Coordenadoria Regional de Saúde Sul

Coordenadoria Regional de Saúde Sul A CRS Sul é responsável por planejar, gerenciar e responder pelas ações de assistência à saúde

IV Encontro do Clube do Livro da UBS Parque Araribá. Um momento de troca, reflexão e valorização da cultura periférica. ...
03/06/2026

IV Encontro do Clube do Livro da UBS Parque Araribá. Um momento de troca, reflexão e valorização da cultura periférica. O encontro contou com a presença especial de Ferrez, romancista, poeta e contista brasileiro, que compartilhou suas experiências, trajetórias e reflexões sobre literatura, território, desigualdade social e saúde.

A conversa trouxe importantes discussões sobre como a leitura, a arte e a escrita podem ser ferramentas de acolhimento, CUIDADO EM SAÚDE, identidade e transformação social, aproximando a literatura da realidade vivida pela comunidade.

O encontro também teve a participação especial de Andressa, moradora do território, comunicadora e poeta, que contribuiu com falas potentes sobre pertencimento, expressão cultural e a importância da voz da comunidade nos espaços coletivos.📚📖

Hoje tivemos a Inauguração Oficial das novas instalações da UBS Vila Joaniza - João Yunes - Que contou com a presença do...
02/06/2026

Hoje tivemos a Inauguração Oficial das novas instalações da UBS Vila Joaniza - João Yunes - Que contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes, Secretário de Saúde Luiz Carlos Zamarco, Secretária Executiva de SEABEVS Sandra Sabino, Coordenadora de Saúde Sul Cleonice Expósito, Supervisora Técnica de Saúde de Santo Amaro- Cidade Ademar Paula Campi Locatelli, Representantes da OS INTS, juntamente com os Conselheiros Gestores presentes.

No último dia 29.05 aconteceu o Encontro de Estagiários e Supervisores na SubPrefeitura de Santo Amaro, organizado pela ...
01/06/2026

No último dia 29.05 aconteceu o Encontro de Estagiários e Supervisores na SubPrefeitura de Santo Amaro, organizado pela Euza dos Reis Silva Chaves - responsável pelo Setor de Desenvolvimento da CRS Sul.

Além da presença dos Supervisores e Estagiários estavam presentes Edir Haddad servidora pública aposentada, ex funcionária do Desenvolvimento, Célia Bernardes servidora pública aposentada, ex funcionária do Desenvolvimento, Luciana Munhoz Schuler diretora da EMS Sul e a palestrante Luzimá Vieira de Oliveira que abordou sobre Saúde Mental no contexto da atuação de estagiários e supervisores.

Marcando o primeiro encontro semestral a estagiária formanda Alessandra apresentou uma retrospectiva dos encontros anteriores, acompanhada de relatos e nostalgia.

O próximo encontro acontecerá no segundo semestre.🤝

A equipe da UBS Novo Caminho promoveu uma ação de educação em saúde com os usuários por meio do teatro educativo “Seu Jo...
01/06/2026

A equipe da UBS Novo Caminho promoveu uma ação de educação em saúde com os usuários por meio do teatro educativo “Seu João e os três vilões”. A proposta buscou ampliar a conscientização da população sobre Diabetes, Hipertensão Arterial e Tabagismo, compondo as atividades do programa “Avança Saúde”, realizadas durante os meses de abril e maio de 2026.

A ação foi desenvolvida de forma integrada pela equipe multiprofissional da unidade, com participação de profissionais da enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, administrativo e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), evidenciando a importância da atuação conjunta na prevenção e no cuidado às condições crônicas.

Ao final do encontro, os participantes vivenciaram um momento de meditação e reflexão voltado ao fortalecimento do autocuidado, da qualidade de vida e do protagonismo dos usuários no cuidado com a própria saúde. 💙

No dia 26 de maio de 2026, o auditório do Centro Cultural Santo Amaro recebeu mais uma edição do Fórum de Matriciamento ...
29/05/2026

No dia 26 de maio de 2026, o auditório do Centro Cultural Santo Amaro recebeu mais uma edição do Fórum de Matriciamento em Saúde do Trabalhador, com o tema “Saúde Mental: Entender e Proteger”. O evento reuniu profissionais da área da saúde, gestores e representantes institucionais para debater os impactos dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

A iniciativa foi promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo Amaro (CRST-SA), em parceria com a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) e a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVISAT), vinculada à Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA).

O fórum contou com a participação de profissionais da Rede de Atenção à Saúde da região Sul de São Paulo, além de técnicos do CRST, conselheiros gestores e representantes de instituições parceiras.

Durante a programação, foram apresentadas as principais ações desenvolvidas pelo CRST Santo Amaro, com destaque para a exposição conduzida pela enfermeira Viviane Paula Faustino. O encontro também incluiu uma palestra da professora e psicóloga Eliana Pintor, que abordou aspectos relevantes da saúde mental no contexto laboral.

O evento reforçou o compromisso das instituições envolvidas com a promoção da saúde do trabalhador, a defesa dos direitos humanos e o enfrentamento do adoecimento relacionado aos fatores psicossociais no trabalho. A iniciativa também fortalece o diálogo entre diferentes setores e contribui para a construção de políticas públicas voltadas à garantia de condições dignas e saudáveis no ambiente laboral. 📸

Nos últimos dias, demos passos importantes rumo a um cuidado em saúde mais inclusivo e humanizado! A Supervisão Técnica ...
28/05/2026

Nos últimos dias, demos passos importantes rumo a um cuidado em saúde mais inclusivo e humanizado!

A Supervisão Técnica de Saúde (STS) Capela do Socorro promoveu dois dias de treinamentos sobre Conceitos de Gênero e Sexualidade na Atenção à Saúde para as equipes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, utilizando o material "Quem Somos Nós?", elaborado pelo Grupo de Trabalho LGBTIA+ da Capela do Socorro e Parelheiros. 🌈

Durante os encontros, os profissionais puderam adquirir conhecimentos sobre temas essenciais para uma atenção à saúde mais qualificada, como a sigla LGBTIA+ e o que representa cada letra, diferenças entre s**o biológico, identidade de gênero e expressão de gênero, o que são pessoas cisgêneras, transgêneras, não-binárias e travestis, orientação sexual: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, pansexualidade e assexualidade, nome social como direito fundamental, garantido pelo Decreto nº 8.727/2016 e Rede SAMPA Trans e a linha de cuidado para a população LGBTIA+.

Os encontros contaram com a condução de Niura, Interlocutora da Saúde da População LGBTIA+ da STS Capela do Socorro, Ananda, Estagiária de Enfermagem da STS Capela do Socorro, Ana Caroline, Assistente Social do Polo de Hormonização HM Capela do Socorro e Rachel, Enfermeira do Polo de Hormonização HM Capela do Socorro e ainda tivemos a participação especial da Fabiane, Terapeuta Ocupacional do SAE Cidade Dutra, que trouxe informações sobre a distribuição de insumos como camisinhas, gel e autoteste de HIV, feito pelo próprio serviço para a população.

Para tornar o aprendizado ainda mais dinâmico e divertido, ao final de cada encontro rolaram joguinhos temáticos elaborados pelas meninas do Polo de Hormonização, porque aprender sobre diversidade também pode ser leve e descontraído!

Capacitar nossos profissionais é garantir que toda pessoa seja acolhida com respeito, dignidade e equidade, nos serviços de saúde. 📸

Hoje rolou mais um Fórum de Reabilitação da CRS Sul. 🤝🏼Conduzido pela interlocutora da saúde da pessoa com deficiência d...
27/05/2026

Hoje rolou mais um Fórum de Reabilitação da CRS Sul. 🤝🏼

Conduzido pela interlocutora da saúde da pessoa com deficiência da CRS Sul Helena Della Torre, esse encontro teve como objetivo fortalecer vínculos, aprimorar a linha de cuidado e abordar assuntos relevantes para pessoa com deficiência entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

📸

Grupo de DCNT da UBS Arriente conta com atividades de saúde e bem estar semanalmente todas às quartas-feiras, na Quadra ...
27/05/2026

Grupo de DCNT da UBS Arriente conta com atividades de saúde e bem estar semanalmente todas às quartas-feiras, na Quadra CDC Manacá e a cada encontro um profissional de saúde da equipe multi da unidade está presente para acompanhar o grupo e fornecer orientações.

Hoje em específico houveram estações de odonto com orientação de saúde bucal, farmeutico com aferição da pressão e aplicação de vacinas, AMPI - Avaliação do Idoso e etc. O cuidado fornecido por etapas de maneira completa.🏃🏃‍♀⚕💉

Hoje aconteceu mais um encontro de Saúde Mental. Desta vez, voltado para os serviços de urgência e emergência como Unida...
26/05/2026

Hoje aconteceu mais um encontro de Saúde Mental. Desta vez, voltado para os serviços de urgência e emergência como Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da atenção básica. 👩🏽‍⚕️👨🏿‍⚕️

Esse encontro teve como objetivo fortalecer as diretrizes da saúde mental, no que tange a classificação de risco de cada paciente e encaminhamentos para os serviços especializados.

Os Assessores Técnicos de Saúde Mental da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul Allan Mattos e Vanessa Junger apresentaram o documento com "Orientações sobre a atenção às crises em saúde mental e o acompanhamento longitudinal dos casos na Rede de Atenção Psicossocial no Município de São Paulo da Secretaria Municipal da Saúde - Estratificação e Classificação de Risco em Saúde Mental" e ouviram impressões dos gestores dos equipamentos, trazendo a discussão para o momento. 📸

No mês de maio, quando celebramos aquelas que geram vida, a UBS Vila das Belezas realizou um encontro especial com seu g...
26/05/2026

No mês de maio, quando celebramos aquelas que geram vida, a UBS Vila das Belezas realizou um encontro especial com seu grupo de gestantes! 🤰🏽

Em um momento marcado por acolhimento, escuta e afeto, as futuras mães que realizam o pré-natal na unidade participaram de uma atividade sensível e cheia de significado. Com um olhar cuidadoso, a equipe da UBS registrou a beleza e a singularidade de cada gestação! Mais do que um encontro, foi uma celebração do cuidado, do vínculo e da importância de acompanhar cada etapa dessa jornada com atenção, cuidado e carinho. ❤️‍🩹

A iniciativa reforça o compromisso com uma assistência humanizada, valorizando cada mãe e cada história desde o início. 📸

Endereço

Avenida Maria Coelho Aguiar, 215/1 °Andar, Bloco B São Paulo/
São Paulo, SP
05804-900

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 18:00
Terça-feira 07:00 - 18:00
Quarta-feira 07:00 - 18:00
Quinta-feira 07:00 - 18:00
Sexta-feira 07:00 - 18:00

Telefone

+551120751200

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Coordenadoria Regional de Saúde Sul posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar