Fórum Paulista de Saúde da População Negra

Fórum Paulista de Saúde da População Negra Criado em junho de 2023

Em meio ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, na expectativa de que o SUS avance para todos, toda...
27/10/2025

Em meio ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, na expectativa de que o SUS avance para todos, todas e todes, nós, participantes do I Seminário do Fórum Paulista de Saúde da População Negra, apresentamos ao Ministério da Saúde, à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, às Secretarias Municipais de Saúde que compõe esse estado, aos movimentos sociais, profissionais de saúde, à comunidade acadêmica e toda a sociedade, a Carta de Botucatu.

Leia em: https://wp.me/pf1AEI-dQ

😜

O I Seminário do Fórum Paulista de Saúde da População Negra é parte de um processo político em defesa do SUS. Realizá-lo...
18/10/2025

O I Seminário do Fórum Paulista de Saúde da População Negra é parte de um processo político em defesa do SUS. Realizá-lo em parceria com o NUPE evidencia o nosso esforço conjunto na formação de novas lideranças políticas, que de fato avancem na organização da comunidade para garantia de direitos básicos e fundamentais.

Gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, intelectuais, docentes, lideranças de movimentos sociais e povo de sant...
18/10/2025

Gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, intelectuais, docentes, lideranças de movimentos sociais e povo de santo se reúnem no I Seminário Paulista de Saúde da População Negra, que acontece em Botucatu, na Faculdade de Medicina.

Dia 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data busca mobilizar a sociedade para ...
15/10/2025

Dia 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data busca mobilizar a sociedade para o debate sobre as demandas específicas da população negra, e a intensa necessidade de equidade em saúde.

Aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 2006, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída pela Portaria nº 992, de 13 de maio de 2009, reconhecendo o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde.

No entanto, em 2025, é urgente o compromisso das organizações governamentais com a efetividade de ações, políticas, projetos e programas que de fato estabeleçam ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, em atenção à população negra brasileira, nas diferentes instâncias.

✨ Vem aí o 1º Seminário do Fórum Paulista de Saúde da População Negra!Um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento d...
15/10/2025

✨ Vem aí o 1º Seminário do Fórum Paulista de Saúde da População Negra!
Um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento da luta por uma saúde antirracista e com equidade.
📅 17 e 18 de outubro
📍 Central de Aulas – FMB
💻 As inscrições estão abertas! O link está na bio.
Participe e ajude a construir uma saúde que acolhe, representa e valoriza todos os corpos pretos! 🖤

Vem aí o 1º Seminário do Fórum Paulista de Saúde da População Negra!Um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento da ...
12/10/2025

Vem aí o 1º Seminário do Fórum Paulista de Saúde da População Negra!
Um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento da luta por uma saúde antirracista e com equidade.
📅 17 e 18 de outubro
📍 Central de Aulas – FMB
💻 As inscrições estão abertas! O link está na bio.
Participe e ajude a construir uma saúde que acolhe, representa e valoriza todos os corpos pretos! 🖤

O Fórum Paulista de Saúde da População Negra parabeniza Celso Ricardo Monteiro pelo seu aniversário! Celebramos sua vida...
04/07/2025

O Fórum Paulista de Saúde da População Negra parabeniza Celso Ricardo Monteiro pelo seu aniversário! Celebramos sua vida, trajetória e compromisso com a luta por saúde e equidade para o povo negro. 🎂✊🏿🖤

✨ “A gente resiste, existe e insiste.”A fala potente da Michele durante a Plenária Virtual de Saúde da População Negra d...
17/06/2025

✨ “A gente resiste, existe e insiste.”
A fala potente da Michele durante a Plenária Virtual de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo nos lembra da nossa caminhada coletiva por dignidade, cuidado e justiça.

💭 Não é só uma frase — é um grito de afirmação de quem segue lutando por um SUS que atenda às nossas demandas, respeite nossos corpos e valorize nossas histórias.

📢 Seguimos na luta por equidade, com afeto e organização!

🗣️ Vem com a gente!A XI Plenária Virtual de Saúde da População Negra está chegando!Vamos trocar ideias sobre os desafios...
08/06/2025

🗣️ Vem com a gente!
A XI Plenária Virtual de Saúde da População Negra está chegando!

Vamos trocar ideias sobre os desafios e avanços nas Conferências Municipais de Promoção da Igualdade Racial e fortalecer as lutas por equidade no SUS e na sociedade.

📅 Dia 10 de junho de 2025
🕢 Às 19h30
💻 Encontro online via Zoom

Já temos presença confirmada de representantes de Itanhaém, Santos, Sorocaba, Itú, Boituva, Tatuí e São Carlos! 🖤✊🏿

📩 Interessados devem confirmar presença pelo e-mail: [email protected]

Participe, convide sua rede e ajude a construir caminhos de resistência e cuidado para a população negra!

Mais de 1000 vozes já se uniram pela Saúde da População Negra, mas ainda não recebemos respostas. A luta continua e prec...
27/04/2025

Mais de 1000 vozes já se uniram pela Saúde da População Negra, mas ainda não recebemos respostas. A luta continua e precisamos da sua ajuda! ✊🏽

Assine agora a carta aberta e pressione o Ministério da Saúde a agir. A saúde da população negra não pode mais esperar! 💥

📝 Acesse a carta completa e assine o manifesto pelo link na bio!

✊🏾

📢 Carta Aberta ao Ministério da Saúde: pela continuidade e fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral da Popu...
14/04/2025

📢 Carta Aberta ao Ministério da Saúde: pela continuidade e fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra!

Seguimos em luta! A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é resultado da mobilização histórica do movimento negro, e de mulheres negras, lideranças do povo de santo, profissionais de saúde e pesquisadores comprometidos com o enfrentamento ao racismo institucional no SUS.

Neste momento, em que vemos ameaças à sua continuidade, nos posicionamos em defesa da PNSIPN, exigindo o compromisso do Ministério da Saúde com a implementação plena dessa política em todos os níveis do SUS.

Reafirmamos: a saúde da população negra não pode mais ser negligenciada!
É preciso garantir orçamento, equipes técnicas qualificadas, escuta ativa e participação social real para corrigir as desigualdades que ainda hoje marcam o acesso ao cuidado.

📝 Acesse a carta completa e assine o manifesto pelo link na bio!

✊🏾

Endereço

São Paulo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fórum Paulista de Saúde da População Negra posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Fórum Paulista de Saúde da População Negra:

Compartilhar