Ocupação E.E.Profº Martin Egídio Damy

Ocupação E.E.Profº Martin Egídio Damy Apoie a ocupação na escola Martin Egídio Damy!

18/05/2020
DÓRIA, TIRE AS MÃOS DA CULTURA! NÃO AO CORTE DE VERBAS!Recentemente, o governador João Dória anunciou um corte de 150 mi...
04/04/2019

DÓRIA, TIRE AS MÃOS DA CULTURA! NÃO AO CORTE DE VERBAS!

Recentemente, o governador João Dória anunciou um corte de 150 milhões de reais na cultura, o que faria com que projetos como o Guri fosse obrigado a fechar centenas de seus polos e demitir centenas de funcionários, sendo que logo após o anuncio do corte 650 dos 1500 trabalhadores foram colocados de aviso prévio. O anuncio do corte ao projeto Guri gerou tanto debate e pegou tão mal na comunidade, que Dória foi obrigado a voltar atrás, e há 2 dias anunciou que manteria o projeto e que não haveria cortes no mesmo. Entretanto, os cortes ainda permanecem e irá afetar outros espaços culturais, como as Fábricas de Cultura, Pinacoteca, Theatro São Pedro, entre outros. Só as Fábricas de Cultura estimam uma redução de 20 mil vagas a serem fechadas.

O projeto Guri é um programa sociocultural e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, aulas de instrumentos de corda, sopro, teclado, percussão, entre outros, para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. As Fábricas de Cultura oferecem aulas de música, teatro e circo para jovens e estão localizadas em bairros da periferia, como Brasilândia e no Jardim São Luís.

É evidente que Dória voltou atrás sobre o projeto Guri por causa da pressão popular e não por que entendeu a importância de projetos socioculturais para a comunidade. Doria não acha que é importante a juventude ter acesso à educação ou cultura, por isso que corta de programas sociais, como está fazendo com a própria cultura, ou como fez com a educação, através do corte de verbas, do corte do leite nas escolas e com o projeto SAMPAPREV, que ataca o direito dos professores (ele tentou aprovar quando era prefeito), além disso ainda propôs de dar merenda de ração para as crianças nas escolas públicas, só que que também voltou atrás depois da péssima repercussão. Dória também aumentou o preço dos trens e metrô para absurdos 4,30, cortou nosso passe livre e mandou a polícia bater nos manifestantes que estavam protestando contra isso.

É por isso que Doria e os governantes não estão ao lado da juventude. Num governo que corta da educação e cultura, Carlos Bolsonaro propõe inclusive diminuir a maioridade penal para 14 anos, ou seja, tratando cada dia mais a juventude como bandido, sem oferecer alguma perspectiva de uma vida digna, de um futuro decente. Cada dia mais no capitalismo, a juventude vê menos possibilidades, é por isso que vemos dados alarmantes de depressão, ansiedade e suicídio entre os jovens. Vemos o desemprego crescente entre a juventude e os cortes na educação e cultura, como fazem o Bolsonaro e Dória.

Não temos nenhuma ilusão que isso vai melhorar, é por isso que precisamos lutar contra os cortes que Dória está promovendo, devemos lutar para mais verbas para a cultura, para a criação e o incentivo a projetos socioculturais, o que vai trazer mais conhecimentos e perspectivas para juventude, além de gerar novos empregos. Achamos que é importante também o acesso ao passe livre para conseguir se deslocar pela cidade. Também é importante lutarmos contra o governo de João Dória, que não passa de um empreendedor que tira dos nossos direitos para dar aos grandes empresários.

Entretanto, não temos nenhuma perspectiva de que dentro do capitalismo a juventude vai conseguir uma vida decente, com todas as possibilidades possíveis e acesso a uma cultura e educação plena e que esteja realmente a serviço da sociedade. Por isso, chamamos a todos a lutar contra o capitalismo, para construirmos uma nova sociedade, uma sociedade socialista, onde possamos realmente ser livres.

