22/12/2017
Olhem só esta preciosidade! O show da volta de Caetano Veloso e Gilberto Gil ao Brasil, em 1972.
Há exatamente 49 anos, Caetano Veloso e Gilberto Gil eram presos em suas casas em São Paulo e depois transferidos para o Rio. Após dois meses de reclusão, eles foram para uma espécie de prisão domiciliar em Salvador e tiveram que se exilar em Londres.
Esta foto fantástica é do show que ocorreu no Municipal, em março de 1972, o primeiro espetáculo com os dois juntos desde a volta para o Brasil. Reparem que, ao fundo, está o fabuloso guitarrista Lanny Gordin.
Era gente para todo lado. Ingressos esgotados antecipadamente, muitas pessoas na parte de fora, a tropa de choque na porta, uma grande comoção para dois dos maiores ídolos da nossa música.
O encerramento daquele dia ficou por conta da novidade vinda da Bahia, o samba de roda "Cada macaco no seu galho", de Riachão, uma homenagem singela aos militares, que foi lançada em compacto naquele mesmo ano ao lado de "Chicletes com Banana", de Gordurinha e Almira Castilho.
Crédito. Foto sem assinatura. Coleção MIS.