14/06/2026
𝐄𝐍𝐂𝐄𝐑𝐑𝐀𝐃𝐀 𝐍𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐀 𝟐𝟔.ª 𝐀𝐒𝐒𝐄𝐌𝐁𝐋𝐄𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐒Í𝐍𝐎𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐈𝐍𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐈𝐄𝐂𝐀 𝐍𝐎 𝐁𝐈É
Encerrou neste domingo, 14 de Junho, a 26.ª Assembleia Provincial do Sínodo Provincial do Bié da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), realizada de 12 a 14 de Junho, na cidade do Cuito.
O encontro serviu para avaliar a vida espiritual, social e económica da igreja durante o ano litúrgico de 2025 e os primeiros cinco meses de 2026, bem como traçar perspectivas e definir as próximas acções da instituição religiosa.
O culto de acção de graças, realizado no Pastorado Catedral da Paz, foi presidido pelo Secretário Provincial da IECA no Bié, Reverendo Herculano Chinganguela, e foi prestigiado pela Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, tendo sido testemunhado pela Administradora Municipal do Cuito, Ângela Dolina Chicomo Ucueianga, deputados à Assembleia Nacional, membros do Governo Provincial e da Administração Municipal do Cuito e fiéis em geral.
A assembleia reuniu mais de 200 delegados e ficou igualmente marcada pela eleição dos novos dirigentes do Sínodo Provincial.
Durante o sermão, o Reverendo Herculano Chinganguela exortou os fiéis a praticarem o bem, abandonarem as intrigas e servirem ao próximo, destacando que, por ocasião do Dia do Pai da IECA, é fundamental reflectir sobre o verdadeiro papel do pai como guia espiritual da família. O líder religioso apelou ainda à tomada de consciência do chamado de Deus, incentivando os cristãos a tornarem-se referências positivas na igreja, na família e na sociedade, colocando as experiências vividas ao serviço do crescimento espiritual e comunitário.
Ao intervir na cerimónia de encerramento, a Governadora Provincial do Bié, Celeste Adolfo, agradeceu o convite formulado pela IECA e manifestou a vontade de continuar a fortalecer a parceria existente entre a Igreja e o Governo, destacando que ambas as instituições caminham na mesma direcção, partilhando objectivos comuns em benefício das comunidades.
A governante sublinhou que a 26.ª Assembleia Provincial abordou temas ligados ao trabalho da igreja e ao desenvolvimento comunitário, com especial incidência na área social, constituindo-se num importante espaço de reflexão sobre a identidade, a missão e o futuro do povo de Deus.
Celeste Adolfo encorajou a IECA a continuar a desempenhar o seu papel de interlocutora válida das preocupações dos cidadãos junto do Governo Provincial.
Na ocasião, a Governadora apelou aos fiéis para aderirem ao processo de Prova de Vida, obrigatório para todos os cidadãos adultos no âmbito do Registo Eleitoral Oficioso, cujo arranque acontece nesta segunda-feira, 15 de Junho, em todo o país.
A governante esclareceu que, na província do Bié, o processo terá início em quatro municípios, incluindo o Cuito, através da reabertura dos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), localizados nas administrações municipais.
A Governadora acrescentou que, de forma gradual, os demais municípios da província serão integrados no processo até 31 de Março de 2027.
Por fim, apelou igualmente aos cidadãos que ainda não possuem Bilhete de Identidade para se dirigirem aos postos de Identificação Civil, de modo a garantirem a sua participação neste importante exercício de cidadania.
𝑮𝑪𝑺-𝑪𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝟏𝟒 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟔