Coordenadoria Regional de Saúde Oeste

Coordenadoria Regional de Saúde Oeste Espaço criado para a divulgação dos trabalhos realizados pelas unidades de saúde de domínio da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste).

Espaço criado para a divulgação dos trabalhos realizados pelas unidades de domínio da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste). A CRS Oeste faz parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e cuida de todas as ferramentas ligadas a promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e assistência a saúde da Lapa, Pinheiros e Butantã, no município de São Paulo.

No sábado passado, 28/03, aconteceram duas grandes mobilizações simultâneas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)...
30/03/2026

No sábado passado, 28/03, aconteceram duas grandes mobilizações simultâneas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital: a 9ª edição do Avança Saúde – Mulher e o Dia D de vacinação contra a influenza. As unidades funcionaram das 8h às 17h, oferecendo atendimento ampliado, ações de prevenção e atualização da caderneta vacinal da população.


O Avança Saúde – Mulher reforçou o cuidado integral e o acesso aos serviços de saúde, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce. A iniciativa foi organizada em oito estações de atendimento, que estruturaram o fluxo nas UBSs e ampliaram a resolutividade dos atendimentos:

1.    Acolhimento e atualização cadastral– avaliação de IMC, pressão arterial, glicemia e uso de medicamentos.
2.    Testes rápidos – sífilis, HIV e hepatites.
3.    Atendimento de enfermagem – acompanhamento de hipertensão e diabetes, coleta de citologia oncológica, encaminhamentos e avaliação de risco cardiovascular.
4.    Consulta médica – avaliação clínica, com foco em risco cardiovascular e prevenção de cânceres.
5.    Saúde da pessoa idosa – Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (Ampi-AB) e orientações específ**as.
6.    Orientação farmacêutica – uso seguro e adequado de medicamentos.
7.    ModeraSP e Tabagismo – apoio à redução do consumo de álcool e cessação do tabagismo.
8.    Saúde Bucal e Bem Viver – triagens, ações educativas e orientações sobre alimentação, saúde mental, sexual e reprodutiva, além de práticas integrativas.

As atividades também abordaram temas como obesidade, promoção da equidade e saúde da população negra, ampliando o olhar sobre as necessidades das mulheres no território.

Dia D de vacinação contra influenza
Paralelamente, as UBSs realizaram o Dia D de vacinação contra a influenza, marcando o início da estratégia de imunização de 2026. A campanha tem como objetivo reduzir complicações, internações e mortes associadas ao vírus, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

A partir de hoje, 30/03, a vacinação segue nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados e feriados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs, no mesmo horário.

Hoje, 18/03/26, aconteceu o XIV Encontro de Tuberculose da Cidade de São Paulo, organizado pelo PMCT. Foi um momento imp...
18/03/2026

Hoje, 18/03/26, aconteceu o XIV Encontro de Tuberculose da Cidade de São Paulo, organizado pelo PMCT. Foi um momento importante de atualização de dados epidemiológicos, metas e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde que trabalham com está temática, fortalecendo a vigilância e o cuidado no território.

Foram premiadas as UVIS que se destacaram em algumas metas elencadas pelo PMCT.

Na nossa CRS a UVIS Butantã recebeu a premiação UVIS 3º lugar na Taxa de Cura de Casos Novos de Tuberculose com confirmação laboratorial e reconhecimento pela Taxa de 71,7% de cobertura alcançada de Casos Novos de Tuberculose em TDO. UVIS Lapa Pinheiros reconhecimento pela taxa de avaliação de sintomáticos respiratórios na população em situação de rua, categoria até 1000 SR identif**ados, alcançando 98% cobertura.

O Programa Municipal de Tuberculose fez uma homenagem especial a profissional da UVIS Lapa Pinheiros, Maria Helena pelo excelente trabalho desenvolvido com a população prisional, além do trabalho desenvolvido na vigilância epidemiológica da Tuberculose.

Aconteceu o 1º Encontro de terapeutas ocupacionais da Especialidade da CRS Oeste, em 17/03/26 no CR Dor, para discussão ...
18/03/2026

Aconteceu o 1º Encontro de terapeutas ocupacionais da Especialidade da CRS Oeste, em 17/03/26 no CR Dor, para discussão do trabalho de confecção de órteses de membros superiores.

A reunião contou com profissionais do CR Dor, CER III Lapa e CER II Butantã, que fizeram importantes trocas técnicas, apresentações e discussões sobre as órteses, suas indicações, avaliação dos materiais e especificidades de cada serviço.

