06/09/2022
Eu preciso te ALERTAR ⚠️⚠️
⚠️⚠️Setembro Dourado é o mês da conscientização contra o cancer infanto juvenil.⚠️⚠️
O mês de setembro é destinado à conscientização do câncer infantojuvenil. Para isso foi criado o "Setembro Dourado" como um movimento para alertar pais, profissionais da saúde, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer em crianças e adolescentes.
O câncer infantil é aquele que se manifesta do nascimento até os 14 anos de idade. Já a faixa etária do juvenil é considerada a partir dos 15 anos, com variações do limite superior entre estudos e instituições de tratamento, geralmente oscilando entre 19 e 21 anos.
O câncer constitui a primeira causa de morte por doença entre um a 19 anos de idade. Os três tipos de câncer mais comuns entre crianças e jovens são as leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central (SNC) e os linfomas, por ordem de frequência. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimado aproximadamente, 12.500 novos casos de câncer por ano em menores de 19 anos.
“Os sinais do câncer infantojuvenil normalmente são imprecisos e comuns a doenças muito mais frequentes na pediatria. Em uma primeira consulta, nem sempre o pediatra tem dados clínicos para pensar em doença de tamanha gravidade. Por isso, o recomendado é que, caso os sintomas persistam, a criança retorne ao médico, e os pais exijam ultrassom abdominal ou tomografia, para diagnóstico precoce”
Alguns sinais e sintomas dos principais cânceres infantojuvenil.
- Febre persistente
- Dor abdominal
- Palidez
- Cansaço
- Inchaço abdominal
- Olhinho com reflexo nas fotos
- Sangramentos nas gengivas
- Dor óssea nos tornozelos e pernas
- Hematomas
- Emagrecimento
Fique ligado e compartilhe, nunca tive acesso a essas informações, elas podem salvar muitas vidas!
Com AMOR, Marina França.