05/05/2022
AS EPIDEMIAS EM SÃO CARLOS: OS LAZARETOS E A QUADRA EPIDÊMICA
A vacinação veio trazer um grande alívio com a prevenção de novos casos e mortes por COVID-19, embora a pandemia ainda não tenha terminado. Os últimos dois anos foram tempos difíceis, em que a população toda teve de se mobilizar. Foram instalados leitos de UTI, hospitais de campanha, o Centro de Triagem de Síndrome Gripal (o "covidário"), dentre outras estruturas, a fim de combater a transmissão do coronavírus.
Ao longo dos séculos XIX e XX, em nossa cidade, diversas outras doenças contagiosas assolaram a população, tais como a varíola, lepra (hanseníase), febre amarela, gripe espanhola e peste bubônica. Na ocasião, também foi necessário estabelecer locais adequados para atender os enfermos, como os "lazaretos", os hospitais de isolamento, colônias, etc., locais mantidos por instituições filantrópicas ou pela municipalidade. Muitos destes lugares caíram no esquecimento, no entanto, é possível saber a localização atual de alguns deles, como a colônia da Vila Hansen, na atual Vila Nery, ou o lazareto que ficava no interior do atual Campus I da USP.
Nesta época, o Cemitério Nossa Senhora do Carmo possuía uma "quadra epidêmica", ala destinada exclusivamente para os falecidos devido a tais moléstias, pois na época acreditava-se que as doenças infecciosas eram originadas dos "miasmas", vapores que emanariam dos lixos, esgotos, cemitérios - ainda não se tinha muito conhecimento a respeito dos microrganismos, verdadeiros causadores das doenças transmissíveis
Desta quadra epidêmica, poucas sepulturas ainda existem. Dentre elas, a de Pietro David Cassinelli (1854-1898), engenheiro e arquiteto italiano, falecido durante uma epidemia de febre amarela aos 43 anos, tendo sido responsável pelo projeto de famosos edifícios da cidade, como o Palacete Conde do Pinhal (1893), o Palacete Bento Carlos (1890), e a sede da Fazenda Santa Maria do Monjolinho (1889).
Esta história sobre os lazaretos e a quadra epidêmica é resgatada e contada com muito mais detalhes no blog "Lugar do Trem", em artigo escrito pelo Sr. Alfeo Röhm, proprietário do site, em colaboração com Lucas Tiberti, funcionário da Seção de Cemitérios.
http://www.lugardotrem.com.br/2022/04/estacao-109-os-lazaretos-de-sao-carlos.html