Movimento VAE - Voz Ativa Estudantil

Movimento VAE - Voz Ativa Estudantil "Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!" O Grêmio Estudantil é uma entidade legal que representa os estudantes de uma escola. Agora Vae..

No ano de 2013, o professor Daneil Burgos (sociologia) organizou em março algumas reuniões deliberativas para a formação do Grêmio Estudantil. Nas reuniões os estudantes decidiram em comum acordo formar uma única chapa compondo uma diretoria por meio de voto entre eles e os demais interessados também auxiliando na chapa. A chapa se desenvolveu, e mostrou grande interesse político e participação po

lítica nos acontecimentos internos e externos, como a Jornada de Lutas da UPES - União Paulista dos Estudantes Secundaristas (entidade que representa os estudantes de todo o estado de São Paulo) e também a Greve dos Professores em Abril, acontecimentos dos quais a chapa VAE acompanhou e foi junto à rua mostrar a voz dos estudantes. ALém disso outras atividades e projetos foram realizados, desde coisas comuns e internas, como ações políticas e externas. O VAE não tem uma opinião política única, nem tem interesse de manifestar uma, mas com suas ações e mediante a opinião política de grande parte, podemos ao menos dizer que é um grêmio de esquerda. Muitos inegrantes defendem o Socialismo. Achamos essa participação política importante, e extremamente necessária, é algo que todos os estudantes deveriam aprender e procurar conhecer. Com estes pensamentos foi formada a chapa VAE em 2013, que suspeitos de falarmos, mas não podendo negar, fomos uma chapa que trouxe novamente, não só ao MOCAM, mas aos estudantes, aos professores, aos funcionários, e até outras escolas, o Conceito de Grêmio Estudantil que havia se perdido. Por isso fomos reeleitos em Fevereiro de 2014! Estamos prontos para revolucionar, reformar, evoluir e formar.

Salve mocambada, partiu ir para o maior encontro de estudantes da America latina? Dos dias 29 de novembro à 02 de dezemb...
20/11/2017

Salve mocambada, partiu ir para o maior encontro de estudantes da America latina? Dos dias 29 de novembro à 02 de dezembro em Goiânia, com estudantes de norte a sul do Brasil, que sonham e lutam por uma escola melhor, com muitas atrações culturais, shows e importantes debates com o movimento estudantil de todo o país. Ta chegando, comente aí, para entrarmos em contato e garantirmos sua vaga no busão!!

A anos o VAE defende o liberação do celular, e mais que isso o uso dele também como instrumento pedagógico! Isso é uma v...
21/10/2017

A anos o VAE defende o liberação do celular, e mais que isso o uso dele também como instrumento pedagógico! Isso é uma vitória para os estudantes. Precisamos lutar agora pelo wi-fi pra todos ;)

Projeto foi um pedido do secretário José Renato Nalini; internet será utilizada para fim pedagógico

24/09/2017

NOTA DE REPÚDIO A AÇÃO TRUCULENTA DA PM NO MOCAM NO ÚLTIMO SÁBADO (23).

Ao fim da festa de primavera na escola neste último sábado alguns estudantes entraram em conflito entre si até o lado de fora da escola sem intervenção dos seguranças da festa. A Polícia Militar foi acionada e chegou à porta da escola de forma extremamente despreparada agredindo fisicamente, verbalmente e psicologicamente estudantes e membros da comunidade escolar que nem se quer estavam envolvidos.
O movimento VAE repudia mais uma vez a truculenta ação da PM que agrediu a população a quem devia dar segurança. Nós entendemos que as ações truculentas não devem ser atribuídas aos soldados de forma pessoal/individual mas sim à corporação que segue uma lógica de desserviço à população onde não dá boas condições de trabalho aos soldados e não oferece nenhum tipo de preparo além de incitar a ostensão e violência para a população que hoje em dia não se sente segura na cidade. É verdade que quando os estudantes são roubados cotidianamente aos arredores da escola nunca se vê a PM oferendo segurança com tanta motivação como se vê para agredir a população. Reforçamos nosso repúdio à lógica da Polícia Militar que nada mais é reflexo de um governo autoritário e contra os paulistas e a educação bem como vimos na tentativa de fechar quase 100 escolar no estado, a saber o Governo Estadual de Geraldo Alckmin.
No vídeo mostra os PM’s da ROCAM agredindo uma estudante que nem se quer fazia parte dos que haviam entrado em conflito. Vergonhoso!

Nossa gratidão não se esgota para todos os que compareceram e estiveram envolvidos de uma forma positiva nesse processo....
23/09/2017

Nossa gratidão não se esgota para todos os que compareceram e estiveram envolvidos de uma forma positiva nesse processo. Todos os desentendimentos e dificuldades do princípio foram suficientemente compensados pelo prazer da concretização de um desejo compartilhado. Ainda estamos maravilhados com a grandiosidade das palestrantes, Professora Ana e a diretora de jovens negros da UJS, Flávia, vieram dividir um pouco de si conosco, nunca esqueceremos os que abraçaram a ideia, os que nos levaram a sério e confiaram na legitimidade da nossa iniciativa.
O fórum de debates do Mocam agradece a todos os presentes no dia e convidamos antecipadamente que participem dos próximos encontros que serão realizados em breve.

07/04/2017

Salve mocambada, após apuração dos votos da eleição do grêmio estudantil no Mocam, a chapa ADA foi eleita. Depois de quatro anos de muita luta e muito suor de cada estudante que passou por essa chapa, e teve a disposição de fazer com que esse grêmio permanecesse vivo e atuante durante todos esses anos, hoje passamos nossa gestão. Mas isso não é o fim da chapa, o VAE não é uma maquina de ganhar eleições, e sim um movimento que permanecerá na luta pelos estudantes, apresentando a perspectiva de conquistar a escola dos nossos sonhos. Porque no momento em que vivemos de retirada de direitos, onde a educação, os estudantes, o povo e a democracia vem sendo atacados, precisamos nos unir, e mostrar que os secundaristas têm capacidade de transformar a realidade do nosso país. Por isso depois de 4 gestões de ousadia e resistência, desistir está fora de cogitação, O VAE permanece vivo!!

03/04/2017

Desde de 2013 a chapa VAE vem mostrando qual o real papel de um grêmio estudantil dentro da escola, e esse ano, com a experiência de quem ja está nessa luta há 4 anos, estamos dispostos a representar a mocambada pelo quinto ano consecutivo. Lutaremos para manter e melhorar o que ja tivemos de conquista, como os armários e impressora. Continuaremos tentando trazer a cultura, o lazer e a informação, com as nossas festas junina e de hallowen, excursão para o hopi hari, campeonato de skate e os debates sobre temas de nosso interesse que infelizmente não são debatidos em sala de aula. Muito ja fizemos pela nossa escola, como no ano passado quando arrumamos o jardim da escola que estava abandonado, tornado desse espaço uma área de convivência dos estudantes, mas nossa escola ainda carece de muitas coisas, principalmente nesse momento político do nosso país, onde passamos por uma forte retirada de direitos, cortes nos investimentos na educação e projetos como a deforma do ensino médio que torna nossa educação cada vez mais precária. A solução é nos unirmos, todos os estudantes podem fazer parte do grêmio estudantil, e juntos podemos pensar e realizar muito mais projetos e lutar com mais força pela escola dos nossos sonhos, uma escola sem preconceito, uma escola com cultura e arte, onde haja graffit, rap, funk, dança, uma escola preservada, com conscientização para se manter o que é nosso e muito mais. Ao contrário dos políticos que não tem nenhum compromisso com o povo, a chapa VAE, não vem para fazer milhares de promessas, mas podemos garantir que iremos lutar até o fim, porque o grêmio não serve só para ganhar eleição e sim para ter gestão. Votar na chapa VAE é votar no compromisso com a escola e com os estudantes. Vote 11 mocambada, agora VAEEE!!



Amanhã, colem geral, não é apenas para os terceiros anos
09/12/2016

Amanhã, colem geral, não é apenas para os terceiros anos

Ultimas atividades realizadas pelo grêmio VAE no MOCAM esse ano, no período da manhã.Fotografias por: Rachel Acioly
09/12/2016

Ultimas atividades realizadas pelo grêmio VAE no MOCAM esse ano, no período da manhã.

Fotografias por: Rachel Acioly

Aaaaaa espera acaboooou :)
08/12/2016

Aaaaaa espera acaboooou :)

Ultimas atividades realizadas pelo grêmio VAE no MOCAM esse ano, no período da manhã.

Fotografias por: Rachel Acioly

Endereço

Avenida Rio Das Pedras, 2022/Vila Antonieta
São Paulo, SP
03452-100

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Movimento VAE - Voz Ativa Estudantil posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Movimento VAE - Voz Ativa Estudantil:

Compartilhar