Emei Mário de Andrade

Emei Mário de Andrade Sejam bem vindos a nossa escola!! A Emei Mário de Andrade pertence a rede municipal de São Paulo.

Hoje foi dia de colher, preparar e saborear! 🥕✨As crianças do 7E, prepararam uma salada de cenoura com salsinha fresquin...
10/12/2025

Hoje foi dia de colher, preparar e saborear! 🥕✨
As crianças do 7E, prepararam uma salada de cenoura com salsinha fresquinha, colhidas diretamente da horta de nossa escola.

Mais do que cozinhar, a proposta teve como intenção aproximar as crianças dos processos da natureza, fortalecer o cuidado com a horta que cultivamos juntos e mostrar que aquilo que plantamos também vira alimento, cultura e partilha.

Ao lavar, ralar, picar e misturar, as crianças experimentaram diferentes cheiros, texturas e sabores, vivendo a culinária como um contexto de aprendizagem, que envolve autonomia, pertencimento e descoberta.

Culinária Africana – Purê de Inhame - Turmas 7D e 7 EA proposta teve início com a leitura coletiva da receita do purê de...
06/11/2025

Culinária Africana – Purê de Inhame - Turmas 7D e 7 E

A proposta teve início com a leitura coletiva da receita do purê de inhame, promovendo a aproximação das crianças com diferentes portadores de texto e ampliando seu repertório cultural. Em seguida, colhemos salsinha na horta da escola, realizamos a higienização das folhas, separamos os demais ingredientes e nos dirigimos ao pátio interno para o preparo da receita.

As crianças participaram com curiosidade, envolvimento e alegria, explorando cheiros, texturas e sabores. Durante a vivência, dialogaram, trocaram ideias e cooperaram nas etapas do processo culinário.

A culinária na Educação Infantil é uma experiência de aprendizagem significativa, pois articula linguagem oral e escrita, matemática, ciência e cultura de forma integrada e lúdica. Além disso, ao preparar uma receita de origem africana, valorizamos a cultura afro-brasileira, reconhecendo a importância das contribuições dos povos africanos na formação da nossa identidade e promovendo uma prática educativa antirracista, que respeita e celebra a diversidade cultural.

28/10/2025

Ser servidor público é uma verdadeira missão.
Servir à comunidade exige dedicação, sensibilidade e, acima de tudo, compromisso com o bem comum — e sabemos que essa não é uma tarefa fácil. São muitos os desafios que enfrentamos no dia a dia, mas aqui na EMEI Mário de Andrade temos um propósito que nos move: fazer a diferença na vida das crianças e atender a todos com excelência e acolhimento.

Hoje queremos expressar nossa profunda gratidão a toda a equipe pelo trabalho incansável, pela parceria e pela entrega de cada um. É com imenso orgulho que apresentamos um projeto lindo, desenvolvido por nós e que ganhou destaque nos documentos da Secretaria Municipal de Educação (SME) — um reconhecimento que reflete o esforço coletivo e o comprometimento de todos.

Esse resultado só foi possível porque somos uma equipe potente, unida e apaixonada pelo que faz. Cada gesto, cada ideia e cada ação são movidos por carinho, comprometimento e amor — valores que transformam nossa escola em um lugar de aprendizado, afeto e esperança.

Parabéns a todos nós, servidores públicos, que fazemos da educação um ato diário de amor e serviço!

Foi uma manhã repleta de aprendizados sobre a rica cultura dos povos originários do Brasil.Quanto mais conhecemos sobre ...
09/09/2025

Foi uma manhã repleta de aprendizados sobre a rica cultura dos povos originários do Brasil.

Quanto mais conhecemos sobre a nossa história, mais contribuímos para o combate aos estereótipos e preconceitos. Valorizar a sabedoria, os saberes ancestrais e os modos de vida dos povos indígenas é essencial para cultivarmos o respeito às diferentes culturas desde a infância.

Nossa gratidão ao povo Pataxó por, mais uma vez, compartilhar com nossas crianças tantos ensinamentos e reflexões importantes!

*Colhendo Saberes, Cultivando Afetos*Na manhã luminosa do dia 19 de agosto,  as pequenas vozes do Conselho Mirim da EMEI...
20/08/2025

*Colhendo Saberes, Cultivando Afetos*

Na manhã luminosa do dia 19 de agosto, as pequenas vozes do Conselho Mirim da EMEI Mário de Andrade se fizeram presentes em um canto especial da escola: a horta, onde a terra fala baixinho e as plantas sussurram segredos de vida.

Acompanhadas com ternura pela diretora Joana, pela professora Cristiane e pela estagiária Leandra, as crianças mergulharam num universo de aromas, texturas e descobertas.

Com os pés firmes no chão e os olhos curiosos, caminharam entre os canteiros como jardineiros de sonhos. Ali, encontraram o perfume delicado do tomilho, o vigor do alecrim e a doçura da hortelã. Vicente, com sua sensibilidade aguçada, disse que o cheiro da hortelã lembrava chiclete — e então a horta se tornou memória, se fez infância.

Notaram os verdes que dançavam em nuances: o crespo, o liso, o americano... e entre eles, o roxo majestoso da alface roxa. Diante do tomateiro, olhos brilhando, fizeram perguntas ao tempo: “Será que vão ficar vermelhinhos quando crescerem?”

O momento mais esperado floresceu como manhã de primavera: a colheita. Repolhos robustos, acelgas imponentes e escarolas rendadas foram recolhidos com cuidado, quase como quem colhe poesia do solo.
E ao meio-dia, no calor do refeitório, provaram o sabor do próprio esforço — o repolho colhido com mãos pequenas e corações imensos. Um alimento que não nutre apenas o corpo, mas também a alma.

A pequena Eloá Kemilly recebeu, com olhos brilhantes, um presente inusitado:
um repolho tão belo que mais parecia flor desabrochada.

Com a doçura que só a infância tem, ela contou — entre sorrisos —que ama o macarrão com repolho que sua mãe prepara, receita simples, mas carregada de afeto.

Tão vívida era a descrição da menina, que até a diretora Joana, encantada, sentiu o gosto na imaginação e quase salivou de desejo e emoção.
Porque tudo aquilo que é cuidado com amor, adubado com carinho e cultivado com alegria floresce… e se transforma em frutos doces de ternura, aprendizado e esperança.

Brincar também é aprender!Hoje vivenciamos brincadeiras indígenas, como a peteca as cinco pedrinhas, e pião conhecendo e...
14/08/2025

Brincar também é aprender!

Hoje vivenciamos brincadeiras indígenas, como a peteca as cinco pedrinhas, e pião conhecendo e valorizando a cultura dos povos originários. Além da diversão, aprendemos sobre respeito, diversidade e a importância de preservar tradições

Infantil 7D

Recebemos as famílias com propostas repletas de carinho, vivenciando juntos uma manhã especial e cheia de significado.Al...
09/08/2025

Recebemos as famílias com propostas repletas de carinho, vivenciando juntos uma manhã especial e cheia de significado.

Além das vivências compartilhadas, contamos também com a presença da equipe multidisciplinar do posto de saúde — um nutricionista, uma psicóloga, dentistas e enfermeiros — que estiveram conosco em conversas valiosas e esclarecedoras

Obrigada pela presença. Nosso Dia da Família foi muito especial ♡

Período da Manhã

Na EMEI Mário de Andrade, floresce um sonho plantado com ternura: o projeto Horta Pedagógica, onde cada criança se torna...
08/08/2025

Na EMEI Mário de Andrade, floresce um sonho plantado com ternura: o projeto Horta Pedagógica, onde cada criança se torna jardineira da própria descoberta.

Entre sementes e sorrisos, vivem experiências que vão além da terra – aprendem o valor do cuidado, da paciência, da colheita e do sabor que brota das próprias mãos.

Hoje, nossa horta é um verdadeiro jardim de sabores e saberes. Nela, desabrocham folhas de alface (crespa, roxa, lisa e americana), couve que dança ao vento, repolho redondo como o mundo, rúcula apimentada, escarola suave... E ainda: tomates rubros, pimentões vibrantes, pepinos frescos, espinafre verdinho, e ervas que perfumam os dias — cebolinha, salsinha, coentro, manjericão, alecrim, hortelã. Até a doce beterraba pinta a terra com poesia.

Cada broto que nasce é também um broto de afeto, de memória, de aprendizado. Acreditamos que, ao tocar a terra, as crianças tocam também histórias, sabores e saberes que se entrelaçam ao cotidiano — muitos dos quais temperam nosso próprio cardápio com mais cor e consciência.

Nossa horta é adubada com carinho, regada com amor e cultivada com alegria.
E o que colhemos, mais do que alimentos, são frutos de cuidado, respeito e encantamento.
Porque nossas crianças merecem o melhor — e o melhor, nós cultivamos juntos!

Estamos preparando um Dia super especial para as Famílias!!Venha e participe ♡♡
07/08/2025

Estamos preparando um Dia super especial para as Famílias!!

Venha e participe ♡♡

Turma - 7ECulinária – Omelete de Folhas de BeterrabaA proposta de observar e registrar o desenvolvimento da horta teve c...
30/07/2025

Turma - 7E

Culinária – Omelete de Folhas de Beterraba

A proposta de observar e registrar o desenvolvimento da horta teve como objetivo proporcionar às crianças uma experiência de aprendizagem significativa, abordando temas como natureza, ciclo de vida das plantas, alimentação saudável e sustentabilidade. Essa vivência também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como observação, cuidado, responsabilidade e trabalho em grupo.

A horta se consolidou como um espaço de interação, colaboração e compartilhamento, onde as crianças aprenderam a cuidar do coletivo, a desenvolver empatia e a vivenciar, na prática, a alegria de plantar, cuidar e colher. Durante o processo, fortaleceram a paciência, a responsabilidade e o respeito pela natureza.

O desfecho desse percurso foi marcado pelo plantio e colheita da beterraba. Após a degustação da raiz, realizada anteriormente, hoje as crianças participaram de uma nova experiência: o preparo de uma omelete com as folhas da beterraba, utilizando ingredientes colhidos por elas próprias em nossa horta.

A proposta teve como intenção promover uma alimentação saudável e consciente, integrando o contato com a natureza, o aprendizado sobre o cultivo e a valorização integral dos alimentos.

Objetivos da atividade culinária:
• Estimular o manuseio de ingredientes e utensílios, promovendo o desenvolvimento da coordenação motora fina e da coordenação olho-mão.
• Introduzir conceitos matemáticos, como medidas e quantidades, além de linguagem (leitura de receitas) e ciências (transformação dos alimentos).
• Promover a exploração sensorial, por meio das texturas, cores e sabores.
• Fomentar a interação, a cooperação e o trabalho em equipe, reforçando a valorização da cultura alimentar e o respeito entre os colegas.
• Criar um ambiente lúdico e significativo, que estimule a autoestima, a criatividade e a autonomia das crianças.
• Aproximar as crianças dos alimentos, incentivando a experimentação de novos sabores e texturas, e a consciência sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
• Desenvolver atenção e memória, ao executar receitas e seguir etapas, fortalecendo a concentração e a paciência.
• Ampliar o repertório cultural, ao conhecer diferentes hábitos e costumes alimentares.

Em resumo, a culinária na Educação Infantil se apresenta como uma ferramenta rica e poderosa para o desenvolvimento integral das crianças, proporcionando um aprendizado vivo, prazeroso e cheio de significado.

Da Horta ao Prato: Crianças Cultivam e depois Saboreiam um Lanche NaturalNessa semana as crianças do período da manhã pa...
27/06/2025

Da Horta ao Prato: Crianças Cultivam e depois Saboreiam um Lanche Natural

Nessa semana as crianças do período da manhã participaram de uma experiência especial e educativa: após plantarem, cuidarem e colherem as verduras na nossa horta escolar, fizeram a degustação do alface.

Com entusiasmo, elas aprenderam sobre o ciclo de crescimento das plantas, a importância da alimentação saudável.

Depois de algumas semanas de cuidados e observando cada folha crescer — chegou o momento mais esperado: a colheita. As alfaces foram colhidas e usadas na preparação de um lanche natural.

As próprias crianças ajudaram a montar os sanduíches escolhendo os ingredientes. O lanche ficou colorido, nutritivo e saboroso! Foi uma maneira prática e divertida de mostrar como a natureza pode oferecer alimentos saudáveis quando cuidamos dela com carinho.

Essa vivência fortaleceu hábitos saudáveis, o respeito pela natureza e o prazer de comer bem.

Turma : 7 EProposta : Culinária - Lanche Natural A intenção de trabalhar com ingredientes da nossa horta com objetivo cu...
25/06/2025

Turma : 7 E

Proposta : Culinária - Lanche Natural

A intenção de trabalhar com ingredientes da nossa horta com objetivo culinário foi promover a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, desde o cultivo até o consumo dos alimentos. A atividade visou estimular o interesse das crianças por alimentos frescos, ensinando sobre a origem dos alimentos e incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes.

Além disso, a horta escolar desenvolve senso de responsabilidade, contato com a natureza, habilidades motoras e cognitivas, e promove o trabalho em equipe e a socialização.

Endereço

Avenida Sargento Iracitan Coimbra, 511
São Paulo, SP

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 19:00
Terça-feira 07:00 - 19:00
Quarta-feira 07:00 - 19:00
Quinta-feira 07:00 - 19:00
Sexta-feira 07:00 - 19:00

Telefone

+551129193849

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Emei Mário de Andrade posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Emei Mário de Andrade:

Compartilhar

Categoria