12º Grupo de Artilharia de Campanha

12º Grupo de Artilharia de Campanha Em 1932, passou a ser denominado 2º Grupo de Artilharia de Dorso, sendo transformado no 2º Grupo de Obuses 155, em 15 maio de 1946.

O 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC), localizado no sopé da serra do Japi, em Jundiaí- SP, às margens da rodovia Anhanguera, é subordinado à 2ª DE e possui como material orgânico o obuseiro de 155 mm M114. O 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC), localizado no sopé da serra do Japi, em Jundiaí- SP, às margens da rodovia Anhanguera, é subordinado à 2ª DE e possui como material or

gânico o obuseiro de 155 mm M114, armamento de maior calibre do Comando Militar do Sudeste. Suas origens remontam a 15 de dezembro de 1919, quando, através do decreto n ° 13916, foi criado o 2° Grupo de Artilharia de Montanha, integrando a 2ª Divisão de Exército, no n° 11 do então Largo do Rosário. De sua criação até 1921, o aquartelamento ficou sem efetivos de oficiais e praças, o que foi resolvido pelo decreto n° 15736, de 18 de outubro de 1922, quando foi organizado o efetivo do Grupo, razão pela qual esta data foi escolhida para a comemoração de seu aniversário. Em 23 de março de 1950, passou a ocupar suas atuais instalações e, finalmente, em 1973, passou a denominar-se 12º Grupo de Artilharia de Campanha, nome que permanece até os dias de hoje. Unidade considerada de escol do Exército Brasileiro, esteve sempre na vanguarda em todas as oportunidades que a Pátria necessitou de seus serviços:

No movimento revolucionário de 5 de julho de 1924, participou integrando a 2ª Brigada de Artilharia. A 4 de outubro de 1930, quando o Grupo se encontrava em manobras na região de Indaiatuba, irrompeu o movimento revolucionário em vários Estados. Ao regressar ao quartel, teve ordem para enviar uma bateria para Campinas e outra para o destacamento de Quitaúna, que operava na Capela da Ribeira. Em 1932, o 12º GAC tomou parte da Revolução Constitucionalista. A 29 de maio de 1933, foi mandado incorporar-se ao 4º Regimento de Artilharia Montada de Itú. Voltando para Jundiaí em 29 de Junho de 1935, o Grupo recebeu homenagens do povo jundiaiense, que lhe ofereceu uma Bandeira Nacional em nome de todas as classes representativas da sociedade local. A 12 de maio de 1937, o Grupo deslocou-se para Laguna (SC), permanecendo oito meses operando no Paraná e em Santa Catarina, em missão de pacificação, restabelecendo a autoridade constituída e a unidade política nacional, ameaçadas por movimento revolucionário surgido no sul do País. De 5 a 13 de setembro de 1961, o Grupo esteve em cumprimento de missões operacionais durante a crise política iniciada em 15 de agosto, tendo uma bateria se deslocado até Registro e Juquiá (SP). Na Revolução de 31 de março de 1964, o então 2º GO 155 realizou uma verdadeira façanha na história da Artilharia, marchando 450 km numa só jornada. Com seus próprios meios, o Grupo deslocou-se de Água Branca (SP) até Curitiba no dia 2 de abril, integrando o GT/4, enviado pelo então Comando do II Exército para reforçar a 5ª Região Militar. A Bandeira Nacional do 12º GAC ostenta a Medalha Constitucionalista, com que foi agraciada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em reconhecimento à eficiente atuação que o Grupo desenvolveu na Revolução de 1932. Em 25 de março de 1950, ocupou as instalações atuais, onde, em 1973, passou a denominar-se 12º GAC, nome que permanece até os dias atuais. Em 19 de abril de 1997, dia do Exército Brasileiro, o 12º GAC recebeu a insígnia de Bandeira da Ordem do Mérito Militar, a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. Essa organização militar recebeu a denominação histórica de “Grupo Barão de Jundiahy” em 10 de setembro de 1998, em homenagem a Antonio de Queiroz Telles, grande colaborador do Exército durante a Guerra da Tríplice Aliança, na qual doou provisões e prontificou-se a fazer grandes incentivos financeiros a quem se voluntariasse ao serviço das armas. Em 2005, o 12º Grupo de Artilharia de Campanha – “Grupo Barão de Jundiahy”, recebeu o encargo de formar os Sargentos do Exército Brasileiro, dentro da nova sistemática implantada pela Portaria n° 044, de 03 de fevereiro de 2005, do Estado Maior do Exército, o que é um motivo de orgulho e satisfação acolher tão nobre missão.

CFGS 12º GAAAE 26/27No dia 13 de março, o 12º Grupo de Artilharia Antiaérea, realizou a solenidade de entrada pelos port...
17/03/2026

CFGS 12º GAAAE 26/27
No dia 13 de março, o 12º Grupo de Artilharia Antiaérea, realizou a solenidade de entrada pelos portões e entrega da boina aos novos alunos no Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), para o período 2026/2027.
A atividade teve início com a tradicional entrada simbólica pelos portões da Unidade, marcando o início da jornada militar dos novos integrantes. Em seguida, foi realizada a Entrega da Boina, momento que simboliza a integração dos alunos à vida militar e o compromisso com os valores do Exército. A cerimônia contou com a presença do Gen Bda Marcus Cesar Oliveira de Assis - Cmt DAAe Ex, de familiares e amigos que abrilhantaram o evento com emoção e orgulho.
Ao todo, 97 alunos participaram da solenidade, sendo 54 do Rio de Janeiro, 25 de São Paulo, 05 de Minas Gerais, 01 do Rio Grande do Norte, 03 da Bahia, 01 do Pernambuco, 02 do Rio Grande do Sul, 01 de Mato Grosso, 02 do Distrito Federal, 02 do Amazonas e 01 de Rondônia.

Incorporação dos Recrutas da Classe de 2007Nesta data (02/mar/26), o 12º GAAAE e a Cia Com DAAE renovaram com a incorpor...
03/03/2026

Incorporação dos Recrutas da Classe de 2007
Nesta data (02/mar/26), o 12º GAAAE e a Cia Com DAAE renovaram com a incorporação de soldados do Efetivo Variável (EV) da turma de 2026. São jovens que se alistaram no ano de 2025 para o Serviço Militar Inicial Obrigatório, foram submetidos às seleções geral e complementar e, vencidas essas etapas, passaram a vestir a farda verde-oliva.
A solenidade iniciou com um momento simbólico e emocionante: a abertura do Portão das Armas, feita pelo recruta mais jovem, acompanhado pelo Comandante do 12º GAAAE e do Cmt da Cia Com DAAE. Esse ato marcou oficialmente o início dessa nova jornada.
Em um segundo momento, já trajando a farda verde-oliva, os recrutas deram entrada no pátio de formaturas do 12º GAAAE sob os olhares atentos e orgulhosos de seus familiares, que abrilhantaram o evento com suas presenças.
Na sequência, o Comandante do Grupo Barão de Jundiahy realizou uma palestra para os familiares, abordando os Valores Militares e a Ética Militar, além da importância do Serviço Militar Obrigatório.

LICENCIAMENTO DE MILITARES DO EFETIVO PROFISSIONALNo dia 27 de fevereiro do corrente, o 12º GAAAE e a Cia Com DAAE reali...
27/02/2026

LICENCIAMENTO DE MILITARES DO EFETIVO PROFISSIONAL

No dia 27 de fevereiro do corrente, o 12º GAAAE e a Cia Com DAAE realizaram a solenidade de licenciamento dos militares do Efetivo Profissional que encerram com honra o tempo de serviço no Exército Brasileiro.
Em uma solenidade marcante por momentos de emoção e reconhecimento, com a entrega de certificados de agradecimento e respeito onde contou com a presença de familiares, os quais compartilharam deste momento importante.

Aos que hoje partem, novos desafios surgirão, mas os valores que nos guiam permanecem os mesmos. A missão continua: servir à Pátria, com coragem, dedicação e amor pelo nosso País.

Licenciamento da 2ª BaixaEm 13 de fevereiro de 2026, o 12º Grupo de Artilharia Antiaérea e a Cia Com DAAE realizaram a s...
25/02/2026

Licenciamento da 2ª Baixa

Em 13 de fevereiro de 2026, o 12º Grupo de Artilharia Antiaérea e a Cia Com DAAE realizaram a solenidade de licenciamento da 2ª Turma de militares do Efetivo Variável incorporados em 2025.
Durante a Solenidade, os soldados que se destacaram durante o serviço militar obrigatório receberam os Certificados de Honra ao Mérito.
A atividade marcou o encerramento de um ciclo importante na vida de muitos jovens brasileiros: a conclusão do ano de Serviço Militar Inicial do Efetivo Variável.
Foram 11 meses de disciplina, responsabilidade e superação, onde cada missão cumprida contribuiu para a formação do militar e do cidadão.
Servir ao glorioso Exército de Caxias, mesmo no serviço obrigatório, é compreender que a farda representa compromisso, honra e dedicação ao Brasil.
ANTIAÉREA! BRASIL!

*VISITA DO COMANDANTE MILITAR DO SUDESTE*O Comandante Militar do Sudeste, Gen Ex Ricardo Piai Carmona, esteve na Guarniç...
28/01/2026

*VISITA DO COMANDANTE MILITAR DO SUDESTE*

O Comandante Militar do Sudeste, Gen Ex Ricardo Piai Carmona, esteve na Guarnição de Jundiaí, no dia 27 de janeiro, cumprindo agenda de inspeção das OM subordinadas ao CMSE.
Ao Chegar no 12º GAAAE e Cia Com DAAE, o Comandante foi recebido pela Guarda de Hora e, em seguida, os oficias das Unidades se apresentaram no Salão Nobre do 12º GAAAE.
Na sequência, o Comandante Militar do Sudeste presidiu a formatura no Pátio Duque de Caxias, onde fez uso da palavra, destacando a importância da atividade, onde reforça o espirito de corpo e o sentimento de pertencimento por parte dos integrantes da força.

*Visita da Comandante de Defesa Antiaérea do Exército*O Comandante de Defesa Antiaérea do Exército (Cmdo DAAe Ex), Gen B...
28/01/2026

*Visita da Comandante de Defesa Antiaérea do Exército*

O Comandante de Defesa Antiaérea do Exército (Cmdo DAAe Ex), Gen Bda Marcus Cesar Oliveira de Assis, realizou no dia 26 de janeiro, a Visita de Inspeção ao 12º Grupo de Artilharia Antiaérea – “GRUPO BARÃO DE JUNDIAHY”.
A atividade iniciou-se com a Guarda de Honra e em seguida a formatura geral do Grupo, na qual o Cmt Cmdo DAAe Ex, pode verificar a apresentação da tropa.
Durante a visita o Gen Bda Cesar realizou a visita às instalações do 12º GAAAE e Cia Com DAAE, a fim de verificar a operacionalidade da tropa, as condições de disponibilidade e armazenamento do Material de Emprego Militar de Artilharia Antiaérea.

*Licenciamento do Efetivo Variável*O licenciamento do Efetivo Variável (EV) ocorrido em 23 de janeiro de 2026 marcou a "...
27/01/2026

*Licenciamento do Efetivo Variável*
O licenciamento do Efetivo Variável (EV) ocorrido em 23 de janeiro de 2026 marcou a "primeira baixa" do contingente que incorporou no ano de 2025. A cerimônia marcou o encerramento de um ciclo de dedicação, disciplina e compromisso com a Pátria. Na ocasião, foram entregues Certificados de Honra ao Mérito aos militares que se destacaram pelo excelente desempenho e comportamento exemplar ao longo do período do serviço militar.
Ao término da cerimônia, os agora reservistas desfilaram pela última vez no Pátio Duque de Caxias com destino ao Portão das Armas, simbolizando o término do Serviço Militar Inicial e o início de uma nova etapa em suas vidas.

*Passagem de função do Adjunto de Comando do 12º GAAAE*O Adjunto de Comando é o elo entre o comando e a tropa, atuando c...
27/01/2026

*Passagem de função do Adjunto de Comando do 12º GAAAE*
O Adjunto de Comando é o elo entre o comando e a tropa, atuando como facilitador de Comunicação, Ética e Valores Militares.
Visando neste contexto, no dia 28 de novembro de 2025 o Subtenente Claudio José de Oliveira, passou a função de Adjunto de Comando ao 1º Sgt Isaque Rodrigues Ferreira.
O evento teve início com a inauguração do retrato do Subtenente Claudio, adjunto de comando sucedido, na Galeria dos Adjuntos de Comando do Grupo Barão de Jundiahy. Em seguida, ocorreu a cerimônia oficial de transmissão da função, presidida pelo Tenente Coronel Madureira, comandante do 12º GAC. Durante a formatura, o Subtenente Claudio fez seu discurso de despedida e em seguida foi realizada a leitura do Curriculum Vitae do 1º Sgt Izaque Rodrigues, e ambos participaram do ato de transmissão da importante função.

24/12/2025
10/12/2025

O Senhor Comandante do Exército, com base no Parágrafo Único do art. 19, da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 (Lei do Serviço Militar), combinado com o art. 19, da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, e o art. 20, do Decreto nº 4.502, de 9 de dezembro de 2002 (Regulamento para o Corpo de Oficiais da Reserva do Exército), faz saber que estão CONVOCADOS PARA O EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA DE 2025 (EXAR-2025), a realizar-se no período de 9 a 16 de dezembro de 2025 (presencial), os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro de 2020 a 30 de novembro de 2025 (inclusive), e se enquadrem nos seguintes universos:

Oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;
Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente;
Oficiais e praças temporários licenciados;
Aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em Õrgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR);
Portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), classificados em Situação Especial;
Praças reservistas de 1º e 2º Categorias licenciados.

No dia 4 de dezembro, o Grupo Barão de Jundiahy coroou o encerramento do Período Básico do Curso de Formação e Graduação...
08/12/2025

No dia 4 de dezembro, o Grupo Barão de Jundiahy coroou o encerramento do Período Básico do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), turma 2025/2026, com a formatura de conclusão do 1º ano. A solenidade foi presidida pelo Sr Ten Cel Madureira, Comandante do 12º GAAAE e Diretor de Ensino.
A solenidade marcou o término de uma etapa essencial de instrução e adaptação à rotina militar. Agora, os alunos seguem para as fases subsequentes do curso ainda mais preparados, motivados e comprometidos com as responsabilidades da nova missão.
Em suas palavras, o Comandante do 12º GAAAE, parabenizou os alunos e destacou a importância dos valores militares na formação dos futuros sargentos, aproveitou ainda para agradecer a presença dos familiares e amigos dos alunos, na assistência, que abrilhantaram, ainda mais, a solenidade.
Antiaérea, Brasil!!

ESTÁGIO GERAL DE ARTILHARIA ANTIAÉREA - 2025No dia 07 de Novembro, os militares do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea (12...
13/11/2025

ESTÁGIO GERAL DE ARTILHARIA ANTIAÉREA - 2025
No dia 07 de Novembro, os militares do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea (12° GAAAe) e da Companhia de Comunicações de Defesa Antiaérea (Cia Com DAAe) concluiram o Estágio Geral de Artilharia Antiaérea. O referido estágio tem como objetivo principal capacitar o oficial do Exército Brasileiro a exercer funções de comando, coordenação e assessoramento técnico e tático em organizações de Artilharia Antiaérea (AAAe), em diferentes níveis da Força Terrestre. Durante o estágio os militares tiveram instruções sobre o emprego do RBS 70, Centro de Operações Antiaérea (COAAe), Radar SABER M60, Operações Ofensiva, Operações Defensiva e atualizades sobre a artilharia antiaérea.
O SOL É O CZA!
ANTIAÉREA!

Endereço

Rod. Anhanguera, Km 53, Vila Rami, Jundiaí
São Paulo, SP
13.203-850

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 16:30
Terça-feira 09:00 - 16:30
Quarta-feira 09:00 - 16:30
Quinta-feira 09:00 - 16:30
Sexta-feira 09:00 - 12:00

Telefone

+551145872355

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando 12º Grupo de Artilharia de Campanha posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para 12º Grupo de Artilharia de Campanha:

Compartilhar

Categoria