23/03/2026
Os arquitetos e urbanistas maranhenses Larissa Catossi e Guilherme Abreu colocam o Maranhão em evidência no cenário nacional ao assinarem o Pavilhão do estado na 1ª Bienal de Arquitetura Brasileira. O evento acontece entre os dias 25 de março e 30 de abril, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, localizado no Parque Ibirapuera, reunindo profissionais de destaque de todo o país em uma grande mostra de arquitetura, cultura e inovação.
Os profissionais maranhenses estão entre os vencedores da Concorrência BAB, que selecionou propostas de todo o Brasil para compor os pavilhões da bienal. O projeto maranhense se destacou por traduzir, de forma sensível e contemporânea, elementos do bioma Cerrado e da identidade cultural do estado.
“Buscamos traduzir um pouco da essência do nosso estado: nossos materiais, nossas cores, nossas crenças e nossa cultura”, destaca Larissa Catossi, ao comentar a concepção do espaço.
O pavilhão aposta em uma linguagem que valoriza materiais, texturas e referências simbólicas do Maranhão, além de incorporar exclusivamente obras de artistas maranhenses. A proposta reforça o orgulho e o pertencimento cultural, convidando o público a uma imersão na identidade local.
Outro destaque é o arquiteto e urbanista Guilherme Abreu, que, além de integrar o projeto do pavilhão, foi vencedor do 1º lugar do Prêmio TCC do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão em 2025, reconhecimento que evidencia a qualidade e o potencial da nova geração de profissionais formados no estado. A obra já está em fase de execução no espaço expositivo, consolidando uma conquista significativa para os arquitetos e para a arquitetura maranhense.