Município de São Martinho/RS

Município de São Martinho/RS Serviço Público A história de São Martinho começa no ano de 1920, com a chegada de famílias luso-brasileiras que se instalaram no interior do município.

Sabe-se que o local já estava sendo povoado por famílias de caboclos, que se preocupavam apenas com a sobrevivência, desmatando e extraindo a erva-mate nativa. Aos poucos, esses caboclos foram abandonando suas terras ou expulsos de suas propriedades para dar lugar aos novos colonizadores que começavam a chegar a este local. Em meados de 1935, o lugar tornou-se conhecido como Vila Nova da Serra, a

Boa Vista do Buricá. Os primeiros imigrantes que aportaram a esta terra eram, na sua maioria de origem alemã. De 1939 a 1940, grande número de colonos começaram a chegar a estas terras, sendo atraídos pelos aspectos geográficos, terrenos pouco acidentados, solo fértil, terra barata e fácil de trabalhar, com pouco mato, em sua maioria macega, onde na época, ainda viviam grandes bandos de macacos, antas e veados. Sua denominação atual originou-se do padroeiro São Martinho, que foi um célebre bispo da igreja Católica que vive na França. São Martinho é conhecida como a cidade das flores.

Prefeito Jean recebeu em seu gabinete a visita do gerente da agência do Banrisul, Fernando da Luz, e da escrituária Lais...
03/06/2026

Prefeito Jean recebeu em seu gabinete a visita do gerente da agência do Banrisul, Fernando da Luz, e da escrituária Laise Christoff.

Durante o encontro, foram tratados assuntos de interesse do município, além do fortalecimento da parceria entre a instituição financeira e a Administração Municipal.

SÃO MARTINHO CONQUISTA SELO OURO E É DESTAQUE REGIONAL NA COBERTURA VACINALO Governo do Estado, por meio da Secretaria E...
03/06/2026

SÃO MARTINHO CONQUISTA SELO OURO E É DESTAQUE REGIONAL NA COBERTURA VACINAL

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), realizou na terça-feira (02/06) a entrega dos certificados da terceira edição da iniciativa Município Amigo da Vacina, reconhecendo os municípios que atingiram, em 2025, as metas de cobertura vacinal para imunizantes do calendário básico infantil e adolescente, entre eles as vacinas pentavalente, tríplice viral e contra o HPV.

O município de São Martinho conquistou o Selo Ouro, sendo o único município pertencente à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde a receber esta importante certificação.

A premiação é organizada em três categorias: Baby, Dente de Leite e Teens, definidas conforme a faixa etária do público atendido e os tipos de vacinas avaliadas. São Martinho atingiu as metas estabelecidas nas três categorias, demonstrando o comprometimento do município com a saúde preventiva e a imunização da população.

Participaram da cerimônia a Secretária Municipal de Saúde, Marilei Krewer, a Secretária Adjunta, Lenir Foletto Backes, e a técnica de enfermagem da sala de vacinas da UBS, Ilga Maria Henkes.

A secretária municipal de Saúde, Marilei Krewer, destacou que o reconhecimento é resultado do empenho constante das equipes de saúde, que atuam na divulgação das campanhas, na busca ativa das famílias e no incentivo à vacinação.

“A imunização é uma das maiores conquistas da saúde pública, protegendo vidas e prevenindo doenças. Este reconhecimento reforça a importância do trabalho realizado por profissionais comprometidos com a prevenção, o cuidado e a promoção da saúde da nossa população”, salientou.

A Administração Municipal celebra com orgulho esta importante conquista e parabeniza todos os profissionais da saúde envolvidos, especialmente a equipe da sala de vacinas, pelo comprometimento, dedicação e excelente trabalho desenvolvido junto à comunidade.

03/06/2026

Confira o trabalho de melhoria nas estradas do nosso município, realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Obras.

Os serviços seguem sendo executados em diversas localidades.

Nesta publicação, você acompanha o trabalho realizado na localidade de Bom Sossego.

02/06/2026

🧥🧣🧤

Iniciou nesta terça-feira(02/06) a distribuição dos agasalhos arrecadados na Campanha do Agasalho 2026. A entrega está sendo realizada junto ao Centro de Convivência do Idoso.

Os agasalhos disponibilizados à comunidade foram destinados pela Defesa Civil, além das doações realizadas pela população, que mais uma vez demonstrou solidariedade e apoio às famílias que necessitam de auxílio neste período de frio.

A Campanha do Agasalho 2026 foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

CARREATA CELEBRA TÍTULO ESTADUAL DE ANA CLARA KERBERNo último domingo, 31 de maio, foi realizada uma carreata em comemor...
01/06/2026

CARREATA CELEBRA TÍTULO ESTADUAL DE ANA CLARA KERBER

No último domingo, 31 de maio, foi realizada uma carreata em comemoração à conquista do título de 2ª Prenda Mirim do Estado do Rio Grande do Sul pela jovem Ana Clara Kerber.

A homenagem foi organizada pelo CTG Cezimbra Jacques, reunindo familiares, amigos, tradicionalistas e membros da comunidade em um momento de grande orgulho e celebração.

A carreata percorreu as ruas do município, destacando a importante conquista de Ana Clara, que representa com dedicação, talento e amor às tradições gaúchas a cultura do nosso Estado.

5ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete 2026No último domingo, dia 31 de maio, a comunidade de Esquina Thomas ...
01/06/2026

5ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete 2026

No último domingo, dia 31 de maio, a comunidade de Esquina Thomas recebeu mais uma grande rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete 2026. Os jogos foram realizados no Campo do Palmeiras, sob o mando da equipe Pinga Fogo/Palmeiras.
Confira os resultados da rodada:

Categoria Aspirante “B”
• Cruzeiro/Avesam 1 x 3 F.C. 29 de Junho
• Céu Azul 4 x 1 Ponte Preta

Categoria Feminino
• Itália 3 x 0 Portugal

Categoria Principal “A”
• Cruzeiro/Avesam 2 x 4 F.C. 29 de Junho
• Céu Azul 1 x 3 Ponte Preta

A Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Desporto e Turismo parabenizam todas as equipes, atletas, dirigentes e torcedores pela participação e pelo incentivo ao esporte local, contribuindo para o fortalecimento do futebol e da integração entre as comunidades do município.

CULTURA ALEMÃ EM DESTAQUE: SÃO MARTINHO SEDIARÁ GRANDES EVENTOS REGIONAISRecebemos hoje (01/06) a visita da Presidente d...
01/06/2026

CULTURA ALEMÃ EM DESTAQUE: SÃO MARTINHO SEDIARÁ GRANDES EVENTOS REGIONAIS

Recebemos hoje (01/06) a visita da Presidente do Centro Cultural 25 de Julho, Taís Müller, e do Tesoureiro da entidade, Edison Ritter Unser, que estiveram divulgando importantes eventos culturais que irão fortalecer e valorizar ainda mais as tradições alemãs em nosso município.

Entre os destaques apresentados está o 1º Encontro de Corais, realizado em conjunto com o 12º Encontro de Grupos Folclóricos Alemães, que acontecerá no dia 15 de agosto de 2026, no Salão Paroquial de São Martinho. O evento promete reunir música, cultura e integração entre os grupos, celebrando as raízes e costumes da cultura germânica presentes em nossa comunidade.

Também foi divulgado um dos maiores eventos culturais da região: o 28º Encontrão de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs da Regional Planalto Médio Alto Uruguai. Com muito orgulho, o Centro Cultural 25 de Julho será o anfitrião deste importante encontro em nosso município, transformando São Martinho no coração da cultura alemã regional.

O evento acontecerá no dia 22 de maio de 2027, no Salão Paroquial Católico de São Martinho, reunindo mais de 500 dançarinos vindos de mais de 25 cidades da regional. A programação contará com jogos germânicos, jantar típico, apresentações culturais e um grande baile, proporcionando um dia especial de celebração, confraternização e valorização da cultura alemã.

A Administração Municipal parabeniza o Centro Cultural 25 de Julho pelo trabalho realizado na preservação das tradições culturais e deseja sucesso na organização destes importantes eventos que irão engrandecer ainda mais a cultura de nosso município e região.
taismuller

REUNIÃO SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃONo dia 28 de maio na Câmara Municipal reuniram-se o Fórum Municipal de Educaç...
01/06/2026

REUNIÃO SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

No dia 28 de maio na Câmara Municipal reuniram-se o Fórum Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Educação, Comissão Gestora e a Equipe da Secretaria de Educação e Cultura, que desempenharam papel fundamental para análise das ações desenvolvidas e na construção de propostas voltadas ao aprimoramento das políticas educacionais. O trabalho coletivo possibilitou uma reflexão ampla sobre as necessidades da rede de ensino, considerando aspectos pedagógicos, administrativos e estruturais.

Durante o encontro, foi debatido sobre: “Diagnóstico Educacional e Alinhamento as Metas do Plano Municipal de Educação”, onde contemplou temas relacionados à valorização dos profissionais da educação, melhoria da aprendizagem, inclusão, formação continuada, infraestrutura escolar e garantia do acesso e permanência dos estudantes na escola. A participação dos diferentes segmentos fortaleceu o compromisso com uma gestão democrática, transparente e participativa.

A revisão das metas do Plano Municipal de Educação reafirma a importância do planejamento como instrumento de organização e desenvolvimento da educação, garantindo que as ações estejam alinhadas às demandas da comunidade escolar e às legislações vigentes. O envolvimento do Fórum, do Conselho Municipal e da Comissão Gestora, demonstra o compromisso coletivo com a construção de uma educação cada vez mais inclusiva, eficiente e transformadora.

🧥 CAMPANHA DO AGASALHO 2026Informamos que a distribuição dos agasalhos da Campanha do Agasalho 2026 será realizada na te...
01/06/2026

🧥 CAMPANHA DO AGASALHO 2026

Informamos que a distribuição dos agasalhos da Campanha do Agasalho 2026 será realizada na terça e quarta-feira, dias 2 e 3 de junho de 2026.

📍 A distribuição acontecerá junto ao Centro de Convivência do Idoso de São Martinho.

Geração de renda foi o tema do segundo módulo do curso de Desenvolvimento para Mulheres Rurais, realizado na quarta-feir...
29/05/2026

Geração de renda foi o tema do segundo módulo do curso de Desenvolvimento para Mulheres Rurais, realizado na quarta-feira (27/05) e quinta-feira (28/05), no Centro de Treinamento de Agricultores de Bom Progresso (Cetreb).

O município de São Martinho esteve representado por duas mulheres participantes do curso, além da presença da Chefe do Escritório Municipal, Mariane Malgarin, que acompanhou as atividades desenvolvidas durante o encontro.

O tema foi trabalhado por meio de atividades que promovem a autonomia das mulheres rurais, estimulam a reflexão sobre experiências de vida e oportunizam o conhecimento de iniciativas inspiradoras voltadas à geração de renda e ao empreendedorismo.

O chefe da Unidade de Cooperativismo (UCP) da região de Santa Rosa, Marcos Eduardo Sevat, conduziu atividades motivacionais voltadas ao empreendedorismo, apresentando estratégias de comercialização, oportunidades de mercado e valorização da produção da Agricultura Familiar.

As assistentes técnicas regionais Vanessa Gnoatto e Silvana Canova, juntamente com a extensionista social Delires Kirts, coordenaram o módulo, com assessoria do coordenador do Cetreb, Kelvis Rauber.

No último dia do encontro, o grupo realizou uma visita técnica ao município de Derrubadas, conhecendo uma floricultura rural e participando de atividades relacionadas ao turismo rural e agregação de renda. Durante a realização dos módulos, as participantes permanecem alojadas no centro de treinamento, em Bom Progresso.

A Administração Municipal destaca a importância da participação das mulheres de São Martinho em iniciativas que promovem conhecimento, qualificação e novas oportunidades para o fortalecimento da agricultura familiar e da geração de renda no meio rural.

Endereço

Avenida Osvaldo De Souza 124
São Martinho, RS
98690-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:10
Terça-feira 08:00 - 17:10
Quarta-feira 08:00 - 17:45
Quinta-feira 08:00 - 17:10
Sexta-feira 07:00 - 13:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Município de São Martinho/RS posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Município de São Martinho/RS:

Compartilhar