04/03/2024
Gostaríamos de parabenizar a toda a equipe escolar e às famílias que acreditam em nosso trabalho, e nos apoiam para que isto possa acontecer.☺️
Soubemos há poucos dias que a nossa escola foi destaque no estado.😃
Abaixo segue a matéria completa e link para acessá-la, além das docentes destas turmas de 2º anos: Maria Sandra, Alice, Catarina e Zilma. 😘
Obrigada pelo esforço e dedicação para com as nossas crianças! 😍
Educação: veja exemplo de escola em SP que atingiu 85% de alunos leitores
Na periferia da Zona Sul de São Paulo, uma escola estadual tem se destacado na alfabetização dos alunos. Na unidade Professora Josephina Cintra Damião, a coordenação pedagógica e os docentes implantaram uma série de atividades ao longo de 2023 para incentivar a leitura dos estudantes dentro e fora da sala de aula.
A estratégia resultou nos excelentes resultados na Avaliação da Fluência Leitora aplicada pela Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) no fim do ano passado. Enquanto, 64% das crianças do estado terminaram o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler, na Escola Josephina o percentual atingido foi de 85%.
A Avaliação da Fluência Leitora integra o pacote de ações que compõe o programa Alfabetiza Juntos SP, lançado nesta terça-feira (20) pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário da Educação, Renato Feder.
“A professora Alice do 2º ano dava muitos livros para a gente ler, ficávamos uma ou duas horas lendo. A gente lia também rótulos, receitas, fazia mercadinho, bilhetes e cartas”, conta o estudante George Mathias da Silva Nobre, 8 anos, que passou pela avaliação.
A diretora Altamira Rodrigues de Oliveira Rocha explica que a fluência na leitura foi o projeto central dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental. Além das atividades do Currículo Paulista, havia também o programa sacola viajante com o envio de livros para as crianças e seus familiares e o incentivo à troca de livros entre alunos e professores. “Acreditamos no trabalho, vestimos a camisa. Eles já liam, mas não com fluência e isso nos ajudou muito”, afirma.
A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim de 2026. A iniciativa pretende unir os 645 municípios de São Paulo com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos.
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/educacao-veja-exemplo-de-escola-em-sp-que-atingiu-85-de-alunos-leitores/