04/04/2019
DÓRIA, TIRE AS MÃOS DA CULTURA! NÃO AO CORTE DE VERBAS!
Recentemente, o governador João Dória anunciou um corte de 150 milhões de reais na cultura, o que faria com que projetos como o Guri fosse obrigado a fechar centenas de seus polos e demitir centenas de funcionários, sendo que logo após o anuncio do corte 650 dos 1500 trabalhadores foram colocados de aviso prévio. O anuncio do corte ao projeto Guri gerou tanto debate e pegou tão mal na comunidade, que Dória foi obrigado a voltar atrás, e há 2 dias anunciou que manteria o projeto e que não haveria cortes no mesmo. Entretanto, os cortes ainda permanecem e irá afetar outros espaços culturais, como as Fábricas de Cultura, Pinacoteca, Theatro São Pedro, entre outros. Só as Fábricas de Cultura estimam uma redução de 20 mil vagas a serem fechadas.
O projeto Guri é um programa sociocultural e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, aulas de instrumentos de corda, sopro, teclado, percussão, entre outros, para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. As Fábricas de Cultura oferecem aulas de música, teatro e circo para jovens e estão localizadas em bairros da periferia, como Brasilândia e no Jardim São Luís.
É evidente que Dória voltou atrás sobre o projeto Guri por causa da pressão popular e não por que entendeu a importância de projetos socioculturais para a comunidade. Doria não acha que é importante a juventude ter acesso à educação ou cultura, por isso que corta de programas sociais, como está fazendo com a própria cultura, ou como fez com a educação, através do corte de verbas, do corte do leite nas escolas e com o projeto SAMPAPREV, que ataca o direito dos professores (ele tentou aprovar quando era prefeito), além disso ainda propôs de dar merenda de ração para as crianças nas escolas públicas, só que que também voltou atrás depois da péssima repercussão. Dória também aumentou o preço dos trens e metrô para absurdos 4,30, cortou nosso passe livre e mandou a polícia bater nos manifestantes que estavam protestando contra isso.
É por isso que Doria e os governantes não estão ao lado da juventude. Num governo que corta da educação e cultura, Carlos Bolsonaro propõe inclusive diminuir a maioridade penal para 14 anos, ou seja, tratando cada dia mais a juventude como bandido, sem oferecer alguma perspectiva de uma vida digna, de um futuro decente. Cada dia mais no capitalismo, a juventude vê menos possibilidades, é por isso que vemos dados alarmantes de depressão, ansiedade e suicídio entre os jovens. Vemos o desemprego crescente entre a juventude e os cortes na educação e cultura, como fazem o Bolsonaro e Dória.
Não temos nenhuma ilusão que isso vai melhorar, é por isso que precisamos lutar contra os cortes que Dória está promovendo, devemos lutar para mais verbas para a cultura, para a criação e o incentivo a projetos socioculturais, o que vai trazer mais conhecimentos e perspectivas para juventude, além de gerar novos empregos. Achamos que é importante também o acesso ao passe livre para conseguir se deslocar pela cidade. Também é importante lutarmos contra o governo de João Dória, que não passa de um empreendedor que tira dos nossos direitos para dar aos grandes empresários.
Entretanto, não temos nenhuma perspectiva de que dentro do capitalismo a juventude vai conseguir uma vida decente, com todas as possibilidades possíveis e acesso a uma cultura e educação plena e que esteja realmente a serviço da sociedade. Por isso, chamamos a todos a lutar contra o capitalismo, para construirmos uma nova sociedade, uma sociedade socialista, onde possamos realmente ser livres.