28/05/2026
🌱🍎 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE INICIA DISCUSSÕES SOBRE O PLANO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL JUNTO À CAISAN 🏛️🥗
No dia 25 de maio, a engenheira agrônoma Dayana Portes Ramos Bueno 👩🌾, juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sineval Vernier 🚜, conduziram uma importante reunião com a CAISAN — Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional 🤝.
Estiveram presentes representantes das Secretarias de Saúde 🩺, Educação 📚, Esporte ⚽ e Finanças 💰, fortalecendo o compromisso intersetorial com a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) 🌽🥕🍞.
Durante a reunião, foi apresentada a Lei nº 11.346/2006 📜, que reconhece a alimentação adequada como um direito de todos 👨👩👧👦. A discussão destacou fatores fundamentais como acesso à água 💧, terra 🌱, saneamento 🚰, educação 🎓, sustentabilidade ♻️, respeito aos hábitos alimentares 🍛 e valorização dos agricultores 👨🌾❤️.
Também foram reforçadas importantes conquistas já realizadas no município ✅, como:
📌 Conferência Municipal de SAN
📌 Formação da CAISAN
📌 Adesão ao SISAN, ocorrida em março de 2025
O próximo passo será a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional 📝🌾, fortalecendo ações que envolvem desde a produção até o consumo dos alimentos 🍎➡️🍽️, promovendo saúde preventiva 🩺, qualidade de vida 🌟 e soberania alimentar para toda a população.
Além disso, o plano permitirá ampliar o acesso a editais públicos e recursos 💵 voltados a programas e iniciativas importantes, como:
🚜 Programa Município Agro
🤝 Programa Auxílio Brasil
🥗 Programa Alimenta
As próximas etapas acontecerão em conjunto com todas as secretarias municipais 🏛️, seguindo as propostas debatidas durante a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional 📢.
📣 Em breve, a população também poderá contribuir com sugestões por meio de audiência pública!
💚 Contamos com o apoio de todos nesta nova etapa de construção coletiva, desenvolvimento sustentável e promoção da qualidade de vida!