsito graves ou assistir a filmes que retratam choques de carro violentos podem criar pensamentos negativos sobre a direção de automóveis.
Os sintomas de amaxofobia
Amaxofobia pode levar a vários sintomas que podem ser caracterizadas como emocionais e físicos.
Os sintomas físicos incluem: agitação, tremores, boca seca, rápida frequência cardíaca, respiração superficial, dores no peito, náuseas, mãos suadas etc. Ataque de pânico pode ocorrer cada vez que o indivíduo f**a atrás do volante.
Os sintomas emocionais incluem a recusa de dirigir, evitando situações que abrangem condução, se sentir pânico, terror ou extremo pavor apenas pelo pensamento de dirigir. O indivíduo também se sente isolado ou distante da realidade.
Algumas pessoas podem tentar evitar rodovias ou tomar rotas mais longas de modo que eles não tenham que dirigir em estradas perigosas que lhes cause medo. Outros podem entrar em discussões ou brigas com familiares ou usar desculpas quando forçados ou obrigados a dirigir.
O tratamento para o medo de dirigir pode envolver psicoterapia, medicamentos prescritos por um médico psiquiatra ou uma combinação de ambos. É muito importante observar que a administração de qualquer remédio pode ter efeitos colaterais.
onduzir é um ato social. Quando conduzimos, comportamos-mos como se estivéssemos fora do carro e é a ansiedade gerada pelo tráfego automóvel que traz à tona o melhor e o pior de cada um de nós. A tranquilidade, a autoestima e a motivação para uma condução segura é fundamental para conviver com os outros elementos do trânsito. É caso para dizer “os cães ladram mas a caravana passa”, mas adaptado ao mundo rodoviário.
O medo toma conta de cada um dos processos que ocorrem durante a sequência de decisões e pode mesmo bloquear pensamentos prévios. O que acontece é que os amaxofóbicos sempre prevêem de forma negativa o que irão enfrentar: “Eu não vou serei capaz” É necessário deixar de lado os sentimentos para existir concentrar nos actos, tanto os que afectam a natureza do tráfego, como aqueles que afectam a natureza do condutor.
Perante a sensação de que o trânsito é um caos, questione-se se esse é realmente o caso. Pormenorizando, vemos que cada condutor se desloca segundo determinadas directrizes. Da mesma forma, você pode combater a sensação de que “Eu não serei capaz” como é que eu sei que não vou ser capaz? No momento, talvez pense que não tem sido capaz, mas não tem a certeza absoluta sobre o futuro.