15/03/2023
NOVA BANCADA DO REPUBLICANOS TOMA POSSE NA ALESP
Na tarde desta quarta-feira, 15/03, iniciou-se a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de São Paulo e, com ela, tomaram posse 39 novos deputados e deputadas (entre estreantes e ex-parlamentares) para o quadriênio 2023/2026.
A bancada do partido Republicanos manteve as 8 cadeiras conquistadas em 2018 das 94 do Parlamento e, assim, tornou-se uma das principais forças que se somarão à base de sustentação do governador Tarcísio de Freitas.
A sessão também serviu para a eleição da Mesa Diretora e o ex-líder da bancada até o dia 14 de março, deputado Gilmaci Santos, pela 2ª vez foi eleito para a 1ª vice-presidência da Casa. Já a Liderança do partido, a partir desta data, será exercida pelo deputado Altair Moraes. Outra importante função dentro dos trabalhos parlamentares é a Liderança do Governo, que desde o início do ano está a cargo do também experiente deputado Jorge Wilson.
Dos 8 republicanos, 3 são iniciantes no Parlamento paulista. Tomé Abduch, Vitão do Cachorrão e Rui Alves foram eleitos em 2022 e ocuparão os lugares dos agora ex-deputados Douglas Garcia, Tenente Nascimento e Wellington Moura.