♀️ Dia 8 de março é dia internacional de luta das mulheres trabalhadoras! é um dia muito importante e amanhã ao redor do...
07/03/2019

♀️ Dia 8 de março é dia internacional de luta das mulheres trabalhadoras! é um dia muito importante e amanhã ao redor do mundo vamos estar nas ruas contra os governos, os ataques e a violência contra as mulheres! Aqui no Brasil, vamos sair as ruas contra a reforma da previdência e a violência machista! Rumo a greve geral! Participe da manifestação em sua cidade, vamos botar abaixo essa reforma que vai piorar cada vez mais a vida dos trabalhadores, principalmente das mulheres!

28/02/2019

Saca só o que o Grêmio Filhos da Revolução fez! Bora seguir o exemplo, fazer protestos e mostrar pra eles a situação das escolas!

Quem quiser participar é só entrar em contato!
28/11/2018

Quem quiser participar é só entrar em contato!

Se liga na programação do acampamento do Rebeldia! Muita discussão e coisa boa!

Quem quiser ir é só entrar em contato conosco!

Organize sua rebeldia!

03/09/2018

Fora DORIA Pl***oy!!!!!!

Amanhã é dia de lutar contra o BNCC e a Reforma do Ensino Médio, que vão precarizar e privatizar e sucatear cada vez mai...
02/08/2018

Amanhã é dia de lutar contra o BNCC e a Reforma do Ensino Médio, que vão precarizar e privatizar e sucatear cada vez mais a educação!

Fazemos um chamado a rebelião contra a reforma, o BNCC e o governo Temer!

A partir do dia 2 de agosto, o governo quer enfiar goela abaixo nas escolas a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é a concretização da reforma do ensino médio. É muito importante lutarmos contra mais esse ataque, pois a reforma traz cada dia mais a precarização e privatização da educação.

Como as matérias obrigatórias serão apenas três e os alunos podem cumprir 40% do ensino médio fora da escola, milhares de professores terão muito mais dificuldade para conseguir aulas. O governo disse na propaganda que os alunos poderiam escolher as matérias que querem cursar (o tal do itinerário formativo), mas isso não vai ocorrer na prática, por que vai depender se as escolas oferecerão o itinerário formativo de interesse do aluno, em seu bairro. E como não tem investimento, dificilmente o aluno terá opções de escolha. O que vai acontecer na prática: milhares de professores ficarão sem emprego e os alunos vão fazer grande parte do ensino médio fora da escola. Isso impulsiona o processo de terceirização e privatização da educação, já que quem vai ganhar é quem oferece os cursos profissionalizantes e as aulas em EAD.

O ensino do EJA (Escola de Jovens e Adultos), pode ser extinto, devido ao aumento da carga horária. Os estudantes do EJA vão acabar cumprindo o ensino médio totalmente à distância. E, por fim, como os professores poderão das aulas sem a licenciatura, o ensino será cada vez menos preparado e pior.

A educação pública hoje é muito precária. Vemos cada vez mais cortes na educação, os professores têm seus salários atrasados, salas superlotadas, sem condições mínimas para dar aulas. Muitas vezes, os estudantes saem do ensino médio sem saber ler e escrever. Com a reforma, tudo isso se aprofunda.

Na verdade, se aprofunda cada vez mais a diferenças entre os ricos e os pobres. Os jovens filhos de país ricos, irão para as melhores escolas particulares, onde vai ter acesso ao melhor tipo de educação, com o currículo completo. Esses mesmos alunos são aqueles que irão poder escolher suas carreiras profissionais e ir para as universidade públicas(o vestibular para entrar nas universidades é hoje um grande filtro que deixa fora milhares de estudantes de escolas públicas). Ao mesmo tempo, os jovens pobres da periferia terão acesso a uma educação cada vez pior e serão no futuro a mão de obra precarizada e terceirizada. Muitos não terão direito ao acesso a universidade, nem a escolher qual carreira profissional gostariam de fazer.

Quem vai sair lucrando com isso são os donos de grandes empresas da educação, que oferecerão os cursos à distancia e os estágios que poderão ser trocados pela aula presencial.

Os governos capitalistas em meio a crise econômica mundial buscam aumentar a exploração dos trabalhadores, que no Brasil tem como resultado a Reforma Trabalhista, que foi aprovada no Congresso com o discurso ridículo de flexibilização do trabalho. No sistema escolar público a Reforma do Ensino Médio e o novo Currículo vem nesse mesmo sentido que é formar trabalhadores cada vez mais adaptados a nova lógica do mercado, quer dizer, a lógica da superexploração, com o mesmo discurso falso de modernização.

A educação dentro do capitalismo está a serviço dos interesses dos empresários e banqueiros. Querem que a juventude saia de suas escolas e sejam trabalhadores precarizados. Nunca que, dentro do capitalismo, vamos ter a educação que realmente merecemos que esteja a serviço da luta dos trabalhadores e dos jovens. Por isso que precisamos combinar nossa luta em defesa da educação publica s com uma luta para que os trabalhadores façam uma rebelião no páis e construam um governo seu baseado em conselhos populares. Assim será possível não só garantir uma educação, publica, gratuita e de qualidade para os jovens trabalhadores como também garantir uma escola e universidade que não esteja a serviço dos interesses dos ricos e poderosos. É preciso uma revolução dentro e fora das escolas!

Pela anulação da Reforma do Ensino Médio! Não à BNCC! Não ao projeto “Escola Sem Partido”!

Por uma educação pública, gratuita e de qualidade!

Por uma escola e universidade a serviço da luta dos trabalhadores!

Fora Temer e todos que atacam a educação!

01/08/2018

A partir do dia 2 de agosto, o governo quer enfiar goela abaixo nas escolas a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é a concretização da reforma do ensino médio. É muito importante lutarmos contra mais esse ataque, pois a reforma traz cada dia mais a precarização e privatização da educação.

Como as matérias obrigatórias serão apenas três e os alunos podem cumprir 40% do ensino médio fora da escola, milhares de professores terão muito mais dificuldade para conseguir aulas. O governo disse na propaganda que os alunos poderiam escolher as matérias que querem cursar (o tal do itinerário formativo), mas isso não vai ocorrer na prática, por que vai depender se as escolas oferecerão o itinerário formativo de interesse do aluno, em seu bairro. E como não tem investimento, dificilmente o aluno terá opções de escolha. O que vai acontecer na prática: milhares de professores ficarão sem emprego e os alunos vão fazer grande parte do ensino médio fora da escola. Isso impulsiona o processo de terceirização e privatização da educação, já que quem vai ganhar é quem oferece os cursos profissionalizantes e as aulas em EAD.

O ensino do EJA (Escola de Jovens e Adultos), pode ser extinto, devido ao aumento da carga horária. Os estudantes do EJA vão acabar cumprindo o ensino médio totalmente à distância. E, por fim, como os professores poderão das aulas sem a licenciatura, o ensino será cada vez menos preparado e pior.

A educação pública hoje é muito precária. Vemos cada vez mais cortes na educação, os professores têm seus salários atrasados, salas superlotadas, sem condições mínimas para dar aulas. Muitas vezes, os estudantes saem do ensino médio sem saber ler e escrever. Com a reforma, tudo isso se aprofunda.

Na verdade, se aprofunda cada vez mais a diferenças entre os ricos e os pobres. Os jovens filhos de país ricos, irão para as melhores escolas particulares, onde vai ter acesso ao melhor tipo de educação, com o currículo completo. Esses mesmos alunos são aqueles que irão poder escolher suas carreiras profissionais e ir para as universidade públicas(o vestibular para entrar nas universidades é hoje um grande filtro que deixa fora milhares de estudantes de escolas públicas). Ao mesmo tempo, os jovens pobres da periferia terão acesso a uma educação cada vez pior e serão no futuro a mão de obra precarizada e terceirizada. Muitos não terão direito ao acesso a universidade, nem a escolher qual carreira profissional gostariam de fazer.

Quem vai sair lucrando com isso são os donos de grandes empresas da educação, que oferecerão os cursos à distancia e os estágios que poderão ser trocados pela aula presencial.

Os governos capitalistas em meio a crise econômica mundial buscam aumentar a exploração dos trabalhadores, que no Brasil tem como resultado a Reforma Trabalhista, que foi aprovada no Congresso com o discurso ridículo de flexibilização do trabalho. No sistema escolar público a Reforma do Ensino Médio e o novo Currículo vem nesse mesmo sentido que é formar trabalhadores cada vez mais adaptados a nova lógica do mercado, quer dizer, a lógica da superexploração, com o mesmo discurso falso de modernização.

A educação dentro do capitalismo está a serviço dos interesses dos empresários e banqueiros. Querem que a juventude saia de suas escolas e sejam trabalhadores precarizados. Nunca que, dentro do capitalismo, vamos ter a educação que realmente merecemos que esteja a serviço da luta dos trabalhadores e dos jovens. Por isso que precisamos combinar nossa luta em defesa da educação publica s com uma luta para que os trabalhadores façam uma rebelião no páis e construam um governo seu baseado em conselhos populares. Assim será possível não só garantir uma educação, publica, gratuita e de qualidade para os jovens trabalhadores como também garantir uma escola e universidade que não esteja a serviço dos interesses dos ricos e poderosos. É preciso uma revolução dentro e fora das escolas!

Pela anulação da Reforma do Ensino Médio! Não à BNCC! Não ao projeto “Escola Sem Partido”!

Por uma educação pública, gratuita e de qualidade!

Por uma escola e universidade a serviço da luta dos trabalhadores!

Fora Temer e todos que atacam a educação!

TODO APOIO À GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS! CONTRA O SAMPAPREV! CONTRA A REPRESSÃO POLICIAL AOS PROFESSORES!No 8 de ma...
15/03/2018

TODO APOIO À GREVE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS! CONTRA O SAMPAPREV! CONTRA A REPRESSÃO POLICIAL AOS PROFESSORES!

No 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras, em meio a um dia de muita resistência que uniu as pautas das mulheres trabalhadoras à pauta dos professores de luta contra os governos e patrões, foi decretada a greve dos professores municipais contra o Sampaprev!
Hoje, 14/03, apenas 7% das escolas funcionam normalmente, tamanha é a força dessa greve. Vários professores acamparam em frente à Câmara dos Vereadores esta noite, e por volta das 14h de hoje muitos professores ocuparam a Câmara pela defesa de seus direitos, e foram reprimidos brutalmente pela GCM. Mais de um manifestante saiu ferido. A prefeitura lança de todos os meios para garantir a retirada de direitos dos trabalhadores! Contra a repressão policial sobre manifestantes!
O Sampaprev é um projeto de precarização da aposentadoria dos servidores municipais que foi originalmente lançado por Haddad (PT), e está sendo levado em frente pela prefeitura de Dória (PSDB). Haddad, ainda por cima, reviveu o projeto 3 dias antes de sair do mandato, na tentativa de desmobilizar e dividir o movimento. Isso é mais uma prova de que tanto PT quanto PSDB e todos esses partidos burgueses estão unidos na hora de atacar os trabalhadores!
Além de apoiarmos a luta dos servidores municipais contra o Sampaprev do PSDB e do PT, também resistimos contra os ataques feitos pelo Governo Temer (PMDB), que atingem os trabalhadores e jovens de periferia e atacam a qualidade de vida e as demandas das camadas sociais mais baixas. Por isso, nossa luta é contra a prefeitura e o Sampaprev e também contra o governo nacional e a Reforma da Previdência.

Nós, jovens trabalhadores e estudantes do Movimento Revide Brasilândia, prestamos todo nosso apoio a essa importante mobilização!
Não ao Sampaprev, não à repressão policial! Todo apoio aos professores e demais servidores de luta!

Movimento Revide - Brasilândia

O ativista Sebastian Romero está sofrendo forte perseguiçao do estado argentino por lutar contra a reforma da previdênci...
06/01/2018

O ativista Sebastian Romero está sofrendo forte perseguiçao do estado argentino por lutar contra a reforma da previdência! Toda solidariedade internacional é importante!

Não a repressão policial!
Todo apoio a Sebastian Romero!

20/11/2017

Chamado à Marcha da Periferia 2017!

Endereço

R. Paulo García Aquiline, 406/Brasilândia, São Paulo/
São Paulo, SP
02844-120

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ocupação E.E.Profº Martin Egídio Damy posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar