Polícia Militar Ambiental Fronteira

Polícia Militar Ambiental Fronteira Página oficial da Polícia Militar Ambiental da Fronteira - Extremo Oeste Catarinense.

26/05/2026

Entre os dias 22 e 24 de maio, equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) realizaram uma operação no Rio Uruguai, divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no município de Itapiranga/SC.

A ação visa coibir a pesca predatória na região, bem como fortalecer a segurança nas áreas rurais.

Durante a fiscalização, foram encontradas e apreendidas mais de 700 metros de redes, espinhel e 50 anzóis, além da abordagem dos pescadores responsáveis.

Polícia Militar Ambiental: somos a força da natureza 🍃

19/05/2026

A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental, realizou nesta segunda-feira, 18, a entrega dos uniformes para a turma do Programa Protetor Ambiental Adolescentes de Dionísio Cerqueira. 📚

A partir de agora, os adolescentes passam a utilizar o uniforme padrão padrão institucional do PROA, símbolo de compromisso, responsabilidade e pertencimento ao programa☘️

Polícia Militar Ambiental -Somos a força da natureza 🍃

O Comando da Polícia Militar Ambiental, através da unidade de São Miguel do Oeste, realizou no dia 14 de maio, uma pales...
19/05/2026

O Comando da Polícia Militar Ambiental, através da unidade de São Miguel do Oeste, realizou no dia 14 de maio, uma palestra destinada aos alunos do 3º ano do ensino médio no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Durante o encontro foram abordados temas relacionados à atuação da Polícia Militar Ambiental no Estado de Santa Catarina bem como a gestão do meio ambiente e a sensibilização frente aos principais problemas ambientais atualmente. A atividade proporcionou aos 41 estudantes diversos esclarecimentos de dúvidas, ampliar seus conhecimentos sobre o meio ambiente e aproximar a comunidade da polícia militar de Santa Catarina.

Polícia Militar de Santa Catarina - Preservar a ordem e proteger a vida.

Polícia Militar Ambiental- Somos a força da natureza.🍃

14/05/2026

O Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), deu início às novas turmas do Programa Protetor Ambiental (PROA Criança) em escolas rurais do Extremo-Oeste do estado.

A iniciativa leva o programa da Polícia Militar Ambiental (PMA) às turmas do 4º ano do ensino fundamental de escolas da área rural, contemplando localidades mais distantes e promovendo maior aproximação com essa população.
As novas turmas, na modalidade rural, iniciaram as aulas nesta quarta-feira, 13, no município de Itapiranga. O programa tem como objetivo capacitar crianças para proteger, preservar e recuperar o meio ambiente, formando multiplicadores da conscientização ambiental.

Entre os conteúdos abordados estão temas relacionados à fauna, flora, recursos hídricos, pesca, poluição, descarte de resíduos, queimadas e unidades de conservação.
As escolas contempladas são:
EMR Santo Antônio - Linha Santo Antônio;
EMIR Celestino Forneck - Linha Ipê Popi;
EMI Ludovico Jungbluth - Linha Santa Fé.

O programa conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, além do patrocínio da Empresa JBS Seara Suínos, unidade de Itapiranga.

Polícia Militar Ambiental: somos a força da natureza 🍃🍀

29/04/2026

No dia 27 de abril, os alunos do programa protetor ambiental adolescentes realizaram uma visita técnica ao 36º Batalhão de Polícia militar em Dionísio Cerqueira.

A visita técnica faz parte da disciplina de Polícia Militar de Santa Catarina, ministrada pela Sargento Gisele Trentin De Castro, que demonstrou as modalidades de policiamento desenvolvidas pelo Batalhão.

Durante a visita os alunos puderam vivenciar na prática a rotina do serviço policial militar, trazendo o cidadão de bem para mais próximo da PMSC.

Polícia Militar Ambiental: somos a força da natureza 🍃

A Polícia Militar Ambiental alerta a população sobre a destinação correta dos dejetos oriundos das atividades de suinocu...
10/04/2026

A Polícia Militar Ambiental alerta a população sobre a destinação correta dos dejetos oriundos das atividades de suinocultura e bovinocultura na região, para que possamos manter nossos rios com capacidade de produção de água para as necessidades básicas e manutenção da qualidade de vida.

Polícia Militar Ambiental: Somos a força da natureza 🍃

Denúncias de crimes ambientais ligue 📞 190 ou baixe o aplicativo 📲 PMSC Cidadão


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), realizou, última qu...
31/03/2026

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), realizou, última quarta-feira, dia 25, reunião com a participação da Polícia Militar Ambiental (PMA), na Casa Familiar Rural São Domingos, no município de Caibi.

Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, que cursam o técnico em Agropecuária, puderam compartilhar suas experiências e esclarecer dúvidas sobre exploração e manejo sustentável dos recursos florestais e naturais em áreas rurais.

A palestra, com duração aproximada de 2h30, atendeu a uma demanda da comunidade agrícola e teve como objetivo orientar sobre o uso sustentável das propriedades rurais e dos recursos naturais, além de promover a aproximação com a Polícia Militar Ambiental.

Na ocasião, 45 pessoas, entre alunos, professores, técnicos agrícolas e em agropecuária, participaram do encontro e agora podem aplicar os conhecimentos adquiridos.

Polícia Militar Ambiental: Somos a força da natureza 🍃

Aula Inaugural do Programa Protetor Ambiental Adolescente em Dionísio Cerqueira!Na noite da última sexta-feira, 27, foi ...
30/03/2026

Aula Inaugural do Programa Protetor Ambiental Adolescente em Dionísio Cerqueira!

Na noite da última sexta-feira, 27, foi realizada a aula inaugural do Programa Protetor Ambiental Adolescente, no auditório da EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, em Dionísio Cerqueira.

O programa, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental, tem como objetivo formar adolescentes conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente, atuando como multiplicadores da educação ambiental em suas comunidades.

Durante o encontro, foi apresentado o regulamento do programa, bem como o seu funcionamento ao longo das atividades. Na ocasião, também foi realizada a assinatura do termo de compromisso pelos pais e responsáveis, além do preenchimento da ficha de matrícula dos alunos participantes.

Participaram da reunião as seguintes autoridades e representantes:

Capitão Alcenir Luis Minuscoli, comandante do 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º BPMA;
Sargento Jurema Klanovicz, coordenadora da educação ambiental e monitora da turma;
Roselei Grassi Bender, assessora de direção da EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto;
Mauro Edivan Prado, representante da Coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira;
Rodrigo Dorneles, gerente da Agência Cresol Fronteiras Barracão;
Milena Bartz Falcade, gerente de Negócios PJ.

O evento contou ainda com a presença dos pais, familiares e dos 31 adolescentes matriculados no programa, marcando o início de uma importante jornada de aprendizado e conscientização ambiental.

O projeto Protetor Ambiental conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira, Cresol Fronteiras e Gerência Regional de Educação de Dionísio Cerqueira.

Polícia Militar Ambiental: Somos a força da natureza 🍃

Subtenente Catto ingressa na Reserva Remunerada após 33 anos de efetivo serviço à PMSC.O Subtenente Catto dedicou mais d...
06/01/2026

Subtenente Catto ingressa na Reserva Remunerada após 33 anos de efetivo serviço à PMSC.

O Subtenente Catto dedicou mais de 33 (trinta e três) anos de efetivo serviço à Polícia Militar de Santa Catarina, sendo a maior parte de sua trajetória construída na atuação especializada junto à Polícia Militar Ambiental, área na qual se destacou de maneira exemplar, sólida e reconhecida.

Ao longo de sua carreira, exerceu funções em diversos setores da PMSC; contudo, foi na Polícia Militar Ambiental que encontrou sua verdadeira vocação profissional. Destacou-se sobremaneira na Educação Ambiental, atividade que desempenhou com elevado grau de profissionalismo, disciplina e comprometimento, atuando como instrutor do Grupo de Educação Ambiental. Seu trabalho foi realizado com excelência e sensibilidade pedagógica, contribuindo significativamente para a formação e conscientização de crianças e jovens, sendo seu desempenho reconhecido, até os dias atuais, pelos setores de educação municipal dos municípios abrangidos pela área de atuação do Pelotão de São Miguel do Oeste.

No exercício da função de Comandante de Guarnição Operacional, atuou com notória tecnicidade, competência e responsabilidade, aplicando a legislação ambiental com rigor técnico e equilíbrio, além de exercer de forma ilibada a função de comando, mantendo a disciplina dos subordinados, estimulando a produtividade, a organização e a postura profissional da tropa.

No âmbito administrativo, seu desempenho foi igualmente exemplar, destacando-se pela organização, eficiência e elevado senso de responsabilidade, servindo de referência e inspiração tanto para seus pares quanto para seus subordinados, contribuindo de maneira decisiva para a melhoria contínua dos processos administrativos e da produtividade do setor.

Ao passar para a reserva remunerada na data de 05 de janeiro de 2026, o Subtenente Catto deixa um legado marcante de ensinamentos, profissionalismo, dedicação, lealdade e espírito público, valores que permanecem como exemplo a ser seguido por todo o efetivo da Polícia Militar Ambiental.

Polícia Militar de Santa Catarina: preservar a ordem e proteger a vida!

✨ FORMATURA PROA- ADOLESCENTES 2025✨🎓Na noite de ontem,  27, no auditório do Sicoob, formamos a 29ª turma do Protetor Am...
28/11/2025

✨ FORMATURA PROA- ADOLESCENTES 2025✨🎓

Na noite de ontem, 27, no auditório do Sicoob, formamos a 29ª turma do Protetor Ambiental Adolescentes, celebrando 26 jovens que agora se tornam multiplicadores da educação ambiental em nossa região.

Foram 160 horas/aula de atividades teóricas, práticas, saídas de campo e visitas de estudo, sob a coordenação da 3º Sargento Jurema Klanovicz, que encerra o ano com a sensação de dever cumprido.

Agradecemos às autoridades, familiares, imprensa, convidados e policiais militares que prestigiaram este momento solene da turma atuante no 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º BPMA.

🌿 Agradecimentos Especiais
🤝 Sicoob São Miguel, grande parceiro do Programa Protetor Ambiental 2025.
🏛 Instituições parceiras: Prefeitura Municipal, Exército Brasileiro (14º RCMec), Central Hidrelétrica Salto das Flores, Ministério Público de SC, 11º BPM e 12º BBM.

🌱 Que nossos 26 novos Protetores Ambientais sigam firmes na missão de preservar e defender o meio ambiente. 💚🍃

Polícia Militar de Santa Catarina: preservar a ordem e proteger a vida!

Polícia Militar Ambiental: Somos a força da Natureza!

Endereço

1657 Rua Vinte E Um De Abril
São Miguel Do Oeste, SC
89900-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Polícia Militar Ambiental Fronteira posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar