24/06/2022
Com muita alegria, o Comitê Antifraude da USP anuncia que, depois de 4 anos de existência da política de cotas raciais na USP, a instituição passará a ter uma banca de heteroidentificação, que atuará de forma preliminar à matrícula dos candidatos.
Em 23 de junho de 2022, foi votada em reunião do Conselho de Graduação da USP a resolução que autoriza o processo de heteroidentificação já para o vestibular de 2023.
Desde a fundação do Comitê em 2018, esse sempre foi o nosso o objetivo mais central: garantir que as fraudes sejam solucionadas de maneira preventiva.
Atualmente, essa luta tem sido compartilhada com uma série de atores da Universidade, com destaque para a Coligação de Coletivos Negros da Universidade (), que tem tido uma brilhante atuação diante das demandas do movimento negro da USP.
O Comitê, representado pelo nosso coordenador Lucas Módolo (), possui uma cadeira no Grupo de Trabalho que discute o modelo e as metodologias que serão utilizadas pela banca.