O encontro foi bastante produtivo e já houve recomendação do próximo!

📍 1º Simpósio de Tuberculose – CRS OesteNo dia 10 de março de 2026, realizamos o 1º Simpósio de Tuberculose da Coordenad...
12/03/2026

📍 1º Simpósio de Tuberculose – CRS Oeste
No dia 10 de março de 2026, realizamos o 1º Simpósio de Tuberculose da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste, reunindo profissionais de saúde do território para um importante momento de troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos sobre o cuidado com pacientes com tuberculose.

Durante o evento, também foram premiadas as Unidades de Saúde que se destacaram no cuidado e acompanhamento de pacientes com tuberculose ao longo de 2025, reconhecendo o empenho e a dedicação das equipes.

Agradecemos às palestrantes Dra. Rachel Russo Leite, que apresentou um panorama da tuberculose no município de São Paulo, com metas e desafios para 2026, e Dra. Denise Rodrigues, que abordou o tema Tuberculose Resistente.

Nosso agradecimento também aos profissionais da DRVS Oeste que organizaram o evento, em especial às interlocutoras de tuberculose Maria de Fátima Cheron Pires e Lorena Ferreira de Araújo Felix.

Agradecemos ainda ao Anfiteatro Altino Antunes, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, pelo espaço cedido para a realização do simpósio.

✨ Que venha o Simpósio de 2027!

“Podemos acabar com a tuberculose em nossa geração, mas apenas se agirmos com urgência, solidariedade e responsabilidade.”
Tedros Adhanom Ghebreyesus - Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Acontece de hoje (quarta-feira, 18/02) até sexta-feira (20/02) no prédio da Coordenadoria Oeste uma avaliação física vin...
18/02/2026

Acontece de hoje (quarta-feira, 18/02) até sexta-feira (20/02) no prédio da Coordenadoria Oeste uma avaliação física vinculada ao Projeto Sampa 2 (Saúde em Movimento) voltada aos trabalhadores.

“Todo o cidadão tem direito a orientação adequada para a prática de atividade física e nutrição em parques e espaços públicos”. Esta é a premissa do SAMPA Saúde em Movimento, projeto que iniciou em 2024 com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil. Promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e executada pela Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), leva qualidade de vida e saúde por meio da atividade física, com ações gratuitas em parques e espaços públicos da capital.

O projeto já está sendo realizado em algumas UBSs do território e chega agora à sede da Coordenadoria com o objetivo de promover o cuidado com a saúde do trabalhador de forma simples, acessível e orientativa.

Aconteceu ontem um encontro com as EMADs (Equipes Multiprofissional de Atenção Domiciliar) da Coordenadoria Regional de ...
11/02/2026

Aconteceu ontem um encontro com as EMADs (Equipes Multiprofissional de Atenção Domiciliar) da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste e PAD (Programa de Atenção Domiciliar) do Hospital Universitário.

Participaram representantes das Supervisões Técnicas de Saúde Butantã e Lapa Pinheiros além de diversos setores do HU.

Foram abordadas práticas do cotidiano do trabalho das equipes, houve trocas de informações a respeito de fluxo, oxigenoterapia domiciliar e diretrizes dos cuidados paliativos.

Aconteceu hoje, no prédio da Saúde Pública, uma capacitação de profissionais de farmácia da Supervisão Técnica de Saúde ...
10/02/2026

Aconteceu hoje, no prédio da Saúde Pública, uma capacitação de profissionais de farmácia da Supervisão Técnica de Saúde Lapa Pinheiros para o uso da ferramenta de Excel, PROCX.

Essa ferramenta ajudará os(as) profissionais a fazer gestão de estoque com mais assertividade, gerando menor impacto em desabastecimentos locais.

25 farmacêuticos e farmacêuticas participaram da capacitação.

Em 4/2/2025 das 9horas às 12:30 horas no Auditório da Coordenadoria Regional de Saúde aconteceu o encontro do Programa S...
05/02/2026

Em 4/2/2025 das 9horas às 12:30 horas no Auditório da Coordenadoria Regional de Saúde aconteceu o encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) para alinhamento entre Saúde e Educação das ações que serão realizadas em 2026.

Encontro recebeu representante do PSE de Área técnica da Criança de SMS, assessorias técnicas (Saúde da Criança e Adolescente, Saúde Bucal, PICS, PAVS) de CRS Oeste e STS Lapa-Pinheiros e Butantã envolvidas no PSE, Vigilância (COVISA, DRVS Oeste e UVIS regionais), representantes das OSS, representante de SME e Diretorias Regionais de Educação (DRE) Pirituba Jaraguá e Butantã, além dos estagiários.

A princípio houve apresentações da coordenadoria Oeste e supervisões para apoiar as discussões. Foram apresentadas características do território e informações como perfil populacional e sócio demográfico, rede de atendimentos, dados gravidez na adolescência, mortalidade infantil, vulnerabilidade nutricional e cobertura vacinal entre outros. Também foram apresentados pelas supervisões dados sobre escolas pactuadas para o biênio 2025-2026, ações desenvolvidas em 2025, desafios e planejamento do ano 2026.

A seguir aconteceram discussões entre todas as áreas presentes que foram muito ricas e possibilitaram muitas trocas de experiências e propostas para 2026.

Ao final da reunião todos se reuniram para foto.

O Prêmio Cidade de São Paulo, concedido anualmente pela prefeitura, homenageou a diretora do hospital e maternidade Prof...
02/02/2026

O Prêmio Cidade de São Paulo, concedido anualmente pela prefeitura, homenageou a diretora do hospital e maternidade Professor Mário Degni, a médica ginecologista obstetra Greice Chetta de Klerk.

A unidade apontada como um dos 100 melhores hospitais públicos do país em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da saúde (OPAs), f**a na zona oeste da cidade e é referência na assistência à gestação de alto risco, atendimento a vítimas de violência sexual e interrupção da gestação nos casos previstos em lei.

A Coordenadoria Regional de Saúde Oeste agradece a Dra. Greice e aos demais profissionais que constroem a excelência desse serviço.

A Ouvidoria da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste recebeu certif**ado atestando que cumpriu os requisitos do Programa...
29/01/2026

A Ouvidoria da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste recebeu certif**ado atestando que cumpriu os requisitos do Programa de Acreditação, Integridade e Qualidade da Rede de Ouvidorias SUS.

O Programa de Acreditação, Integridade e Qualidade da Rede de Ouvidoria SUS utiliza metodologia da Fiocruz e Ministério da Saúde para certif**ar ouvidorias com base em 68 padrões de qualidade. O programa visa melhorar o atendimento, garantir a integridade, fomentar a transparência e fortalecer a escuta ativa das demandas dos usuários do SUS.

Tendo por objetivo elevar o padrão das ouvidorias, fortalecendo a defesa do usuário e a gestão, com meta de certif**ar 75% da rede, o programa se baseia em critérios de qualidade e segurança definidos pela Fiocruz/Ministério da Saúde, promovendo autoavaliação e melhoria contínua.

Esta Coordenadoria reconhece o trabalho de todos que fazem a Ouvidoria e agradece o empenho desses profissionais para transformá-la em um instrumento eficiente de gestão.

Com muita alegria e entusiasmo, reunimos hoje, dia 20 de Janeiro, na Coordenadoria Regional de Saúde Oeste, os farmacêut...
20/01/2026

Com muita alegria e entusiasmo, reunimos hoje, dia 20 de Janeiro, na Coordenadoria Regional de Saúde Oeste, os farmacêuticos atuantes nos diversos serviços públicos de saúde das Supervisões Técnicas do Butantã e Lapa Pinheiros.

O evento foi idealizado em alusão ao Dia do Farmacêutico, comemorado nesta data.

O grupo participou de atividade de meditação, conheceu um pouco sobre o Projeto CardioVida e também sobre o funcionamento do Centro de Referência da Dor Oeste.

E para completar a comemoração, o Prof. Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos, falou sobre A Importância do Farmacêutico no SUS!

Parabéns aos profissionais farmacêuticos pelo excelente trabalho que desempenham junto a nossa população.

No dia 28/11/2025, o CEU Butantã foi palco para a realização do 2º Seminário da Pessoa em Situação de Acumulação do Buta...
19/12/2025

No dia 28/11/2025, o CEU Butantã foi palco para a realização do 2º Seminário da Pessoa em Situação de Acumulação do Butantã, ocasião em que os profissionais foram contemplados com excelentes apresentações sobre esse tema tão complexo e sensível.

Parabéns a todos os envolvidos pela resiliência e pelo árduo trabalho realizado diariamente, sempre com muito carinho e dedicação aos nossos queridos usuários.

Endereço

Rua Doutor Virgílio De Carvalho Pinto, 519
São Paulo, SP
05.415-030

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Coordenadoria Regional de Saúde Oeste posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar