Administração Municipal do Cuito

Administração Municipal do Cuito Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Administração Municipal do Cuito, Organização governamental, Joaquim Kapango, São Paulo.
(2)

14/06/2026

É 𝐉Á 𝐀𝐌𝐀𝐍𝐇Ã 𝐐𝐔𝐄 𝐃𝐀𝐑Á 𝐈𝐍Í𝐂𝐈𝐎 𝐎 𝐑𝐄𝐆𝐈𝐒𝐓𝐎 𝐄𝐋𝐄𝐈𝐓𝐎𝐑𝐀𝐋 𝐎𝐅𝐈𝐂𝐈𝐎𝐒𝐎

Angola Chama por ti!
Todos nós contamos

𝑮𝑪𝑺-𝑪𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝟏𝟒 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟔

𝐄𝐍𝐂𝐄𝐑𝐑𝐀𝐃𝐀 𝐍𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐀 𝟐𝟔.ª 𝐀𝐒𝐒𝐄𝐌𝐁𝐋𝐄𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐒Í𝐍𝐎𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐈𝐍𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐈𝐄𝐂𝐀 𝐍𝐎 𝐁𝐈ÉEncerrou neste domingo, 14 de Junho, a 26.ª Asse...
14/06/2026

𝐄𝐍𝐂𝐄𝐑𝐑𝐀𝐃𝐀 𝐍𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐀 𝟐𝟔.ª 𝐀𝐒𝐒𝐄𝐌𝐁𝐋𝐄𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐒Í𝐍𝐎𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐈𝐍𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐈𝐄𝐂𝐀 𝐍𝐎 𝐁𝐈É

Encerrou neste domingo, 14 de Junho, a 26.ª Assembleia Provincial do Sínodo Provincial do Bié da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), realizada de 12 a 14 de Junho, na cidade do Cuito.

O encontro serviu para avaliar a vida espiritual, social e económica da igreja durante o ano litúrgico de 2025 e os primeiros cinco meses de 2026, bem como traçar perspectivas e definir as próximas acções da instituição religiosa.

O culto de acção de graças, realizado no Pastorado Catedral da Paz, foi presidido pelo Secretário Provincial da IECA no Bié, Reverendo Herculano Chinganguela, e foi prestigiado pela Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, tendo sido testemunhado pela Administradora Municipal do Cuito, Ângela Dolina Chicomo Ucueianga, deputados à Assembleia Nacional, membros do Governo Provincial e da Administração Municipal do Cuito e fiéis em geral.

A assembleia reuniu mais de 200 delegados e ficou igualmente marcada pela eleição dos novos dirigentes do Sínodo Provincial.

Durante o sermão, o Reverendo Herculano Chinganguela exortou os fiéis a praticarem o bem, abandonarem as intrigas e servirem ao próximo, destacando que, por ocasião do Dia do Pai da IECA, é fundamental reflectir sobre o verdadeiro papel do pai como guia espiritual da família. O líder religioso apelou ainda à tomada de consciência do chamado de Deus, incentivando os cristãos a tornarem-se referências positivas na igreja, na família e na sociedade, colocando as experiências vividas ao serviço do crescimento espiritual e comunitário.

Ao intervir na cerimónia de encerramento, a Governadora Provincial do Bié, Celeste Adolfo, agradeceu o convite formulado pela IECA e manifestou a vontade de continuar a fortalecer a parceria existente entre a Igreja e o Governo, destacando que ambas as instituições caminham na mesma direcção, partilhando objectivos comuns em benefício das comunidades.

A governante sublinhou que a 26.ª Assembleia Provincial abordou temas ligados ao trabalho da igreja e ao desenvolvimento comunitário, com especial incidência na área social, constituindo-se num importante espaço de reflexão sobre a identidade, a missão e o futuro do povo de Deus.
Celeste Adolfo encorajou a IECA a continuar a desempenhar o seu papel de interlocutora válida das preocupações dos cidadãos junto do Governo Provincial.

Na ocasião, a Governadora apelou aos fiéis para aderirem ao processo de Prova de Vida, obrigatório para todos os cidadãos adultos no âmbito do Registo Eleitoral Oficioso, cujo arranque acontece nesta segunda-feira, 15 de Junho, em todo o país.

A governante esclareceu que, na província do Bié, o processo terá início em quatro municípios, incluindo o Cuito, através da reabertura dos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), localizados nas administrações municipais.

A Governadora acrescentou que, de forma gradual, os demais municípios da província serão integrados no processo até 31 de Março de 2027.
Por fim, apelou igualmente aos cidadãos que ainda não possuem Bilhete de Identidade para se dirigirem aos postos de Identificação Civil, de modo a garantirem a sua participação neste importante exercício de cidadania.

𝑮𝑪𝑺-𝑪𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝟏𝟒 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟔

14/06/2026

𝐀𝐍𝐆𝐎𝐋𝐀 𝐂𝐇𝐀𝐌𝐀 𝐏𝐎𝐑 𝐓𝐈

É já nesta segunda-feira, 15 de Junho que arranca em todo país o processo de Registo Eleitoral Oficioso.

No Cuito o arranque do processo terá lugar na Administração Municipal, com a reabertura do Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP).

Porque Eu Conto
Porque Tu Contas
Todos Nós Contamos
Angola Chama por ti

𝑹𝑬𝑮𝑰𝑺𝑻𝑶 𝑬𝑳𝑬𝑰𝑻𝑶𝑹𝑨𝑳 𝑶𝑭𝑰𝑪𝑰𝑶𝑺𝑶 𝟐𝟎𝟐𝟔/𝟐𝟎𝟐𝟕

13/06/2026

CERIMÓNIA DE CONSIGNAÇÃO DO PROJECTO DE ASFALTAGEM DE 15 KM DA MALHA RODOVIÁRIA DO MUNICÍPIO DO CUITO

//Momentos//

GCS-Cuito, -13 de Junho de 2026

𝐈𝐍𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐎 𝐒𝐔𝐏𝐄𝐑𝐈𝐎𝐑 𝐏𝐎𝐋𝐈𝐓É𝐂𝐍𝐈𝐂𝐎 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐋𝐀𝐍Ç𝐀 𝐀𝐎 𝐌𝐄𝐑𝐂𝐀𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐃𝐄 𝟗𝟎𝟎 𝐍𝐎𝐕𝐎𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐅𝐈𝐒𝐒𝐈𝐎𝐍𝐀𝐈𝐒 𝐄𝐌 𝐃𝐈𝐕𝐄𝐑𝐒𝐀𝐒 Á𝐑𝐄𝐀𝐒 𝐃𝐎 𝐒𝐀𝐁𝐄𝐑O Ins...
12/06/2026

𝐈𝐍𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐓𝐎 𝐒𝐔𝐏𝐄𝐑𝐈𝐎𝐑 𝐏𝐎𝐋𝐈𝐓É𝐂𝐍𝐈𝐂𝐎 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐋𝐀𝐍Ç𝐀 𝐀𝐎 𝐌𝐄𝐑𝐂𝐀𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐃𝐄 𝟗𝟎𝟎 𝐍𝐎𝐕𝐎𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐅𝐈𝐒𝐒𝐈𝐎𝐍𝐀𝐈𝐒 𝐄𝐌 𝐃𝐈𝐕𝐄𝐑𝐒𝐀𝐒 Á𝐑𝐄𝐀𝐒 𝐃𝐎 𝐒𝐀𝐁𝐄𝐑

O Instituto Superior Politécnico do Cuito (ISPC) realizou, nesta sexta-feira, 12 de Junho, a sua Cerimónia de Outorga de Diplomas 2026, marcada pelo lançamento ao mercado de trabalho de 927 novos profissionais formados em diversas áreas do saber.

A cerimónia, que decorreu no Pavilhão Multiuso da instituição localizada no Bairro Caluapanda, foi prestigiada pelo Director do Gabinete Provincial da Educação do Bié, Amado Leonardo André, em representação da Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, e contou igualmente com a presença do Administrador Municipal Adjunto para a Área Económica e Financeira do Cuito, José Almeida César, em representação da Administradora Municipal do Cuito, Ângela Ucueianga.

Na sua mensagem de boas-vindas, o Presidente do ISPC, PhD. Fernando Manuel Chitunda, enalteceu o sacrifício, a persistência e a determinação demonstrados pelos estudantes ao longo da sua formação académica. Destacou que, apesar dos inúmeros desafios enfrentados, entre os quais as incertezas, o cansaço e as longas distâncias percorridas para frequentar as aulas, os finalistas conseguiram alcançar mais uma importante etapa das suas vidas.

O académico reafirmou ainda o compromisso da instituição em continuar a formar quadros qualificados, capazes de contribuir para o desenvolvimento do país, em particular da Província do Bié.

Ao intervir na cerimónia, o Director do Gabinete Provincial da Educação felicitou os finalistas dos cursos de Ensino Primário, Administração e Gestão Escolar, Direito, Engenharia Informática, Análises Clínicas, Engenharia de Telecomunicações, Psicologia da Educação e Psicologia das Organizações e do Trabalho.

Na ocasião, Amado Leonardo André afirmou que os conhecimentos adquiridos durante a formação permitirão aos recém-licenciados responder de forma eficaz às necessidades da sociedade sublinhando que a conclusão do percurso académico não representa o fim da aprendizagem, mas sim o início de novos desafios profissionais e sociais.

O responsável apelou aos novos licenciados para que mantenham uma postura de investigação permanente e de aprendizagem contínua, aproveitando as potencialidades oferecidas pela internet e pelas novas tecnologias ao serviço do desenvolvimento social e económico. Aproveitou igualmente a ocasião para enaltecer o Instituto Superior Politécnico do Cuito pelo importante contributo prestado ao desenvolvimento da província e do país, recordando que, desde a sua fundação em 2017, a instituição já colocou no mercado de trabalho cerca de 1.992 licenciados.

Os licenciados agradeceram o apoio recebido dos familiares, docentes e colegas ao longo da caminhada académica. Recordaram os inúmeros desafios enfrentados, incluindo dificuldades financeiras e outras adversidades, mas destacaram que a perseverança e a determinação foram fundamentais para a concretização dos seus objectivos.

Importa realçar que o Instituto Superior Politécnico do Cuito é a primeira instituição privada de ensino superior da província do Bié e que, ao longo da sua existência, já realizou três cerimónias de outorga, consolidando o seu papel na formação de quadros qualificados para o desenvolvimento de Angola.

𝑮𝑪𝑺-𝑪𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝟏𝟐 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟔

𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐈𝐆𝐍𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎 𝐃𝐄 𝐀𝐒𝐅𝐀𝐋𝐓𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐄 𝟏𝟓 𝐐𝐔𝐈𝐋Ó𝐌𝐄𝐓𝐑𝐎𝐒 𝐃𝐀 𝐌𝐀𝐋𝐇𝐀 𝐑𝐎𝐃𝐎𝐕𝐈Á𝐑𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎A Governadora Provincia...
12/06/2026

𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐈𝐆𝐍𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎 𝐃𝐄 𝐀𝐒𝐅𝐀𝐋𝐓𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐄 𝟏𝟓 𝐐𝐔𝐈𝐋Ó𝐌𝐄𝐓𝐑𝐎𝐒 𝐃𝐀 𝐌𝐀𝐋𝐇𝐀 𝐑𝐎𝐃𝐎𝐕𝐈Á𝐑𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎

A Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, procedeu nesta sexta-feira, 12 de Junho, à consignação do projecto de asfaltagem de 15 quilómetros da malha rodoviária do Município do Cuito.

Trata-se de uma importante empreitada que vai beneficiar directamente seis bairros da cidade do Cuito e o Projecto Habitacional da Juventude, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana, da qualidade de vida das populações e da imagem da capital provincial.

Durante o acto de consignação, realizado em dois momentos distintos, a Governadora Provincial destacou que o projecto reflecte o empenho do Executivo na materialização dos anseios das comunidades, que durante anos enfrentaram dificuldades de circulação devido às más condições das vias, salientando que paulatinamente mais localidades vão beneficiar de projectos de gênero.

A Governadora, Celeste Adolfo sublinhou que, com a execução das obras, ficarão para trás os dias marcados pela poeira na época seca e pela lama durante o período chuvoso, situações que condicionavam a circulação de pessoas e bens nas localidades abrangidas.

Na ocasião, a governante apelou às empresas responsáveis pela execução e fiscalização das obras para que reforcem os mecanismos de acompanhamento e controlo, garantindo o cumprimento rigoroso do prazo de execução, fixado em doze meses. Para o efeito, recomendou a mobilização permanente de meios técnicos e humanos, em benefício das populações.

Por sua vez, a Administradora Municipal do Cuito, Ângela Dolina Chicomo Ucueianga, dirigiu palavras de boas-vindas aos presentes, destacando o empenho do Governo Provincial do Bié e do Executivo Angolano na resolução progressiva dos problemas que afectam as comunidades desta parcela do território nacional.

Em nome da população da invicta cidade do Cuito, a dirigente enalteceu a iniciativa, considerando que a mesma representa um importante passo para a modernização da rede viária do município e para o reforço das condições de desenvolvimento urbano.

As populações beneficiárias manifestaram igualmente a sua satisfação pela consignação do projecto, comprometendo-se a acompanhar a execução das obras e a exigir elevados padrões de qualidade.

As obras estão divididas em dois lotes. O primeiro, a cargo da empresa Canteiro de Obras, Lda., contempla os bairros São José, Cantiflas e Santo António, num percurso de 7,889m. O segundo lote será executado pela empresa China Zhong Tai Senda, abrangendo os bairros São Júlio, Líssimo, Njele e o Condomínio da Juventude, num percurso de 7.111m.

Além da asfaltagem das vias, as empreitadas incluem a construção de lancis e passeios, estruturas de drenagem, instalação de sinalização vertical e horizontal, iluminação pública e, no caso específico do Condomínio da Juventude, a construção de duas passagens hidráulicas (PH), infra-estruturas fundamentais para a drenagem das águas pluviais e preservação da durabilidade das vias.

𝑮𝑪𝑺-𝑪𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝟏𝟐 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟔

𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐕𝐀𝐈 𝐆𝐀𝐍𝐇𝐀𝐑 𝐀𝐒𝐅𝐀𝐋𝐓𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐄 𝟏𝟓 𝐐𝐔𝐈𝐋Ó𝐌𝐄𝐓𝐑𝐎𝐒 𝐂𝐔𝐉𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐈𝐆𝐍𝐀ÇÃ𝐎 𝐀𝐂𝐎𝐍𝐓𝐄𝐂𝐄 𝐇𝐎𝐉𝐄A Governadora Provincial do Bié, Celeste Ela...
12/06/2026

𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐕𝐀𝐈 𝐆𝐀𝐍𝐇𝐀𝐑 𝐀𝐒𝐅𝐀𝐋𝐓𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐄 𝟏𝟓 𝐐𝐔𝐈𝐋Ó𝐌𝐄𝐓𝐑𝐎𝐒 𝐂𝐔𝐉𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐈𝐆𝐍𝐀ÇÃ𝐎 𝐀𝐂𝐎𝐍𝐓𝐄𝐂𝐄 𝐇𝐎𝐉𝐄

A Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, procede nesta sexta-feira, 12 de Junho, à consignação do projecto de asfaltagem da malha rodoviária do Município do Cuito, uma empreitada que prevê a pavimentação de 15 quilómetros de vias urbanas.

A intervenção abrangerá os bairros São José, Cantiflas e Santo António, numa extensão de 7,889 quilómetros, bem como os bairros São Júlio, Lissimo e Njele, incluindo o Condomínio da Juventude, numa extensão de 7,111 quilómetros.

A cerimónia de consignação decorrerá em dois momentos distintos. O primeiro terá lugar no Bairro Azul 3, na via de acesso ao Bairro São José, enquanto o segundo acto será realizado no Bairro São Júlio.

As obras assinalam o início de uma nova etapa na modernização das infraestruturas rodoviárias do Município do Cuito, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana, o reforço da ligação entre os bairros e a facilitação do acesso das populações aos serviços essenciais.

Em desenvolvimento...

𝑮𝑪𝑺-𝑪𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝟏𝟐 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟔

𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀𝐃𝐎𝐑𝐀 𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐓𝐈𝐆𝐈𝐀 𝐏𝐑𝐈𝐌𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐄𝐋𝐇𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐈𝐕𝐎 𝐓É𝐂𝐍𝐈𝐂𝐎 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐎 𝐒𝐈𝐂 𝐍𝐎 𝐁𝐈ÉA Administradora M...
10/06/2026

𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀𝐃𝐎𝐑𝐀 𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐓𝐈𝐆𝐈𝐀 𝐏𝐑𝐈𝐌𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐄𝐋𝐇𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐈𝐕𝐎 𝐓É𝐂𝐍𝐈𝐂𝐎 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐎 𝐒𝐈𝐂 𝐍𝐎 𝐁𝐈É

A Administradora Municipal do Cuito, Ângela Dolina Chicomo Ucueianga, prestigiou nesta quarta-feira, 10 de Junho, a cerimónia de abertura do Primeiro Conselho Consultivo Técnico Interno do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Bié, realizada no Auditório da Delegação Provincial das Finanças e presidida pelo Delegado Provincial do Ministério do Interior e Comandante Provincial da Polícia Nacional, Comissário António do Rosário Neto.

Na sua mensagem de boas-vindas, o Director Provincial do SIC no Bié, Subcomissário de Investigação Criminal Nelson Monteiro, destacou que o trabalho de inteligência criminal constitui a essência da actividade desenvolvida pela instituição, permitindo prevenir o crime, antecipar ameaças, compreender os fenómenos criminais e produzir resultados eficazes no combate à criminalidade.

O responsável referiu ainda que o principal objectivo do Conselho Consultivo é promover o alinhamento técnico e táctico da investigação criminal, garantindo a uniformização dos métodos operacionais de actuação e da instrução processual, de modo a assegurar resultados consistentes e fortalecer a organização.

Durante o discurso de abertura, o Delegado Provincial do Ministério do Interior e Comandante Provincial da Polícia Nacional, Comissário António do Rosário Neto, sublinhou que o SIC-Bié é chamado a afirmar-se como um instrumento de inteligência activa e de resposta rápida aos desafios concretos da criminalidade, não deixando espaço para negligências, hesitações operacionais ou actos de impunidade.

O Comissário destacou ainda que os cidadãos esperam do SIC uma actuação firme e eficaz, capaz de demonstrar o compromisso da instituição com a preservação da ordem e da segurança pública. Manifestou igualmente preocupação com os casos de justiça por mãos próprias registados na província, defendendo uma intervenção mais activa do SIC em estreita articulação com o Ministério Público e os órgãos judiciais.

Segundo o responsável, é fundamental que o sentimento de impunidade deixe de prevalecer durante as fases de instrução preparatória dos processos-crime, contribuindo para a responsabilização dos infractores e para a redução dos índices de criminalidade nas comunidades.

𝑮𝑪𝑺-𝑪𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝟏𝟎 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟔

𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É 𝐏𝐑𝐎𝐂𝐄𝐃𝐄 𝐀𝐎 𝐋𝐀𝐍Ç𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐀 𝐄𝐗𝐏𝐎-𝐁𝐈É 𝟐𝟎𝟐𝟔 𝐐𝐔𝐄 𝐃𝐄𝐂𝐎𝐑𝐑𝐄𝐑Á 𝐃𝐄 𝟎𝟗 𝐀 𝟏𝟐 𝐃𝐄 𝐉𝐔𝐋𝐇𝐎 𝐍𝐀 𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎A Governad...
09/06/2026

𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐀𝐃𝐎𝐑𝐀 𝐃𝐎 𝐁𝐈É 𝐏𝐑𝐎𝐂𝐄𝐃𝐄 𝐀𝐎 𝐋𝐀𝐍Ç𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐀 𝐄𝐗𝐏𝐎-𝐁𝐈É 𝟐𝟎𝟐𝟔 𝐐𝐔𝐄 𝐃𝐄𝐂𝐎𝐑𝐑𝐄𝐑Á 𝐃𝐄 𝟎𝟗 𝐀 𝟏𝟐 𝐃𝐄 𝐉𝐔𝐋𝐇𝐎 𝐍𝐀 𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎

A Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, prestigiou, nesta terça-feira, 9 de Junho, à cerimónia oficial de lançamento da 3.ª edição da Expo-Bié 2026, certame que decorrerá de 9 a 12 de julho, na cidade do Cuito, sob o lema “Fomentar a Produção e Transformar para a Autossuficiência Alimentar”.

A cerimónia de lançamento decorreu durante uma noite de gala realizada na Piscina Municipal do Cuito e contou com a presença da Administradora Municipal do Cuito, Ângela Dolina Chicomo Ucueianga, entre outras entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil.

Ao apresentar os objectivos do evento, a Vice-Governadora Provincial para o Sector Político, Social e Económico e Primeira Coordenadora Adjunta da Expo-Bié, Alcida Camateli Sandumbo, destacou que o certame visa promover o desenvolvimento económico local, através da valorização das potencialidades produtivas da província, da atracção de investimento nacional e estrangeiro e do fortalecimento de parcerias estratégicas.

No seu discurso de lançamento, a Governadora Provincial considerou a Expo-Bié como a maior montra de negócios da província, sublinhando que, ano após ano, o evento tem vindo a afirmar-se como uma das mais importantes plataformas de promoção económica, empresarial e cultural da região.

Segundo a governante, a realização da terceira edição da Expo-Bié representa a consolidação de uma visão estratégica orientada para a diversificação da economia, valorização da produção nacional, estímulo ao empreendedorismo e criação de oportunidades de emprego para a população.

A Governadora Celeste Adolfo referiu igualmente que, apesar dos desafios impostos pelas alterações climáticas, os indicadores da campanha agrícola 2025/2026 apontam para níveis de produção satisfatórios. Acrescentou que os investimentos realizados no sector e o reforço da capacidade de intervenção dos produtores têm contribuído significativamente para a redução dos factores de risco da actividade agrícola.

“Este lançamento da Expo-Bié 2026 constitui um convite aberto aos produtores, empresários e empreendedores dos 19 municípios da província, bem como aos investidores nacionais e internacionais que se identificam com a nossa visão e demonstram capacidade para explorar as potencialidades económicas locais em benefício do bem-estar comum”, apelou a Governadora.

Uma das grandes novidades da edição deste ano será a realização da Feira do Gado, integrada pela primeira vez na programação do evento. A iniciativa pretende destacar a importância da pecuária como um dos pilares do desenvolvimento económico da província e do país, permitindo evidenciar o potencial produtivo dos criadores, promover a melhoria genética dos efectivos pecuários e incentivar o investimento num sector estratégico para a geração de riqueza e garantia da segurança alimentar.

A Governadora anunciou igualmente a inclusão, pela primeira vez, da Feira da Tecnologia, um espaço destinado à apresentação de soluções inovadoras, conhecimentos científicos e iniciativas capazes de impulsionar a competitividade das empresas e acelerar a transformação digital dos diferentes sectores da economia.

EXPO-BIÉ 2026�“Fomentar a Produção e Transformar para a Autossuficiência Alimentar”

𝑮𝑪𝑺-𝑪𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝟎𝟗 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟔

𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀ÇÃ𝐎 𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐑𝐄𝐅𝐎𝐑Ç𝐀 𝐀𝐂ÇÕ𝐄𝐒 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐀 𝐕𝐄𝐍𝐃𝐀 𝐈𝐋𝐄𝐆𝐀𝐋 𝐃𝐄 𝐓𝐄𝐑𝐑𝐀𝐒A Administração Municipal do Cuito, atrav...
09/06/2026

𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀ÇÃ𝐎 𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐂𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐑𝐄𝐅𝐎𝐑Ç𝐀 𝐀𝐂ÇÕ𝐄𝐒 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐀 𝐕𝐄𝐍𝐃𝐀 𝐈𝐋𝐄𝐆𝐀𝐋 𝐃𝐄 𝐓𝐄𝐑𝐑𝐀𝐒

A Administração Municipal do Cuito, através das Direcções Municipais dos Registos e Modernização Administrativa, da Agricultura, Pecuária e Pescas, e do Turismo e Cultura, realizou nesta terça-feira, 09 de Junho, um encontro comunitário na Coordenação do Cuquema, com a participação de líderes comunitários, autoridades tradicionais e líderes religiosos, com o objectivo de reforçar a sensibilização sobre a problemática da venda ilegal de terras.

Durante o encontro, os participantes receberam esclarecimentos sobre a legislação fundiária angolana, com destaque para os procedimentos legais de acesso à terra, os direitos e deveres dos cidadãos, bem como as consequências jurídicas resultantes da comercialização ilegal de terrenos, sobretudo nas zonas rurais.

Tomaram parte da actividade autoridades tradicionais, coordenadores das comissões de moradores, líderes religiosos, que manifestaram o compromisso de colaborar na divulgação das orientações transmitidas junto das populações.

A iniciativa enquadra-se nas acções de capacitação dos líderes comunitários e de sensibilização das comunidades levadas a cabo pela Administração Municipal do Cuito, visando promover uma gestão ordenada do território, prevenir conflitos fundiários e garantir o cumprimento da legislação vigente sobre terras.

𝑮𝑪𝑺-𝑪𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝟎𝟗 𝒅𝒆 𝑱𝒖𝒏𝒉𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟐𝟔

Endereço

Joaquim Kapango
São Paulo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Administração Municipal do Cuito posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar