Câmara Municipal de São Luís

Câmara Municipal de São Luís Câmara dos Vereadores de São Luís Câmara Municipal dos Vereadores de São Luís - A Casa do Povo

[Vereador de São Luís confirma greve de fome na porta da Prefeitura]O líder do DEM na Câmara Municipal de São Luís, vere...
02/10/2017

[Vereador de São Luís confirma greve de fome na porta da Prefeitura]

O líder do DEM na Câmara Municipal de São Luís, vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos Silva (DEM), disse nesta segunda-feira (2), na tribuna da Casa, que a partir desta terça-feira (3), estará desde às 9h em frente ao Palácio La Ravardiere, fazendo “greve de fome”, para cobrar mais ação do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT), nas áreas da educação, saúde, transporte, infraestrutura urbana e demais setores do município.

“Espero que se eu vier a morrer de fome, que ele não me mande uma coroa de flores. A partir desta terça, quero anunciar que estarei na porta da Prefeitura de São Luís porque ainda não tive respostas e o respeito do prefeito Edivaldo”, declarou.
Marquinhos lembrou que na época da campanha tinha a maior facilidade de falar com o prefeito, hoje ele vive se escondendo dos vereadores e do povo.

[Painel eletrônico da Câmara Municipal de São Luís aproximará sociedade do legislativo]Com o objetivo de proporcionar ma...
18/09/2017

[Painel eletrônico da Câmara Municipal de São Luís aproximará sociedade do legislativo]

Com o objetivo de proporcionar mais eficiência e transparência ao processo de registro de presença e votação e aproximar a população dos vereadores, a Câmara Municipal de São Luís passa a contar com painel eletrônico de votação. A partir de agora, os vereadores poderão registrar o seu voto eletronicamente, nas votações nominais, além de fazer o registro de presença. Somado a isso, a funcionalidade do painel permitirá um avanço importante na interação entre sociedade e o legislativo: cada morador poderá ter suas demandas exibidas em tempo real aos vereadores.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), enfatizou que esta é mais uma ferramenta que promove a transparência e a lisura do trabalho realizado pelos vereadores. “Uma adequação necessária, nessa turbulência que o país passa alguém tem que procurar trabalhar, procurar acertar. Então eu me sinto feliz de colocar uma Câmara para que todos possam acompanhar. As sessões dela serão online para o mundo inteiro ver, sem falar que o povo terá a liberdade de se manifestar. Isso é um avanço que nunca teve”, destacou Astro.

Vereadores elogiaram a iniciativa de dar mais transparência e agilidade à atividade legislativa com a implantação de um moderno sistema digital de votação do Plenário Simão Estácio da Silveira. A população poderá entrar no site da Câmara e enviar suas demandas que serão exibidas nas sessões no painel eletrônico ou se manifestar através das equipes de comunicação da Câmara. A tecnologia permitirá também que um cidadão entre ao vivo no painel e faça sua reivindicação.

Na avaliação do vereador Professor Sá Marques (PHS) este é mais um passo importante dado pelo presidente Astro de Ogum no sentido de modernizar a Câmara de São Luís de acordo com os padrões das demais casas legislativas municipais do país. “A população procura vislumbrar o que cada vereador faz, transparência é uma situação basilar de cristalização das nossas atividades diante dessa criminalização da atividade política”, afirmou. “Além desse desenvolvimento tecnológico, também deve-se destacar a melhoria das condições do prédio e a procura da preservação do que é o patrimônio histórico”, acrescentou Marques.

Para o Vereador Marquinhos (DEM), o painel eletrônico é importante porque moderniza a Câmara de São Luís. “Eu fico satisfeito em ter essa Casa bem organizada. O presidente Astro está de parabéns pela implantação desse novo sistema e quem ganha com isso é toda a população”, destacou.

O sistema eletrônico de votação mostra o nome do vereador, o partido, a quantidade de vereadores presentes, assim como os votos e as abstenções. De mais a mais, ainda aproxima a população do legislativo.

“Uma das coisas precípuas do legislativo é se aproximar do cidadão, para que ele possa acompanhar de fato o que seus representantes estão fazendo em prol do município. O painel tem essa função primordial, a transparência de acompanhar de forma direta o trabalho que é feito”, explicou a superintendente de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, Itamargarethe Corrêa Lima.

De acordo com a superintendente, a implantação do painel eletrônico marca uma nova fase na Câmara. “Vamos colocar nossa equipe de reportagem na rua para que o povo possa participar onde por meio do painel eletrônico os vereadores possam saber os anseios dos vereadores lá na rua. O gestor tem que ouvir e saber se o que ele está fazendo agrada a população, pois o cidadão é o verdadeiro patrão dos donos de cargos eletivos”, afirmou.

[NOTA OFICIAL] Esclarecimento sobre suspensão da sessão ordinária na Câmara Municipal de São Luís
12/09/2017

[NOTA OFICIAL] Esclarecimento sobre suspensão da sessão ordinária na Câmara Municipal de São Luís

08/09/2017

São Luís 405 anos

05/07/2017
Vereador denuncia prejuízos aos Arraiais de São João devido ao horário imposto pela Secretaria de SegurançaO líder do PE...
20/06/2017

Vereador denuncia prejuízos aos Arraiais de São João devido ao horário imposto pela Secretaria de Segurança

O líder do PEN, vereador Marcial Lima, denunciou nesta segunda-feira, 19, na tribuna da Câmara Municipal de São Luís que os donos de barracas espalhadas pelos arraiais da cidade estão tendo prejuízo financeiro na venda de seus produtos (comidas típicas e bebidas), por conta do fechamento brusco desses locais de evento, antes mesmo de uma hora da madrugada, quando as brincadeiras juninas devem acontecer livremente até o dia amanhecer, como manda a tradição.“Tem arraial que só começa a ter um grande público por volta das 11 horas da noite e nem bem começa e já é obrigado a fechar por ordem expressa da Polícia Militar, que está ali cumprindo uma ordem de alguém. Entendo que a Secretaria de Segurança Pública precisa participar mais da vida cultural desta cidade”, declarou Marcial Lima.

O vereador destacou que São Luís é uma cidade turística por natureza e que nesse momento os turistas estão deixando de vê a diversidade cultural do Maranhão, por conta de uma ordem que tem punido a tradição folclórica do estado e em especial na capital maranhense.

Existe uma lei municipal que garante as brincadeiras até às 4 horas da madrugada e que não está sendo cumprida, prevalecendo uma ordem da Secretaria de Segurança Pública que pune a cultura popular do Maranhão.

Vereadora passa mal durante a sessão da Câmara de São LuísA vereadora Fátima Araújo (PCdoB) deu o maior susto em quem ac...
19/06/2017

Vereadora passa mal durante a sessão da Câmara de São Luís

A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) deu o maior susto em quem acompanhava a sessão da Câmara Municipal de São Luís nesta segunda-feira (19). A comunista passou mal e pareceu ter ficado inconsciente durante os trabalhos.

Fátima foi rapidamente atendida, mas ela mesma tratou de tranquilizar os presentes. “Foi só uma queda de pressão e uma dor no braço. Mas foi só um susto. Jesus já me curou”, declarou.

A vereadora acredita que passou mal pelo esforço para tirar com rodo água das fortes chuvas deste domingo (18) que alagaram o arraial do bairro João de Deus, que tem o seu apoio.

Com o objetivo de solucionar problemas no Complexo do Sacavém, área onde estão os bairros do Sacavém, Filipinho, Salinas...
11/06/2017

Com o objetivo de solucionar problemas no Complexo do Sacavém, área onde estão os bairros do Sacavém, Filipinho, Salinas do Sacavém, Coheb, Sítio Leal entre outros, a Câmara Municipal de São Luís realizou uma audiência pública para debater assuntos relacionados à segurança, à infraestrutura e ao trânsito na região. O vereador Marcial Lima (PEN) foi o autor do requerimento 307/2017 que solicitou a audiência.

Além de Marcial Lima, a audiência pública contou com a presença de outros vereadores, representantes da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e das associações de moradores da região. A principal ausência foi do secretário municipal de Obras, Antônio Araújo Costa, que não justificou o motivo por ter faltado à audiência.

Em seu discurso inicial, o vereador Marcial Lima destacou a importância em se realizar audiências públicas sobre as problemáticas dos bairros da capital. Ele afirmou que a recorrente reclamação dos moradores com relação às condições de infraestrutura daquela região aliada à falta de segurança são algumas das principais dificuldades diárias. Por esse motivo, o momento é de unir a Câmara aos anseios das comunidades.

“Temos que nos unir em torno das comunidades de São Luís. Aqui temos muitos vereadores que são comunitários. A Câmara Municipal está aberta para as discussões. Temos debatido muitos assuntos bons. Importante é que a gente melhore a nossa cidade. A avenida dos Africanos precisa melhorar, os bairros do entorno precisam melhorar”, disse o vereador.
Durante o debate na Câmara Municipal, foram definidas algumas ações para reduzir a violência e insegurança nos bairros que formam o Complexo do Sacavém. A SMTT também se comprometeu a avaliar as condições do trânsito da região, como a questão das sinalizações verticais e horizontais. Já a Defensoria Pública garantiu levar para as comunidades dois projetos sociais: o “Ônibus-Escritório” e o “Defensores do Saneamento”.

A Câmara Municipal de São Luís  realizou uma Audiência Pública para discutir a revitalização do Parque Bom Menino. A pro...
11/06/2017

A Câmara Municipal de São Luís realizou uma Audiência Pública para discutir a revitalização do Parque Bom Menino. A proposição foi de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT).

Várias entidades de usuários do parque estiveram presentes, como o CORPAS IDEAL e Grupo de Dança Afro Malungos GDAM, além de representantes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, de Segurança com Cidadania, de Desportos e Lazer, de Meio ambiente e do Comitê de Limpeza Urbana e da Polícia Militar do Maranhão.

“Foi muito produtiva e cumpriu seu objetivo: apontar os principais problemas e dar encaminhamento a essas demandas (iluminação, limpeza e segurança). Com ampla participação popular e do poder público, ficou definido que o serviço de iluminação será concluído em 45 dias, a limpeza será realizada periodicamente e o policiamento será intensificado em horários e dias de maior movimento”, disse Raimundo Penha.

O secretário Rommeo Amin avaliou como bastante positiva a audiência Pública e se mostrou satisfeito com o novo momento da Seldel.

“Mostrei aos vereadores todos os nossos avanços em um mês de trabalho. Pude perceber que estamos no caminho certo. Reafirmo meu compromisso com a população de São Luís de que continuaremos trabalhando para conseguir ainda mais melhorias”, destacou Rommeo Amim.

Informativo Câmara Municipal de São Luís
11/06/2017

Informativo Câmara Municipal de São Luís

Informativo da Câmara Municipal de São Luís
06/06/2017

Informativo da Câmara Municipal de São Luís

Informativo Câmara Municipal
05/06/2017

Informativo Câmara Municipal

Endereço

Rua Da Estrela, N° 257/Praia Grande/Centro
São Luís, MA
65010-200

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Câmara Municipal de São Luís posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar