Inaugurada pelo então governador Dr. Osvaldo da Costa Nunes Freire,recebeu o nome de Unidade Escolar "Dr.Geraldo Melo" em homenagem ao médico Dr. Geraldo de Oliveira Melo que prestou grandes serviços na área de saúde à população de São Luís, na formação de inúmeros profissionais,bem como no exercício da medicina. Em 1981,no governo João Castelo,a escola passou a ser chamada de Unidade Integrada d
e 1º Grau "Dr.Geraldo Melo", de acordo com a resolução 246/95 do C.E.E,agregando à sua estrutura organizacional a modalidade de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental,passando a funcionar nos turnos matutino,vespertino e noturno. No ano de 2004 foi transformado em Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Dr.Geraldo Melo. Durante todo o seu funcionamento,a escola passou por algumas manutenções.Houve um momento em que por motivo de uma reforma,teve que funcionar temporariamente no salão Paroquial da Igreja Católica ,no bairro da cohab,Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Atualmente a escola possui uma estrutura física composta por 10 salas de aula,01 laboratório de Informática,01 Biblioteca,01 Auditório,01 sala de vídeo,01 quadra,01 sala de dança,01 Cantina,02 depósitos,01 Arquivo,01 secretaria e 01 Gestão. Em 2017,o C.E Dr.Geraldo Melo,passou por uma Revitalização,no Governo de Flávio Dino,tendo como Secretário de Educação , Felipe Camarão.