União de Moradores do Centro Histórico de São Luís

União de Moradores do Centro Histórico de São Luís As políticas públicas da comunidade

04/03/2016

AVISO

Convidamos todas as mulheres da comunidade do Desterro e bairros adjacentes, para participarem da semana da mulher que acontecerá no G.R.E.S Flor do Samba e Convento da Mercês.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA MULHER - DESTERRO

Dia 05 de Março (Dia todo) – Carreta da mulher (02): Exames de mamografia, ginecológico, clínico geral, papanicolau. Palestras sobre violência contra a mulher, aplicação de vacinas.
• CTA (Centro de Testagem Anônima)
• IFMA- Palestra sobre saúde bucal.
• Atividades infantis: Piscina de bolinha, pula-pula, apresentação de grupos teatrais.
• Atendimento as mulheres sobre beleza com representantes da Mary Kay (manhã e tarde).

Dia 08 de Março: Palestras com a Delegada especial da mulher, Kazumi Tanaka (Violência contra a mulher: Lei Maria da Penha) às 15:00 horas - Convento das Mercês. Ouvidoria com a Secretária Estadual das Mulheres. Palestra sobre Alzheimer.
Dia 10 e 11 de Março: Oficina de bombons regionais (Secretaria de Segurança Alimentar: Prefeitura de São Luis). Convento das Mercês.

APOIO: Convento das Mercês, Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Casa do Bairro, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), União dos Moradores do Centro Histórico de São Luis (U.M.C.H.SL), Casa de Referência Santa Micaela, Centro de Testagem Anônima (CTA/Lira), Secretaria de Saúde de São Luís (SEMU), Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor do Samba, Delegacia Especial da Mulher e Bar e Restaurante Porto Seguro.

OBS: LEVAR O CARTÃO DO SUS

02/03/2016

COMUNICADO

A União de Moradores do Centro histórico de São Luis (Desterro, Praia Grande e Portinho) vem através deste, comunicar todos os moradores desta comunidade sobre o projeto Iniciação teatral para crianças e adolescentes do centro histórico, que será coordenado pelo professor Abel Lopes Pereira com o objetivo de estudar e pesquisar o jogo teatral nas práticas educacionais e pedagógicas e os elementos que compõe a sua estrutura, contribuindo com a sensibilização da importância do patrimônio histórico, artístico, paisagístico e arquitetônico desta cidade.
As inscrições poderão ser feitas no período de 01 a 18 de março na Travessa da Lapa, nº 12 Centro, poderão se inscrever crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, será feita uma seleção entre os participantes no dia 19 de março e as aulas terão início no dia 02 de abril no horário 09h às 11h da manhã.
OBS: O local onde ocorrerá a seleção será informado no ato da inscrição.

Atenciosamente,

PRISCILA AROUCHE
Presidente da União de Moradores do Centro Histórico de São Luis

A Associação dos amigos do Bom Menino das Mercês, a Fundação da Memória Republicana Brasileira e a União de Moradores do...
18/12/2015

A Associação dos amigos do Bom Menino das Mercês, a Fundação da Memória Republicana Brasileira e a União de Moradores do Centro Histórico de São Luis, tem a honra de convidar toda a comunidade (você e sua família), para tradicional ´´Missa em ação de Graça`` e ´´Confraternização Natalina`` da escola de Música do Bom Menino das Mercês.

26/11/2015

Aconteceu na noite desta quarta feira 25/11/2015 uma reunião entre o Núcleo gestor da quadra de esportes, a presidenta da união de moradores (Priscila Arouche), representantes da comunidade e os representantes da prefeitura (na pessoa do Fábio Carvalho sub prefeito e Luiz Borralho presidente do impur) para tratarmos de questões relacionadas à algumas políticas públicas em torno do centro histórico. Foram colocadas em pauta questões como iluminação pública, arborização das praças, colocação dos aparelhos de ginástica assim como bolas, traves e redes pertencentes a quadra de esportes, esgotos estourados, segurança para as praças e a formação de um comitê. Na iluminação várias solicitações foram feitas e desde já o sub prefeito se prontificou a resolver todas as situações decorrentes a falta de iluminação pública, a praça da flor do samba assim com a do pescador receberão mudas de árvores que serão colocadas dia 6 de dezembro por moradores da comunidade, a questão dos esgotos estourados, ficou decidido que o sub prefeito junto com a presidenta da união irão fazer uma reunião com a diretora da caema para sanar esse problema, quanto a segurança desses locais segundo o sub prefeito e o presidente do impur o responsável por essa questão é o governo estadual e é órgão que deve ser cobrado, por último será feita a formação de um comitê que vise não só buscar as melhorias das praças e quadra esportiva mas também todas as outras áreas que abrangem o centro histórico de São Luís. Por tanto esperamos que essas parcerias fechadas ali, se concretizem.

24/11/2015

A união e o Núcleo gestor convida todos os moradores do centro histórico (desterro, praia grande e portinho) para participarem de uma reunião com o sub prefeito Fábio Henrique Farias Carvalho para tratarmos de assuntos referentes aos matérias que faltam para quadra esportiva e os aparelhos de ginástica, a reunião acontecerá quarta feira às 19:00 horas na quadra da agremiação flor do samba, desde já agradecemos e esperamos a presença de todos.

20/11/2015

A União de Moradores do Centro Histórico de São Luis, compreendendo as áreas da Praia Grande, Desterro e Portinho, fundada em 3 de julho de 1995, constitui-se em socieddae civil sem fins lucrativos, pessoa jurídica de Direito Privado, na forma do art. 18 do Código Civil Brasileiro, com sede e foro na cidade de São Luis, Estado do Maranhão, possuindo duração indeterminada e atuação na área referida. A União tem como objetivo geral a construção da cidadania dos seus representados, na garantia do direito à moradia, às condições dignas de vida, sem contudo, desrespeitar o patrimônio cultural, artístico, histórico e paisagístico da área respectiva da sua atuação.
Nessa linha de conclusão a União tem como metas promover o desenvolvimento comunitário através da realização de obras e melhoramentos, com recursos próprios ou obtidos por doações ou empréstimos, proporcionar melhor relacionamento entre os habitantes do local, através da integração dos seus moradores, proporcionar aos associados e seus dependentes atividades econômicas , culturais e esportivas, representar a comunidade junto aos órgãos públicos ou privados, no atendimento de suas reinvidicações, promover atividades assistenciais, diretamente ou através de instituições filantrópicas, promover campanhas conscientizando a comunidade e demais cidadãos da importância da preservação do patrimônio histórico, promover a educação, a cultura, a saúde, o lazer, a assistência médico-social, mediante iniciativas isoladas e/ou em conjunto com entidades governamentais e/ou não-governamentais, promover o bem-estar da comunidade do local, manter a articulação com organismos e entidades governamentais ou não, cuja finalidade tenha relação com a defesa e preservação de patrimônio históricos tombados, defender o patrimônio histórico, cultural, turístico, e paisagístico, em áreas tombadas por organismos nacionais e internacionais, de acordo com a Constituição Federal de 1988, mediante Ação Civil Pública, lei nº 7.347/85, e demais legislações que regulem a matéria.

Endereço

São Luís, MA
65010280

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando União de Moradores do Centro Histórico de São Luís posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para União de Moradores do Centro Histórico de São Luís:

Compartilhar